Skip to main content

Em primeiro lugar, saiba que quando falamos em indústria 4.0 e transformação digital na indústria, ambos os fatores já estão próximos de se tornar realidade.

Este cenário está atrelado de forma direta a avanços na área da tecnologia e também no campo da automatização de processos. No caso da indústria, cada um desses fatores é aplicado nos processos de manufatura.

Por isso, implantar soluções como outsourcing em ti no seu empreendimento é uma maneira de deixar o seu empreendimento alinhado às tecnologias que vem transformando o mercado em um ambiente mais ágil, organizado e automatizado. 

De antemão, contar com uma parceria como a da CTC, que é referência no mercado tecnológico há quase 3 décadas, é o primeiro passo para transformar o seu negócio. 

Isso porque todas as soluções da CTC estão alinhadas às novas regulamentações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Por fim, se você deseja se aprofundar no tema indústria 4.0, saiba: você está no artigo certo. Boa leitura.

Afinal, o que é a indústria 4.0?

O conceito de indústria 4.0 está atrelado a uma definição de fábricas inteligentes. Ou seja, esses ambientes terão a capacidade e também autonomia para realizar as próprias manutenções.

Além disso, é possível dizer que a inteligência artificial destes ambientes também serão capazes de prever falhas em processos. Por consequência, diminuir retrabalho e também custos operacionais.

Em resumo: a indústria 4.0 é um conceito de inteligência artificial capaz de se adaptar aos diversos cenários e mudanças que eventualmente não são planejadas em uma produção. 

Para que isso aconteça, o mercado precisa estar pronto para abraçar essa nova realidade. Por isso, se você deseja contar com uma infraestrutura de rede moderna, saiba como a CTC pode ajudar o seu negócio.

Saiba que a indústria 4.0 é a revolução que transforma a maneira que empresas fabricam, adequam e entregam os seus produtos. 

Isso pelo fato de que é por meio desse conceito que as tecnologias, diretamente integradas à fábrica e também ao planejamento estratégico de um empreendimento, tornam possível alcançar a excelência em processos.

Sobretudo, a indústria 4.0 utiliza de coleta de dados para otimização de processos. Ou seja: a consequência passa pelo aumento de produtividade de trabalho e, conforme supracitado, menor índice de erro humano.

Por que a indústria 4.0 é conhecida como a 4ª revolução industrial

Em primeiro lugar, vale dizer que a indústria 4.0 foi “batizada” como a 4ª evolução industrial em razão da elevação a nível tecnológico dos processos adotados em fábrica. 

Ou seja, enquanto no século 17 a máquina a vapor modificou conceitos e trouxe uma nova maneira de se ver processos manufaturados, em tempos atuais será a vez de robôs estarem integrados ao espaço físico das corporações.

Isso significa que a indústria 4.0 pode ser considerada a quarta revolução industrial em razão da substituição de metodologias anteriores.

Sobretudo, este novo cenário mudará e impactará o mundo industrial e, por consequência, o modo como ele é visto.

O mercado de trabalho, por exemplo, será afetado em razão das novas capacitações exigidas em detrimento do surgimento dessas novas tecnologias.

Embora o mundo já esteja integrado a novos processos, que mudaram inclusive a forma como nos relacionamos, a indústria 4.0 propõe uma alteração digital acima de uma já pré-existente. 

Isso quer dizer que a revolução está atrelada a um processo já automatizado e eficiente. A consequência disso, você acompanha a seguir com a CTC.

Por fim, conforme mencionado, é importante que as indústrias estejam preparadas para este novo cenário. Por isso, saber o que é governança de TI e qual a sua importância é fundamental para adotar novos processos.

Importância do 4.0 no setor industrial

Para entender a importância da indústria 4.0 no setor industrial, primeiro é necessário dizer que as diretrizes deste novo modelo devem estar alinhadas com a LGPD.

Se você ainda não sabe o que a nova Lei Geral de Proteção de Dados trata e regulamenta, a CTC recomenda a leitura do artigo LGPD: entenda em cinco passos.

Isso pela questão de que não basta estar a par da importância das novas metodologias se elas não forem aplicadas de acordo com a lei. Por isso, fique atento.

De volta ao tópico, saiba que a importância da indústria 4.0 passa também pela criação de novas profissões e especializações. 

Além disso, esse novo cenário abre portas para novos modelos de negócios. Ou seja, mais oportunidade para que pessoas se insiram no mercado de trabalho.

Outra vantagem está ligada a processos totalmente automatizados. Isso quer dizer que, com um processo digital, as falhas tendem a ser reduzidas e, por consequência, custos desnecessários serão inexistentes. 

indústria 4.0

A agenda brasileira para implementação da indústria 4.0

Alguns ainda pensam na indústria 4.0 como um futuro distante. No entanto, saiba que esta premissa está errada. 

Nesse sentido, a discussão sobre a implementação do modelo no Brasil ainda envolve alguns desafios. Entre eles, é possível citar o investimento em equipamentos que sejam apropriados para o uso dessas tecnologias. 

Acompanhe com a CTC o que é preciso para inserir o modelo de indústria 4.0 no seu negócio e sair à frente da concorrência.

Sensibilização

Com a iminente chegada da indústria 4.0 no Brasil, algumas questões éticas foram discutidas e marcos regulatórios foram criados, como a Lei Geral de Proteção de Dados. 

Isso quer dizer que proteger a privacidade e não violar dados de clientes é algo que deve ser avaliado e combatido neste ínterim. 

Por exemplo, se a sua empresa recolhe qualquer tipo de dado de um cliente, este dado deve ser protegido e mantido em sigilo. 

Por isso, é importante contar com uma aliada como a CTC, especialista no assunto e referência em gestão de serviços em órgãos públicos.

Avaliação e oportunidades

Para implementar o conceito de indústria 4.0 em uma corporação, é preciso identificar as áreas que possam ter algum tipo de falha e concentrar esforços para criar soluções.

Com isso, abre-se porta para oportunidades seguintes. Ou seja, a partir de uma solução o empreendedor deve compreender que produtos digitais poupam gastos e otimizam o trabalho.

Fábricas para o futuro da indústria 4.0

Sobretudo, o ambiente da fábrica neste cenário perpassa, como já citado, por uma “fábrica inteligente”. Ou seja, um ambiente totalmente integrado ao digital, capaz de prever falhas e tendências de otimização de processos.

Por isso é necessário deixar o ambiente preparado para receber essa nova tecnologia. Afinal, a indústria 4.0 passa pela otimização de processos que já são digitalizados.

Convergência tecnológica entre startups e indústrias

Não é possível falar em convergência tecnológica e indústria 4.0 sem considerar que o universo das startups tem muito a acrescentar nesse âmbito.

Isso porque elas trazem soluções digitais que otimizam processos, facilitam procedimentos e reduzem tempo e custos. Confira a seguir como funciona esse contexto.

Financiamento da indústria 4.0

Este é um dos maiores desafios quando se fala em indústria 4.0.Assim, uma das maiores dificuldades em tornar o processo de uma indústria automatizada e inteligente perpassa pelo investimento de empreendedores.

Sobretudo, sem que exista o entendimento que investir em soluções inovadoras é fundamental para o futuro digital de indústrias no Brasil, muitas terão que correr contra o tempo quando a concorrência estiver à frente nos negócios.

Por isso, entenda que uma gestão de dados eficiente e digital é capaz de transformar estes mesmos dados em insights. 

Ou seja, a partir da interpretação e coleta de dados, a CTC garante que o investimento em soluções tecnológicas sejam valiosas em todos os cenários.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho será mais um a ser impactado diretamente pelo conceito de indústria 4.0. 

Sendo assim, com a nova tendência, novas oportunidades e cargos tendem a ser criados. Por isso, engana-se quem pensa que a indústria 4.0 pode eliminar a mão de obra humana. 

Além disso, também é possível prever que surjam outros modelos de negócios. Ou seja, mais demanda de mão de obra em detrimento dos avanços tecnológicos supracitados.

Comércio globalizado

Com todos os setores de uma indústria integrados, o natural é que todo o comércio ao redor do mundo se comunique.

Então, é possível concluir que todo esse comércio esteja alinhado quando fala-se em tendências de mercado e também procedimentos padronizados que são capazes de prever algum erro eventual.

Indústria 4.0: realidade e potencialidades no Brasil de hoje

Em primeiro lugar, quando se fala em indústria 4.0 e seu potencial de mercado, é preciso dizer que o uso da tecnologia já é algo presente na maioria dos ambientes comerciais.

No entanto, o conceito debatido neste artigo passa pela otimização do uso desta tecnologia usando outros tipos de tecnologias que são mais modernas e, portanto, otimizadas. 

Empresas nacionais

Antes de mais nada, vale pontuar que o uso da tecnologia é uma realidade presente nas empresas nacionais. No entanto, o emprego destas tecnologias ainda são desiguais quando o cenário passa pelo tipo e porte da firma.

Por isso, é importante investir em parcerias inteligentes como a oferecida pela CTC. Isso porque, se os métodos empregados pela equipe de TI não forem eficientes, logo os resultados também não terão o efeito esperado.

Uma dica da CTC para o melhor uso das tecnologias no ambiente corporativo perpassa pelas melhores soluções em Service Desk

Ou seja, a utilização de armazenamento em nuvem, automatização de processos e outros fatores importantes devem ser implantados com excelência no ambiente corporativo para que o seu fim seja positivo.

Por fim, acompanhe a seguir como caminham os números da indústria 4.0 no Brasil.

Números da indústria 4.0 no mercado brasileiro atual

De antemão, se o cenário de cinco anos atrás for levado em conta, é necessário dizer que menos da metade do comércio fazia uso de algum tipo de tecnologia digital. 

No entanto, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2021, 69%  do mercado fazia uso de algum tipo de tecnologia ligada ao conceito e procedimentos que dizem respeito à indústria 4.0.

Entre essas tecnologias, pode-se citar de antemão a prototipagem rápida, impressão 3D, uso de Inteligência Artificial para simular soluções nas fábricas, dentre outros. 

Por isso, acompanhe os fundamentos que estão transformando o mercado da indústria no Brasil nos tópicos que seguem.

indústria 4.0

Princípios fundamentais da 4ª revolução industrial no mercado

À princípio, para pôr em prática todos os cenários que foram citados ao longo deste artigo, é preciso entender os princípios que regem a indústria 4.0. Assim, acompanhe com a CTC.

Acompanhar a produção em tempo real

Esse cenário é fundamental quando pensamos em uma indústria inteligente. Isso pelo fato de que o empreendedor, com dados em mãos, pode fazer um melhor uso de sua gestão.

Ademais, sob esta premissa, pode-se concluir que um processo de gestão que seja eficaz é aquele em que o gestor acompanhe o processo de sua equipe em tempo real. O que torna possível realizar ajustes e tomadas de decisões em imediato.

Planejamento em módulos

Sobretudo, este cenário permite que a indústria possa se planejar de acordo com a demanda que lhe é atribuída. Ou seja: não produzir em excesso.

Isso se encaixa no contexto de indústria 4.0 uma vez que a inteligência artificial é capaz de prever quando um ou outro produto será mais procurado pelo consumidor, que também terá o seu comportamento analisado.

Descentralização

Neste quesito, com uso de tecnologias associadas a indústria 4.0, o gestor é capaz de criar normas específicas para acompanhar o sistema de gestão.

Isso quer dizer que, além de receber instruções específicas das máquinas, o empreendedor terá a real noção dos custos, capacidade e momentos ociosos de sua equipe. Por consequência, o gestor terá melhor otimização do tempo de trabalho.

Pilares importantes

Sobretudo, a esta altura você já entendeu que a quarta revolução industrial passa por diversas inovações em tecnologias no ambiente de uma fábrica. 

Ademais, você também percebeu que isso gera aumento de produtividade de trabalho, maior redução de custos e processos mais assertivos. 

Tudo isso é consequência dos principais pilares da transformação digital associada à indústria 4.0. Podemos citar, entre os pilares mais importantes, a Internet das Coisas (IOT).

Esse primeiro pilar já é uma realidade no cenário da maioria das fábricas do Brasil. O seu objetivo perpassa, principalmente, por conectar procedimentos pelo uso da internet. 

Por consequência, outro pilar fundamental da nova revolução digital é a computação em nuvem. Trataremos este tema adiante.

Por fim, se você quiser fazer um comparativo entre as revoluções, saiba que a CTC possui um artigo disponível para que você conheça melhor as tendências da terceira onda de transformação digital.

Benefícios da transformação digital da indústria 4.0

Em primeiro lugar, você já deve ter percebido os benefícios operacionais que dizem respeito ao tema indústria 4.0. No entanto, entenda que as melhorias não passam apenas pelos processos dentro de uma indústria.

Com isso, a quarta revolução industrial abre porta para uma série de mudanças que abrem portas para novas oportunidades de emprego e outros tipos de comércio. Acompanhe.

Eficiência e agilidade em processos mais seguros

Segurança é um conceito que deve estar lado a lado com processos digitais. Nesse ínterim, buscar processos que otimizem a proteção de dados é fundamental para que o empreendedor esteja alinhado aos requisitos estabelecidos em lei.

No entanto, para que isso aconteça de forma efetiva é necessário que um gestor não fique preso em burocracias que envolvem o tema.

Por isso, a parceria com a CTC é a melhor opção para que o seu negócio deslanche de vez. Isso porque o nosso time de especialistas pode absorver todo esse trabalho para você, e tudo isso alinhado às normas estabelecidas.

Afinal, de que adianta garantir processos seguros se a sua empresa não conta com uma parceira que esteja no sustentáculo deste processo para que você foque no que de fato interessa?

Por fim, com uma parceria como esta firmada, você pode se concentrar na jornada de compra e quais são suas etapas para que seu negócio continue deslanchando.

Otimização de recursos e redução de gastos

Em resumo: quando o empreendedor pensa em investir em soluções tecnológicas, ele logo pensa que isso se trata de gastos altíssimos. Dessa forma, entenda que essa premissa está errada.

Isso porque, se o pensamento estiver voltado para o longo prazo, é possível entender que a implementação de recursos associados à indústria 4.0 traz somente benefícios e redução de gastos associados a erro humano.

7 coisas essenciais para o funcionamento correto da indústria 4.0

Antes de mais nada, já permeamos e citamos algumas das soluções da indústria 4.0 para o funcionamento de uma fábrica inteligente. 

No entanto, existem outros fatores essenciais para que este conceito se aplique de forma correta. Por isso, saiba que a CTC é a parceira ideal para implementar cada um destes modelos no seu negócio. Acompanhe.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas é um conceito que diz respeito à conexão digital entre objetos utilizados no dia a dia com a internet.

Em resumo, este conceito se aplica dentro da quarta revolução industrial em razão de permitir que objetos sejam capazes de transmitir e reunir dados.

Big data

Em relação ao Big Data, entenda que essa é a principal ferramenta usada na elaboração de modelos preditivos, que é uma metodologia utilizada para prever o comportamento e também as tendências de um cliente.

Por isso, saiba que a sua definição perpassa pela chegada de volumes e dados de forma crescente e cada vez mais rápida ao empreendedor.

Se ainda não ficou claro, imagine o Big Data aplicado em uma instituição financeira. Assim, ele dará linha crédito para o consumidor com base nos dados de consumo, perfil e pagamento do cliente.

Uso da inteligência artificial

Sobretudo, esse é o cenário que mais permeia o imaginário das pessoas quando se fala em uma nova era digital. Por isso, saiba, ela já é realidade em algumas fábricas.

De antemão, entenda que o uso da inteligência artificial permite uma série de cenários incríveis para o empreendedor. Dentre eles estão: previsão de comportamento, análise de processos, previsão de erros, dentre outros.

Computação em sistemas de nuvem

Primeiramente, saiba que a computação em nuvem é o braço direito do empreendedor que precisa ter acesso a todo e qualquer tipo de documento em qualquer lugar.

A vantagem desta tecnologia passa principalmente por um ambiente seguro. Isso porque acessar os arquivos se torna possível apenas quando o usuário central permite o acesso.

Cobots na indústria 4.0: colaboração digital

Ao ler o subtítulo, você deve ter feito a associação ao uso de robôs no cenário da indústria 4.0. E você está correto.

Quando fala-se em cobots na quarta revolução industrial, deve-se associar a uma evolução dos robôs tradicionais.

Ou seja: eles se tornam colaborativos. Isso garante que esta IA seja capaz de garantir segurança e evitar algum acidente com um ser humano. 

Digital Twin: rastreamento de falhas

Sobretudo, para entender o Digital Twin, é preciso fazer uma associação entre este conceito e o da Internet das Coisas (IoT). 

Isso porque seu funcionamento é aplicado junto à coleta de dados com IoT e apresentado em forma digital através de uma visualização em realidade aumentada ou alternativa.

CBS (Sistemas ciberfísicos na indústria 4.0)

Primeiramente, entenda que esses sistemas também promovem a integração de dispositivos. Ou seja, integram computadores, redes e processos físicos quando adotados.

Por consequência, as empresas são capazes de apresentar ao cliente uma realidade digital do mundo físico. Incrível, não é?

Aprendeu sobre a indústria 4.0? Veja como a CTC pode te auxiliar a ser referência nesta transformação

Agora que você sabe o que é e qual a importância da indústria 4.0 para a sua empresa, você precisa conhecer a CTC. Isso porque oferecemos soluções completas para otimizar e promover a segurança dos seus processos e operações.  

Em quase três décadas de existência, já auxiliamos diversas instituições a tornarem seu ambiente mais tecnológico, eficiente e organizado.

Por isso, não perca tempo e procure as melhores soluções em tecnologias com um parceiro que é referência no mercado. Entre em contato com nossa equipe! E para outros conteúdos sobre tecnologia e segurança, continue lendo outros artigos do Blog da CTC.