Skip to main content

O tema análises preditivas necessita de entendimento sobre o conceito de análise de dados. Isso se justifica em razão do tema permear uma ferramenta capaz de interpretar informações e identificar tendências.

Por isso, implantar soluções como outsourcing em ti no seu empreendimento é um meio para garantir análises de mercado eficientes e que coloquem sua empresa à frente da concorrência.

Além disso, este tipo de medida permite visar um futuro seguro, automatizado, eficaz e que esteja de acordo com as regras vigentes.

Ademais, ter a tecnologia como aliada no mundo empresarial é essencial para o empreendimento passar uma imagem moderna e chamativa. 

Por fim, se você quer se aprofundar mais sobre o tema análises preditivas, saiba: você está no artigo certo. Isso porque a CTC é especialista em implementações digitais e todos os assuntos que se baseiam no mundo da tecnologia. Boa leitura.

Análise preditiva: o que é?

Primeiramente, é importante ter em mente que esse não é um conceito passageiro. Isso pelo fato de que análises preditivas são responsáveis por auxiliar as estratégias mais adequadas em uma corporação.

Ademais, o uso deste tipo de ferramenta não é atual, ao contrário do que se pensa. Isso porque sua utilização remonta aos anos de 1980

No entanto, a diferença daqueles anos para os atuais é que se tornou possível usar ferramentas mais efetivas e um poder tecnológico ainda maior por conta dos avanços tecnológicos.

Por isso, entenda que análises preditivas são as responsáveis para prever cenários em um contexto empresarial. 

Por consequência desse importante fator, gestores podem se preparar para alguma adversidade ou ganhar tempo para se adequar às necessidades do seu cliente.

A particularidade das análises preditivas se baseia na capacidade de identificar padrões de comportamento que levam para a identificação de tendências no mercado. Além disso, torna-se possível averiuar novos hábitos e outros fatores relevantes.

Qual a importância das análises preditivas nos negócios?

Justamente pelo fato de interpretar dados e identificar padrões de comportamento do mercado que as análises preditivas são fundamentais para o seu negócio. 

Por isso, é sempre importante contar com uma boa infraestrutura de rede para que seu uso seja efetivo e atenda às necessidades de um negócio. Nesse cenário, a CTC pode ser a parceira que você procura para fazer o seu negócio deslanchar de vez.

Sobretudo, para que um negócio não fique parado no tempo e, por consequência, defasado, é necessário realizar uma análise constante do mercado. Portanto, entender o conceito de jornada de compra e quais são suas etapas é fundamental para o seu negócio.

Por fim, a grande importância das análises preditivas se relaciona ao modo como o empresário interpreta e interage com os dados que foram coletados. 

análises preditivas

Como fazer análises preditivas?

Primeiramente, utilizar ferramentas modernas como Software APM pode auxiliar o processo de análises preditivas dentro de uma corporação. 

Ademais, contar com parcerias que entendam a importância e a aplicação desse conceito é o primeiro passo para tornar possível uma nova jornada rumo ao sucesso de uma corporação. A CTC pode ser a sua aliada nesta nova empreitada.

Dando sequência ao tema, existem diversas abordagens que tornam possível realizar análises preditivas. No entanto, a primeira etapa consiste na elaboração de um modelo preditivo. 

Esse modelo será responsável pelo mapeamento de atividades e comportamento do mercado. Principalmente, se ele usa funções matemáticas que se aplicam sobre dados, o que permite prever um possível contratempo futuro.

Em termos leigos, um modelo de análises preditivas é utilizado para, por exemplo, saber qual a possibilidade de um lançamento de produto ser efetivo no mercado.

Por fim, para se aprofundar mais sobre como realizar este tipo de análise, acompanhe.

Determinação de objetivos

Para que as análises preditivas sejam efetivas, é necessário entender sobre qual problema ela se aplicará.

Ou seja, é preciso que o empreendedor faça uma série de perguntas. A primeira delas é compreender qual é o comportamento de um consumidor e como a análise preditiva pode ser aplicada nesse cenário. 

Outro ponto a se considerar é se utilizam as análises preditivas para reduzir a saída de clientes, atingir um novo público alvo ou prever novas tendências.

São por essas razões que o empreendedor deve pensar no objetivo de implementar esse tipo de análise no seu empreendimento. Compreender o seu objetivo facilitará o mapeamento e a resolução de suas necessidades.

Definição de metas de análise

Dado o primeiro passo, é necessário partir para definição de metas de análises. Ou seja, se a questão passa pelo comportamento do consumidor. Assim, será necessária a criação de um modelo de análise preditiva que interprete esse fator.

Coleta de informações

Agora que se delineou objetivos e metas, é nessa etapa que o gestor deve ir em direção de respostas para as suas perguntas.

Portanto, o conceito que averigua essa etapa necessita de um maior cuidado e atenção. Isso porque é aqui que a qualidade das análises preditivas são postas à prova.

Por isso, é importante contar com uma parceria, como a oferecida pela CTC, que saiba utilizar as melhores ferramentas para a coleta de dados de forma adequada e precisa.

Preparação de dados

Antes de mais nada, é imprescindível que os dados sejam preparados para que estejam em um formato correto. 

Isso pelo fato de que a ferramenta que o cliente utilizará para fazer análises preditivas precisa estar em uma extensão específica para fazer a análise.

Portanto, é aqui que o empreendedor deve se ver livre de informações desnecessárias e deixá-las de lado. 

Análise de dados

Nesse cenário, você está com os dados devidamente estruturados. Assim, processos de análise podem se iniciar.

Por isso, de antemão, é importante que se tenha conhecimento de perspectivas estatísticas para fazer a avaliação dos dados e compreender as suas informações.

Modelagem

Em sequência, é hora de partir para o processo de modelagem. Ou seja: é o momento em que você fará os testes necessários referentes aos dados que foram objetivos por meio das análises preditivas.

A importância de criar um modelo nesse cenário é que ele será utilizado em padrão. Ou seja, por meio de técnicas estatísticas e matemáticas, é possível gerar novos dados a partir de uma nova ação de venda criada. 

Isso permite, todavia, ao empreendedor uma nova maneira de visualizar possibilidades de vendas e futuras tendências de comportamento.

Monitoramento

Por fim, após a criação do modelo preditivo, é importante que o gestor acompanhe de perto a sua eficiência. 

Principalmente, ao pensar em uma nova etapa, o monitoramento deve ser constante. Isso ajudará na avaliação das análises preditivas previamente geradas.

Por fim, se tudo ocorreu da forma esperada, esse é o momento de manter os olhos abertos para novas possibilidades futuras.

Relação com Big Data e Business Intelligence

Em relação ao Big Data, entenda que essa é a principal ferramenta usada na elaboração de modelos preditivos.

Por isso, saiba que a sua definição perpassa pela chegada de volumes e dados de forma crescente e cada vez mais rápida ao empreendedor.

Se ainda não ficou claro, imagine o Big Data aplicado em uma instituição financeira. Assim, ele dará linha crédito para o consumidor com base nos dados de consumo, perfil e pagamento do cliente.

Agora, ao tratar de Business Intelligence e sua ligação com análises preditivas, é necessário pensar que o conceito desse modelo passa por análises empresariais. 

Sendo assim, tenha em mente que visualizar comportamentos é fundamental para a empresa que tem suas decisões alinhadas aos dados de análises preditivas. 

Técnicas de análise preditiva

Para entender técnicas que digam respeito a análises preditivas, é preciso compreender que suas estratégias são estatísticas. 

Ou seja, conforme supracitado, a análise preditiva é responsável por prever comportamento de mercado e outras variáveis já citadas ao longo do artigo. Por isso, acompanhe alguns dos principais mecanismos usados para otimizar um cenário preditivo.

A primeira delas se trata das redes neurais artificiais, que são capazes de simular o funcionamento do cérebro humano. 

Ademais, outra técnica ligada a análises preditivas é a Data mining. Posto isso, essa é uma técnica computacional que visa averiguar blocos de informações para melhor entendimento de padrões e tendências de mercado.

Vantagens dos modelos preditivos  

As vantagens de modelos preditivos estão diretamente relacionadas ao sucesso de se tomar uma decisão em uma corporação. Por essa razão, análises preditivas andam lado a lado do que há de mais moderno em Service Desk.

Por isso, além de ter em mãos análises preditivas, outro meio para otimizar sua interpretação e tornar o ambiente empresarial mais assertivo. Assim, é necessário contar com aparatos tecnológicos de ponta.

Melhoria na gestão de clientes

Primeiramente, você se lembra que análises preditivas são aquelas responsáveis por interpretar o comportamento de clientes?

Então, se um algoritmo é capaz de apontar comportamentos, logo ele também torna viável antecipar as necessidades dos clientes de uma corporação.

Por consequência, se a aplicação dos dados for efetiva, é possível treinar sua equipe e adquirir produtos que sejam a cara do seu negócio. 

Sobretudo, isso pode gerar o fortalecimento da sua marca, bem como melhorar a relação com a sua clientela. 

Redução de prejuízos

De antemão, com objetivos previamente traçados e conhecimento sobre o seu público alvo, é possível investir somente em produtos que se buscam. 

Por consequência, o empreendedor que opta por realizar análises preditivas também ganha um bônus que passa pela redução de prejuízos com produtos estocados. 

Identificação de atividades lesivas ou fraudulentas

Com as tendências comportamentais de clientes e funcionários alinhadas por meio de análises preditivas, torna-se possível identificar ações fraudulentas de forma mais ágil.

Lembrando que a LGPD aplica com severidade multas e outras penalidades para empresas que não respeitam suas diretrizes. 

Por isso, se você não tem ciência desta lei, a CTC recomenda a leitura do artigo LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais): entenda em 5 passos.

Por fim, evitar esse tipo de cenário é fundamental para o empreendedor que não quer criar problemas com a justiça. 

Criação de estratégias

Essa é outra vantagem de contar com um bom sistema de dados preditivos em uma corporação. Estamos falando da criação de estratégias baseadas em dados de comportamento do consumidor e público alvo.

Por isso, podemos concluir que uma análise preditiva pode ser o braço direito da sua equipe de marketing. 

Isso porque, ao criar campanhas que estejam alinhadas com dados, as chances de sucesso são ainda maiores. 

análises preditivas

Análises preditivas é com as soluções da CTC!

Agora que você sabe mais sobre análises preditivas, ressaltamos que a CTC acredita em seu negócio. Oferecemos soluções completas para otimizar e promover a segurança dos seus processos e operações.  

Em quase três décadas de existência, já auxiliamos diversas instituições a tornarem seu ambiente mais tecnológico, eficiente e organizado.

Por isso, não perca tempo e procure as melhores soluções em tecnologias com um parceiro que é referência no mercado. Entre em contato com nossa equipe!

Por fim, você pode acompanhar nossas soluções e notícias no Blog da CTC.