Experiência do paciente: aprenda a conquistar em sua clínica ou hospital!

experiência do paciente

A experiência do paciente tem ganhado destaque em todo o mundo. No entanto, o tema ainda precisa evoluir bastante no Brasil. Isso porque, nosso sistema de saúde ainda precisa enfrentar desafios consideráveis para atingir esse objetivo. 

A verdade é que muitos gestores e profissionais da área sequer entendem o conceito. Com isso, há uma confusão entre experiência e satisfação do paciente, o que tende a dificultar ainda mais a melhoria dos processos. 

O que precisa estar claro é que estamos falando de uma grande meta. Assim, para alcançá-la, é necessário contar com um esforço conjunto, que englobe segurança, qualidade, custo e resultados assistenciais.

Neste cenário, as soluções para healthcare são essenciais e podem contribuir para a conquista desse diferencial, seja em hospitais ou clínicas de saúde. Continue a leitura e entenda melhor!

Entenda o que é experiência do paciente

Por definição, a experiência do paciente envolve uma série de interações dos pacientes com o sistema de saúde. Isso inclui profissionais da área, planos de saúde, práticas médicas e outros serviços do ramo.

Com isso, fica claro que entender o conceito é o primeiro passo para mudar a direção e trabalhar com o foco em alcançá-lo. Afinal, uma boa experiência depende de processos sólidos e eficientes

Homem feliz sendo recebendo atendimento médico de qualidade, com uma boa experiência do paciente.

Em síntese, estamos falando de todo o atendimento que um paciente recebe. Ou seja, da eficiência do sistema de saúde, que garante a ele um atendimento de qualidade, no tempo certo, de forma humanizada e respeitosa.

Por isso, avaliar esse conceito, juntamente a outros componentes, como segurança e eficácia, é fundamental para disponibilizar uma imagem completa da qualidade dos cuidados de saúde.

A experiência do paciente como fator indispensável

Como é possível perceber, a experiência do paciente é conquistada nos detalhes. Muito mais do que o atendimento durante a consulta médica, tudo é levado em consideração: do primeiro contato com a clínica ou hospital até o atendimento pós-consulta. 

Com isso, observa-se que esse conceito é muito mais amplo do que a satisfação do paciente. Afinal, está totalmente ligada ao factual, isto é, ao que o paciente experimentou no decorrer de todo o contato com uma instituição de saúde.

Nesse sentido, todos os profissionais envolvidos precisam compreender que cada paciente é um ser humano único. Ao buscarem ajuda médica, eles trazem angústias físicas e emocionais e esperam sair dali com a sensação de que o problema foi solucionado.

Infelizmente, isso nem sempre acontece. Não é difícil encontrarmos pessoas se queixando do atendimento médico. As maiores reclamações são relacionadas à falta de eficiência e ao tratamento engessado, sem qualquer tipo de individualidade.

Quando isso ocorre, a experiência do paciente pode se tornar prejudicada. A pior consequência disso tudo é o risco gerado ao paciente e a falta de retorno, visto que ele dificilmente voltará a se consultar naquela instituição ou com aquele profissional.

Fatores que fazem a diferença

Diante do exposto, é possível entender a importância de conquistar a confiança do paciente. Afinal, é indispensável tratá-lo de forma personalizada, com o objetivo de fazê-lo entender que sua experiência importa.

Há vários pontos que expressam a qualidade dessa interação e que fazem a diferença, como:

  • tratamento individualizado;
  • atendimento feito com atenção, empatia e acolhimento;
  • respeito às particularidades e diferenças de cada pessoa;
  • consideração do estado emocional do paciente;
  • redução do tempo de espera;
  • análises rápidas e acertadas.

Enfim, a experiência do paciente é muito mais do que um diferencial, deve ser regra em toda clínica ou hospital. Gestores e profissionais que entendem isso consideram boas práticas de humanização, são éticos e investem em tudo que pode proporcionar mais qualidade, segurança e agilidade ao atendimento.

Como a tecnologia favorece a experiência do paciente

Não há dúvidas de que a Transformação Digital está transformando o segmento de saúde, tornando-o muito mais eficiente, seguro e ágil.

médico com tablet na mão, conferindo dados sobre os pacientes.

A tecnologia utilizada pela CTC, por exemplo, ajuda a aumentar a qualidade do atendimento prestado, além de fortalecer a relação entre médico e paciente. Veja, a seguir, um pouco mais sobre nossas soluções e como elas favorecem a experiência do paciente!

Telemedicina

A telemedicina é uma tendência mundial e pode ser aplicada no cotidiano da sua instituição de saúde. Com o sistema da CTC, é possível realizar consultas remotas de forma simples e ágil, o que contribui para a otimização das práticas médicas à distância.

Portal do Paciente

O Portal do Paciente é uma plataforma capaz de concentrar várias informações úteis sobre o paciente, como os resultados de exames. Assim, ele simplifica a comunicação entre paciente e hospital e ajuda a melhorar a experiência do paciente.

App do Paciente

Diante da tendência dos aplicativos para smartphones, disponibilizamos ao mercado o App do Paciente. Essa é uma forma fácil e ágil de integrar dados, permitindo que o usuário agende consultas e tenha acesso a outras funções ligadas ao HIS (sistema hospitalar) para pacientes.

Conheça melhor o Checkin antecipado da CTC

Sem dúvidas, uma das maiores reclamações do paciente é o tempo de espera nas consultas. Isso gera ansiedade e estresse e pode criar um atrito entre o profissional e seus pacientes.

Em razão da expressividade do problema, a CTC desenvolveu o Checkin Automático. Essa ferramenta é inovadora e consegue reduzir em até 90% o tempo de espera do paciente, visto que implementa o autoatendimento.

Na prática, o processo de admissão se torna mais rápido. Isso porque, os usuários do serviço são conduzidos diretamente para o consultório, sem aguardar na recepção para preencher fichas e outros documentos.

Benefícios para pacientes e instituições de saúde

Além de favorecer o paciente, o recurso é extremamente benéfico para as instituições de saúde. Com o autoatendimento, é possível reduzir o volume de profissionais destinados a essa tarefa sem afetar sua qualidade.

Em resumo, pelo próprio smartphone, o paciente pode fazer o cadastro inicial. Ele só precisa do CPF e pode fazer todo o processo com segurança, visto que o sistema envia um token para o seu número, garantindo a segurança e a validade do acesso.

Depois disso, basta confirmar os dados cadastrais e de agendamento. Nesse sentido, é importante destacar a possibilidade de cadastrar um acompanhante e realizar o upload de documentos. 

Ao chegar à instituição, o paciente só precisa sinalizar sua chegada por meio de um QR code. Feito isso, ele é encaminhado ao local do exame ou consulta, concluindo de forma rápida e eficiente sua experiência no hospital ou clínica.

Portanto, é simples e vale muito a pena contar com essa tecnologia para otimizar e facilitar todos seus processos ligados à admissão de pacientes.

Conte com a CTC para melhorar a experiência dos seus pacientes!

A CTC está há mais de 27 anos no mercado e se solidificou como especialista em soluções de tecnologia, focada em entregar recursos que mudam a vida das pessoas. 

Acreditamos que o autoatendimento pode ampliar a qualidade e agilidade do contato entre pacientes e profissionais da saúde, solucionando uma das maiores demandas do setor. Por isso, se você quer realmente modernizar e melhorar a experiência do paciente, conte com a nossa ajuda!

Agora que você sabe mais sobre a experiência do paciente, entre em contato com nossa equipe e saiba como podemos ajudar a sua instituição de saúde!