Admissão do paciente: saiba como a tecnologia pode te ajudar

O processo de admissão do paciente é um dos mais importantes no cotidiano de uma instituição de saúde.

É com ele que se inicia o atendimento ao paciente e, quanto mais eficaz for essa admissão, melhor será para a população.

Isso, além de garantir que cada paciente receba o correto encaminhamento, faz com que os índices de satisfação geral sejam ampliados por conta da maior agilidade.

Esse processo geralmente acontece quando o paciente precisa realizar algum procedimento no ambiente de saúde, seja uma consulta, exame ou até mesmo internação.

Um meio de facilitar isso é através do Check-in antecipado online da CTC, que viabiliza acesso rápido de pacientes com verificação de informações requeridas.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você saiba como a otimização do autoatendimento é importante nos dias de hoje. Boa leitura!

O que é e por que é importante a admissão do paciente?

A admissão de paciente é o processo pelo qual uma pessoa dá entrada na instituição de saúde. Nesse primeiro contato, é fundamental que haja qualidade técnica no atendimento, a fim de estabelecer uma relação próxima entre instituição e paciente.  

Esse processo visa promover maior acolhimento e segurança não apenas para quem será atendido, mas também para a família do paciente.

Normalmente, ele é recebido na recepção por um profissional da recepção, que confere todos os dados cadastrais e de agendamento. 

Atualmente, a tecnologia é um grande aliado e está cada vez mais presente no segmento da saúde. Existem sistemas que simplificam a realização de várias atividades correlatas.

Dessa forma, quando uma instituição de saúde investe em ferramentas de apoio – que busquem, inclusive, automatizar rotinas administrativas – os profissionais se tornam mais aptos a oferecerem um atendimento humanizado e que realmente foque nas necessidades dos pacientes.

Isso pode ser feito pelo Check-in online da CTC, que tem como objetivo dar agilidade e efetividade nessa etapa inicial que é a admissão de pacientes.

Enfim, a automação é uma tendência muito forte e que está sendo inserida por várias instituições. Ela permite que seja possível alcançar níveis altos de qualidade ao mesmo tempo em que diminui as filas e reclamações por conta do tempo de espera.

Quais os benefícios da tecnologia no autoatendimento?

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É fato que a evolução tecnológica no atendimento hospitalar é constante. Anteriormente, os sistemas eram restritos apenas ao setor administrativo. Hoje em dia, há várias soluções que auxiliam muito na interação com os pacientes.

Sendo assim, veja agora algumas dessas vantagens nas instituições de saúde.

Melhor autonomia para pacientes

O uso de um sistema de autogerenciamento permite que haja maior autonomia aos pacientes. Ou seja, eles podem marcar suas visitas por meio de aplicações móveis, por exemplo, sem precisar sair de casa.

Do ponto de vista da instituição, isso diminui a necessidade de atendentes, o que gera maior economia com pessoal. Esse tipo de solução também mantém os agendamentos muito mais organizados, o que simplifica toda a gestão da equipe responsável.

Menor espera no Check-in

Uma questão que gera muita reclamação por parte dos pacientes é a demora no processo de check-in. Essa é uma fase essencial do atendimento e jamais deve ser ignorada.

Contudo, com o auxílio da tecnologia, os totens de autoatendimento facilitam bastante o processo de admissão do paciente.

Todo esse processo é feito de modo rápido, e os indivíduos podem ser encaminhados para a sala de espera do consultório sem a obrigação de passar pela recepção.

Assim, essa é uma grande vantagem para a clínica ou hospital, uma vez que a diminuição na quantidade de profissionais para prestar esse tipo de atendimento reduzirá custos, e não haverá perda de qualidade nessa etapa.

Diminuir índice de no-show

O no-show é um problema comum em instituições de saúde, uma vez que gera a ociosidade de profissionais, como médicos e enfermeiros, o que provoca diretamente gastos extras que poderiam ser evitados.

Para solucionar isso, um sistema automatizado como o Check-in é capaz de enviar, de forma antecipada, uma cadência de mensagens ao paciente solicitando a sua confirmação para o agendamento. 

Se ele não realizar a confirmação, o horário marcado pode voltar a ficar disponível para outras pessoas, o que amplia a oferta e, consequentemente, diminui os prejuízos de um possível no-show.  

Melhor qualidade no atendimento

A modernidade é uma característica bastante positiva em ambientes de saúde. São detalhes que são capazes de mudar a visão do paciente em relação à instituição e vê-la de modo positivo.

Assim, a tecnologia agrega à marca um grande valor. Os pacientes enxergam de modo mais confiável todo o processo, principalmente por se tratar de cuidados com a saúde.

Como a CTC pode te ajudar no processo de admissão do paciente?

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Filas e lentidão na admissão do paciente são reclamações corriqueiras em clínicas e hospitais. Parte disso se deve à falta de organização e mal dimensionamento da infraestrutura da recepção.

Isso está deixando os pacientes cada vez mais impacientes e, para isso, contar com o auxílio da tecnologia é essencial.

Para isso, o Check-in antecipado é uma opção excelente para as instituições de saúde e a CTC pode te proporcionar isso.

Nosso processo começa após a finalização do agendamento do paciente, ou seja, o médico primeiro recebe o pedido de exame e, após isso, há a finalização do agendamento. Depois disso que se inicia a jornada do Check-in.

Pelo smartphone, com CPF em mãos, o usuário pode fazer seu cadastro prévio. Um token é enviado para seu número de celular para garantir segurança e validar o acesso.

Depois disso, basta apenas confirmar os dados cadastrais e de agendamento. Ele pode cadastrar seu acompanhante e realizar o upload de documentos. 

Quando o paciente chegar na instituição, ele precisa apenas sinalizar sua chegada por meio de um QR code. Após isso, ele se direciona para seu exame ou consulta, finalizando, dessa forma, sua jornada de admissão de paciente na instituição de saúde.

É bastante fácil e vale muito a pena contar com essa tecnologia que vai simplificar todos seus processos relacionados à admissão de pacientes.

Enfim, como você pôde notar, a inovação na admissão do paciente permite uma grande variedade de benefícios. Por isso é fundamental contar com uma empresa especializada em Healthcare que ofereça soluções inteligentes para a melhor gestão da sua instituição de saúde. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo na otimização do autoatendimento da sua clínica ou hospital!