Quais são as tendências para o mercado da saúde em 2021?

2020 foi um ano atípico. Um vírus surgiu e impactou o mundo inteiro. Assim, uma pandemia de proporções inimagináveis demandou uma reorganização dos cuidados em saúde, contribuindo para a utilização de várias ferramentas digitais. E a saúde em 2021, como será? Apresentamos nesse artigo algumas tendências na Saúde para 2021.

Consolidação da Telemedicina e da Telessaúde

A Telemedicina é a prática da Medicina por meio das tecnologias de informação e comunicação. Contudo, a Telessaúde é um termo que engloba também a prática de outras profissões da área da saúde por meio das tecnologias de informação e comunicação. Ambas permitiram a teleorientação, telemonitoramento, teleconsulta e teleinterconsulta durante o período de quarentena, possibilitando a continuidade do cuidado e desfazendo os receios que muitos profissionais ainda tinham em sua adoção. A praticidade oferecida pelo cuidado à distância fez com que a modalidade conquistasse uma relevância no mercado de saúde que deve permanecer em 2021.

Dados são o novo petróleo na saúde em 2021

Desde que essa frase foi proferida pelo matemático londrino Clive Humby, ela é constantemente utilizada para ilustrar a importância dos dados na atualidade. Na área da saúde, não é diferente. Dados são a matéria-prima para a construção de sistemas com inteligência artificial e machine learning. Assim, baseado nos registros disponível, e realizando várias combinações prováveis, é possível inferir cenários futuros para embasar a tomada de decisão. Uma cultura organizacional cada vez mais baseada em dados (data driven) será uma forte tendência no próximo ano.

Automatização de processos

A COVID-19 trouxe a necessidade de manter o atendimento aos pacientes com o mínimo de interação física, fazendo todos os envolvidos repensarem a maneira como o cuidado em saúde é entregue. Sendo assim, a automatização de processos tende a ganhar cada vez mais espaço em 2021, deixando o contato com a equipe assistencial reservado para os momentos em que a atuação humana seja imprescindível. Confira mais sobre o ramo em nosso e-book: Como iniciar a transformação digital na saúde Artigo inicialmente publicado no blog da Interaktiv, uma empresa CTC.