Squads de tecnologia: quando incluir na sua estratégia?

A metodologia ágil trouxe uma nova maneira de criar e desenvolver projetos em várias empresas. Contudo, adotar certas estratégias, como squads de tecnologia, é um movimento que precisa ser bem pensado. Ao contrário do que alguns apontam, existem critérios e requisitos para que sua empresa possa usufruir plenamente de um time focado. Contudo, quem pensa que eles estão “presos a empresas de tecnologia”, está bem enganado. Por mais que eles sejam voltados a objetivos tecnológicos, eles podem ser implementados em qualquer tipo de setor. Para entender melhor se um squad de tecnologia é o melhor passo na estratégia da sua empresa, veja esses pontos que levantamos:

1 – Sua empresa não tem espaço para um time próprio de tecnologia

Apesar de serem montados e voltados para a conclusão de um projeto, os squads podem ser utilizados na sustentação de processos e produtos. Contudo, eles realmente encaixam melhor em empresas que não tem espaço para um time próprio de tecnologia desse porte. Isso não significa que seu pessoal deve trabalhar separado ou ser redirecionado para outros pontos. Sim, é uma possibilidade, mas é possível integrar seu pessoal com o squad. Dessa forma, você até mesmo complementa o time de tecnologia com uma perspectiva interna de desenvolvimento. Muitas empresas, de fato, agregam colaboradores próprios em posições como product owner ou scrum master, onde eles podem colocar em prática seus conhecimentos de metodologia ágil. Ao serem suportados por um time completo (e devidamente treinado), é possível uma entrega ainda mais alinhada com os seus objetivos para o projeto.

2 – Um squad de tecnologia não faz parte do foco da sua estratégia.

Hoje em dia, não importa o seu ramo, tecnologia é um ponto que você não consegue “escapar” por muito tempo. A transformação digital é a maior arma para mudanças no mercado. Um exemplo foi a pandemia da COVID, cujo distanciamento provocou um boom em tecnologias como o teletrabalho e aplicativos de delivery. Contudo, nem por isso montar um time de tecnologia próprio se tornou mandatório. Além de ser uma tarefa que, facilmente, pode se tornar custosa e demorada, um dos maiores problemas serão momentos de ociosidade. Acontecendo entre desenvolvimentos ou atualizações de recursos, eles podem tornar o investimento questionável. Esse é um outro ponto no qual um squad de tecnologia pode te auxiliar. Ao atuar com um escopo fechado e alinhado ao de uma empresa especializada, é mais fácil otimizar sua atuação e custos de acordo com a sua necessidade. Assim um recurso custoso, se torna eficaz e melhor proveitoso, como um bom investimento deveria ser.

3 – Saber dos avanços do projeto é crucial para sua realidade

Caso o follow-up de certo projeto seja crucial para sua empresa, o squad é, de fato, uma alternativa que deveria ser considerada. O modelo ágil, quando implementado internamente, mas não parte de uma cultura maior, pode enfrentar ruídos na cadeia de informações e reportes. Contudo, quando implementado externamente, num formato pré-existente de ciclos fechados de trabalho com reportes pré-formatados, esse risco é quase anulado. Dessa forma, ele pode fornecer um meio de obter um posicionamento exato sobre o andamento de projetos para as pessoas certas, nos momentos certos do projeto. Ainda, é possível mensurar possíveis atrasos, custos imprevistos e mudanças de escopo, à medida que o projeto progredir, gerando o mínimo de impacto ao planejamento final. Essa é a vantagem de lidar com o suporte de uma empresa especializada por trás da sua estratégia: a expertise de centenas de projetos de tecnologia ao serviço do seu planejamento.

4 – Você precisa de auxílio de uma empresa especializada em squads de tecnologia para assegurar seu resultado.

Continuando o ponto anterior, muitas vezes implementar “em casa” o que existe no mercado, com o objetivo de poupar gastos, pode sair rapidamente resultar no contrário. Graças à mudança da cultura no ambiente tecnológico, terceirizar serviços atualmente é sinônimo de economia, qualidade e alinhamento de objetivos. Uma fornecedora de squads de tecnologia facilmente mensura seu projeto, determina quais talentos são necessários e alocáveis com seu orçamento, substitui rapidamente profissionais, se necessário e assegura uma interface segura comunicação e follow-up do projeto. Além disso, como dissemos, promover a integração de times internos no squad de tecnologia é totalmente viável. São inúmeros motivos que personalizam sua experiência e somam ao resultado final do projeto.

5 – Seu orçamento ou timeframe são restritos

Como citado anteriormente, dois dos pontos mais favoráveis à adoção de squads de tecnologia estão relacionados à tempo e dinheiro. Especialmente durante a retomada da economia, onde possibilidades são imensas, mas recursos limitados, ter uma estratégia que ande juntamente com seu orçamento e timeframe pode ser fundamental. Para muitos negócios, será por meio do investimento em tecnologia que eles poderão obter o máximo do “novo normal”. Felizmente, o que não faltam nesse mercado são recursos, contudo, eles são um investimento custoso e requerem especificidade ao buscá-los no mercado. A menos que você tenha um time preparado para lidar com esse tipo de talento, seu projeto pode se tornar extremamente imprevisível. Dessa forma, a melhor escolha seria realmente terceirizar um time, tendo um timeframe e um orçamento prévio trabalhados por uma empresa terceirizada. Assim, será possível atribuir a um especialista a tarefa de obter os melhores recursos necessários, dentro de prazo e preço factíveis com sua empresa. Esses são apenas alguns pontos mais genéricos favoráveis a adoção de squads na sua estratégia tecnológica, mas existem outros que podem ser mais particulares a sua realidade. Fique atento e conte conosco para te ajudar no seu projeto de tecnologia.