Quer saber como resolver a incidência de no-show na sua instituição de saúde? Então, chegou ao conteúdo certo.
O problema com a ausência dos pacientes em consultas ocorre por diversos motivos e causam muitos prejuízos ao estabelecimento.
Diante disso, é importante saber como resolver esse problema. Por isso, a CTC produziu este artigo, para explicar o que é no-show e como ele afeta a gestão do seu estabelecimento.
Além disso, você vai descobrir as principais causas e, ainda, como evitar essas situações.
Boa leitura!
Afinal, o que é o no-show na área da saúde?
O no-show é um dos maiores desafios para a gestão de clínicas e outros estabelecimentos de saúde.
Isso porque, muitas vezes, os pacientes esquecem de suas consultas agendadas, gerando cancelamentos ou remarcações.
Sendo assim, podemos considerar que o no-show diz respeito às faltas dos pacientes em consultas, que geram prejuízos para a agenda dos médicos e o atendimento de outros pacientes.
Além disso, vale destacar que essa situação ocasiona outro problema, que é a queda de faturamento da instituição.
Como o no-show pode afetar a gestão do seu hospital ou clínica?
A ausência dos pacientes em consultas agendadas pode causar impactos negativos para a gestão de clínicas, hospitais e consultórios.
Entre os principais prejuízos para a instituição de saúde, é possível destacar o aumento de filas de espera, o atraso no atendimento de outros pacientes, e o tempo de duração das consultas.
Além disso, também vale citar o surgimento de “buracos” na agenda dos médicos e a redução de ganhos financeiros da instituição.
Para evitar que isso aconteça frequentemente, é importante tentar entender por que os pacientes faltam às consultas. Sobre isso, falamos a seguir.
Quais as possíveis causas de no-show entre pacientes?
Existem vários motivos que levam os pacientes a faltarem em suas consultas. Sendo assim, é importante que a clínica observe essas causas e analise formas de evitar o no-show.
Nos próximos tópicos, veja quais são as principais razões para as faltas dos pacientes.
Esquecimento
Muitas vezes, a falta ocorre devido ao simples esquecimento por parte do paciente, sem que tenha acontecido algo específico.
Assim, há quem não anote a data e, por isso, se esquece, ou então os pacientes que não se organizam pelo fato de não se preocuparem com a consulta, caindo no esquecimento.
Seja qual for a causa dessa falha de memória, o fato é que a falta de compromisso é resultado do desconhecimento dos impactos negativos do no-show.
Imprevistos
Esse é o fator mais difícil, pois imprevistos acontecem com qualquer pessoa, a qualquer momento.
Portanto, ele é a causa mais compreensível, principalmente porque a situação independe do controle da clínica ou do paciente.
Neste caso, o que pode ser feito é a conscientização do paciente para que, da próxima vez, ele tente avisar o quanto antes sobre a sua ausência.
Desistência
Geralmente, a desistência ocorre devido à necessidade de esperar por muito tempo pela consulta.
Neste caso, o paciente pode preferir ir embora por estar cansado de esperar ou ter outros compromissos.
Assim, é importante controlar o tempo dos atendimentos para evitar que os pacientes fiquem muito tempo na sala de espera.
Má impressão do agendamento
O ditado já diz que a primeira impressão é a que fica. Por isso, é indispensável que a instituição tenha uma postura respeitosa com os pacientes e demonstre organização.
Por isso, seu estabelecimento precisa oferecer um bom atendimento desde a recepção, no momento do agendamento.
Também é importante garantir que o paciente não fique com dúvidas em relação à data e horário da consulta. Para isso, o ambiente precisa ser silencioso e livre de interrupções.
Como evitar o no-show?
Agora que você sabe quais são as principais causas do no-show, é importante saber como evitá-lo. Para isso, acompanhe as dicas a seguir.
Aposte em atendimento de qualidade
Para evitar que as pessoas desistam das consultas, foque em melhorias nos atendimentos. Isso vale tanto para a recepção quanto para o contato com os médicos.
Por isso, foque em um atendimento humanizado e atencioso, além de organização para orientar os pacientes quanto aos agendamentos.
Faça lembretes de agendamento
Outra forma de evitar o no-show é encaminhar mensagens, lembrando sobre a consulta ou, ainda, fazer ligações diretas para os pacientes.
Dessa forma, é possível diminuir as faltas causadas por esquecimento ou desistência.
Monitore os cancelamentos
Faça um acompanhamento constante dos cancelamentos de consultas e procure descobrir os motivos que levaram os pacientes a tomarem essa decisão.
Dessa forma, você vai conseguir enxergar as causas para poder encontrar as soluções adequadas para o problema.
Uma dica é procurar os pacientes que faltaram às consultas e perguntar o motivo da ausência.
Além disso, analise os registros e tente encontrar informações como épocas em que isso mais acontece os os motivos que mais justificam as faltas.
Use a tecnologia a seu favor
Para facilitar a organização do seu estabelecimento de saúde e evitar problemas como o no-show, aposte em autoatendimento.
Afinal, a tecnologia pode ajudar a manter um acompanhamento constante dos processos diários da empresa, diminuindo o esforço mecânico.
Atualmente, existem diversas soluções tecnológicas que auxiliam a agendar consultas ou remarcá-las, enviar lembretes, entre muitas outras funcionalidades.
Conte com a CTC para otimizar seus atendimentos
Como você viu, o no-show causa impactos bastante negativos às clínicas, consultórios e hospitais.
Por isso, é preciso encontrar formas de evitá-lo. O primeiro passo você já deu, procurando se informar sobre este assunto.
Agora, você sabe de que forma ele afeta a instituição e quais são as principais causas da ausência dos pacientes.
Por isso, entre as soluções possíveis, recomendamos apostar em recursos tecnológicos. Dessa forma, além de facilitar o contato com os pacientes, sua gestão ficará muito mais fácil.
Para isso, conte com a CTC, pois temos as soluções certas para automatizar os processos e facilitar o seu trabalho, como o Web Check-In.
Com eles, você pode acompanhar quais pacientes confirmaram ou não a presença no dia do compromisso, seja por agenda ou até por inelegibilidade do plano de saúde. Além disso, eles contribuem com várias outras funcionalidades.
Por isso, entre em contato com a CTC e tire suas dúvidas sobre nossas soluções. Se quiser conferir mais artigos como este, continue no Blog da CTC.