Entender o que é totem de autoatendimento é imprescindível para os estabelecimentos que buscam ter um atendimento ao público ainda melhor. Isso porque, a utilização do dispositivo tem como proporcionar ao cliente um atendimento:
- personalizado
- prático
- rápido
Antigamente, sua função era restrita apenas a triar ou dar atendimentos considerados mais simples, mas com a revolução tecnológica, hoje já é possível disponibilizar por meio de um software próprio diversas funcionalidades.
Por isso, ao longo deste conteúdo, vamos pontuar características, trazer informações sobre o totem de autoatendimento e como sua implementação nos mais variados segmentos pode contribuir positivamente para o seu estabelecimento. Continue acompanhando!
Entenda o que é totem de autoatendimento
O totem de autoatendimento é uma máquina que permite interação entre os clientes e a instituição para a realização de várias tarefas sem que seja necessário recorrer a ajuda de profissionais que atuam no estabelecimento.
Geralmente, esses dispositivos contam com uma interface touchscreen, ou seja, sensível ao toque, que permite a realização de pagamentos, pedidos ou serviços.
Antes mesmo da implantação no estabelecimento, ele é submetido a um processo onde é executada toda a personalização e a configuração levando em consideração o ambiente em que será usado.
Onde o totem de autoatendimento pode ser encontrado?
Atualmente, o totem de autoatendimento é um equipamento que pode ser encontrado nos mais variados locais como:
- lojas de diferentes segmentos: nesses ambientes, os totens possibilitam que os clientes paguem suas contas, consultem extratos e façam compras também.
- restaurantes do tipo fast food: por meio do dispositivo, é possível fazer o pedido e efetuar pagamento, sem a necessidade de contato humano.
- aeroportos: tanto no Brasil quanto ao redor do mundo, os totens de autoatendimento têm sido usados para tornar o processo de imigração mais ágil e as companhias aéreas já possibilitam a realização do check-in online.
- bancos: onde o objetivo é fazer a triagem dos clientes.
- hospitais: os totens são fundamentais, pois neles é possível efetuar o check-in para consultas, fazer o agendamento ou cancelamento de consultas e/ou exames atualizar os dados cadastrais e acessar as informações no prontuário.
- supermercados: possibilita que os clientes verifiquem os preços dos diferentes produtos e façam pagamentos.
Vantagens de contar com um totem de autoatendimento
Depois de entender o que é totem de autoatendimento, é fundamental compreender quais são os benefícios que a utilização desse recurso tecnológico tem para oferecer nos diferentes setores em que pode ser empregado.
Confira abaixo algumas delas:
Filas reduzidas
O totem de autoatendimento possibilita que as pessoas não fiquem em filas, pois por meio dele podem ser efetuados diferentes tipos de transações, como pagamentos, checagem de preços ou check-in para consultas, agendamento e retirada de exames, atualização dos dados cadastrais, entre outros, sem precisar de um atendimento humano.
Com isso, só vão procurar o atendimento pessoal aqueles que realmente ainda não conseguem ou possuem dificuldades para operar o equipamento, resultando em uma satisfação geral.
Colaboradores podem desenvolver outras atividades
Com o uso do totem de autoatendimento, as empresas não precisarão mais disponibilizar tantos profissionais para efetuar os chamados atendimentos manuais. Com isso, será possível dimensionar a equipe.
No entanto, ainda será importante que haja uma quantidade de recursos humanos disponíveis para auxiliar aqueles que não estão acostumados com a tecnologia.
Aumento nas vendas
O aumento substancial do ticket médio de vendas acontece a partir do momento em que o totem é implantado. Por meio do sistema usado para o funcionamento do equipamento, é possível relacionar produtos que podem ser adquiridos em conjunto.
Por exemplo: ingressos do cinema combinam com pipoca e refrigerante. Assim, ao usar o totem na entrada do cinema, por exemplo, essas opções devem estar relacionadas.
Em lojas, a lógica é a mesma, pois se a pessoa busca uma roupa, a opção já traz a sugestão de acessórios e sapatos.
Com uma jornada de compra facilitada, os usuários têm a oportunidade de adquirir mais produtos.
Proporciona melhor experiência para o cliente
No contexto hospitalar ou em clínicas, o equipamento eletrônico facilita a realização de tarefas que estão relacionadas com o atendimento médico, sem que seja preciso aguardar a disponibilidade de funcionários ou ficar em filas.
Sem contar que com o totem o tempo de espera é reduzido de forma drástica, pois basta chegar e recorrer ao equipamento para registrar a chegada ou efetuar a solicitação desejada. Além de ser um atendimento mais rápido, o paciente não fica sujeito a erros humanos.
Tudo isso possibilita que os pacientes tenham uma experiência diferenciada fazendo com que a fidelização seja uma consequência.
Outro ponto positivo no contexto de clínicas é que o paciente pode retirar a senha que ele precisa para realizar o agendamento de um exame sem a necessidade de disponibilizar um profissional para isso.
Mais um fator a ser levado em consideração é a redução dos custos de operação, porque reduz o gasto com impressão, energia elétrica, papel e a mão de obra.Além disso, depois da pandemia da COVID-19, existem aqueles que preferem reduzir o contato físico e o dispositivo possibilita isso.
Outro ponto fundamental é que o equipamento ainda mantém os dados tanto de médicos como de pacientes protegidos e atendendo tanto o que traz a Lei Geral de Proteção de Dados como também o que traz o Código de Ética Médica.
A instalação do totem pode ser ainda avaliada como uma inovação para a clínica, mostrando o quanto ela está atenta aos serviços modernos que vêm sendo disponibilizados. Tudo isso para fazer com que a experiência do paciente seja cada vez melhor!
Além disso, como podem ser integrados ao sistema que faz a gestão hospitalar, as informações são enviadas diretamente para o prontuário fazendo que os dados a respeito do paciente estejam sempre corretos.
O que é preciso fazer para implementar o totem na minha empresa?
Agora que você já sabe o que é totem de autoatendimento e as vantagens de fazer uso desse recurso, vamos trazer agora algumas orientações para que a empresa consiga fazer a implementação do dispositivo de uma maneira eficiente para o negócio.
Funcionários devem receber treinamento para operar o dispositivo
Mesmo que o totem possibilite que as pessoas realizem o que elas desejam no seu estabelecimento sozinhas, pode ser que algum cliente não consiga operar o equipamento sozinho.
Por isso, é imprescindível que toda a equipe receba o treinamento adequado para saber operacionalizar o sistema que será instalado no equipamento e, para atender as demandas de auxílio aos clientes, caso elas surjam.
Tenha em mente qual é o modelo de negócio de sua empresa
Para que o totem seja ainda mais efetivo para o estabelecimento em que foi instalado, o gestor da empresa precisa entender qual é o modelo de negócio que a empresa possui, pois só assim o equipamento será usado de forma contribuir para que os objetivos desejados sejam alcançados.
Sendo assim, antes mesmo de instalar o totem, é fundamental fazer uma avaliação de como sua empresa funciona e quais são os clientes atendidos para só depois recorrer ao equipamento.
Avaliação do funcionamento deve ser feita sempre
Não basta instalar, a maneira como os totens estão funcionando também deve ser motivo de avaliação. Essa verificação constante vai auxiliar a sua empresa a observar quais são as áreas que o equipamento não está atendendo e como será necessário agir para resolver o quanto antes esse problema.
Observar ainda os dados relacionados aos atendimentos também auxilia nas estratégias que serão desenvolvidas para o bom andamento do negócio.
Custo de implementação
Assim como qualquer novidade, a empresa que deseja disponibilizar totens precisará contar com recursos para sua implementação. Mais do que saber quanto custa um totem de autoatendimento, é preciso entender como ele funciona e todos os requisitos que são fundamentais para que o equipamento tenha a qualidade esperada.
Manutenção e suporte técnica
Além da qualidade do equipamento, a implementação do totem ainda vai exigir que sua empresa conte com um especialista para dar tanto a manutenção quanto o suporte técnico, pois isso é fundamental para o bom funcionamento dele.
Sem contar ainda que será necessário manter o software sempre atualizado, realizado, se preciso, reparos físicos, e resolver os problemas técnicos, pois como toda máquina, o totem está sujeito a isso.
Cuide da segurança dos dados
Com a Lei Geral de Proteção de Dados, é fundamental que a sua empresa mantenha o totem protegido para que os clientes não sofram com a violação e fraudes com seus dados. Assim, esse é um passo que vai requerer mais investimento, pois é preciso tomar medidas para a manutenção da segurança.
Mostrar a melhoria para os clientes
Em um primeiro momento, pode ser que muitos clientes ainda resistem ao uso do totem por inúmeros motivos, por isso pode ser que a implementação dele seja um desafio para a sua empresa, mas isso não significa desistir.
No começo, as pessoas podem não entender quais são as vantagens, mas contar com a sua equipe informando e evidenciando os benefícios dele fará com que esse processo de aceitação seja mais rápido e efetivo.
Totem deve ser integrado aos sistemas internos
Se o objetivo da instalação do totem é transformar o atendimento ao cliente, o totem precisa contar com todos os sistemas que sua empresa utiliza. Isso significa que ele precisa estar conectado ao:
- Sistema que recebe os pagamentos
- Sistema de estoque
- CRM
- ERP
Fornecedor de totem deve ser de confiança
Ao adquirir um produto/serviço é fundamental buscar um fornecedor de confiança. Por isso, antes de comprar, procure por um fornecedor que já esteja no mercado há bastante tempo.
Além disso, é fundamental ainda observar boas avaliações e verificar o suporte técnico, pois caso contrário, de nada vai adiantar oferecer esse recursos para os seus clientes se ele não está funcionando a contento e entregando o que se espera de uma experiência positiva.
Conte com a CTC na implementação de um sistema eficaz para sua empresa com o totem de autoatendimento para instituições de saúde
Um bom sistema é fundamental para que o totem de autoatendimento funcione de maneira eficiente e entregue todos os benefícios que foram listados acima. Com a ajuda da CTC, o totem instalado para admissão de pacientes pode transformar as atividades que são realizadas na recepção.
Ao contar com a CTC, sua empresa terá um parceiro que realmente entrega soluções comprovadas, afinal são mais de 30 anos de mercado trazendo o que há de mais moderno.
A nossa equipe possui ferramentas que são capazes de melhorar a produtividade e diminuir custos e, ainda, tornar os seus processos ainda mais eficientes. Assim, fale agora com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas. Lembre-se ainda de continuar acompanhando o nosso blog, pois ele está sempre atualizado com o que há de mais recente no mundo da Tecnologia da Informação.