Skip to main content

A metodologia ágil surge como uma opção para empresas que buscam métodos inovadores que diminuem custos de produção e aumentam a produtividade.

Mas você sabe o que ela é e como funciona?

De modo geral, a metodologia ágil se refere a um conjunto de práticas e técnicas que tornam a gestão de projetos mais objetiva e eficiente.

Diante da crescente transformação digital, as empresas adotam a metodologia ágil como uma forma de melhorar o seu negócio e obter rápidos resultados.

Portanto, conhecer esses métodos proporciona um diferencial para empresas que buscam se aperfeiçoar em um mercado cada vez mais competitivo.

Diante disso, a CTC preparou este guia completo para que você aprenda tudo sobre a metodologia ágil e como pode instituí-la em seu negócio. Confira e boa leitura!

Metodologia Ágil: o que é, afinal?

De maneira simples, a metodologia ágil – também conhecida como metodologia agile ou métodos ágeis – torna mais rápida as entregas de um projeto sem comprometer a sua qualidade.

Para isso, a execução do projeto se fundamenta em métodos inteligentes que simplificam todo o processo, dividindo as entregas em menores ciclos e permitindo a correção de problemas em tempo real.

Outro aspecto essencial dos métodos ágeis se trata de permitir que o cliente conheça os resultados antecipadamente, criando, assim, uma maior transparência na relação entre ele e a empresa.

Desse modo, atende-se às necessidades do cliente de forma rápida e eficaz com projetos que permitem uma maior flexibilidade e adaptação diante de mudanças.

No entanto, isso não significa ausência de controle do projeto. Na verdade, para cada entrega se determinam diversos critérios e funcionalidades para garantir um bom resultado.

Isso significa que existe uma dedicação em torno de uma melhoria dos processos para otimizar as entregas, além de uma preocupação maior com o trabalho da equipe.

Origem da metodologia ágil

A origem da metodologia ágil se relaciona fortemente com a Tecnologia da Informação, mais especificamente, com a indústria de desenvolvimento de softwares.

Vale salientar que, apesar de sua origem se associar com essa área, emprega-se a metodologia ágil em produtos e serviços de empresas de diferentes segmentos.

Algumas pessoas associam a evolução dos métodos ágeis com a metodologia Lean, inspirada no Sistema de Produção Toyota.

Após a 2ª Guerra Mundial, a empresa japonesa estabeleceu um sistema de produção que centralizou a redução de custos por meio da redução de diversos tipos de desperdícios.

Outros apontam a publicação do artigo The New New Product Development Game, de Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka, como um ponto crucial para a origem dos métodos ágeis.

Nesta publicação de 1986, os autores discutem as características do desenvolvimento de produtos de empresas americanas e japonesas que tornaram seus processos mais ágeis.

Independente de qual seja sua origem, a metodologia ágil já existe na prática há muitos anos. Contudo, um importante marco para este método é o Manifesto Ágil, o qual você confere a seguir.

Conheça o manifesto ágil

A transformação digital dos anos 1990 trouxe diversas tendências, mas o desenvolvimento de softwares passava por um modelo linear de produção com excesso de planejamento e controle.

De acordo com os críticos desse modelo, isso gerava inflexibilidade e resistência a mudanças, aspectos muito importantes para a criação desses produtos.

Diante disso, 17 expoentes do mercado tecnológico publicaram o Manifesto para Desenvolvimento Ágil do Software, ou Manifesto Ágil, em 2001.

Neste documento, há a definição dos 4 principais pontos sobre as metodologias ágeis. Confira-os na imagem a seguir:

metodologia ágil

Portanto, o documento sintetiza a principal característica da metodologia ágil: a possibilidade de entregas contínuas, em colaboração com a visão do cliente e com foco no usuário final.

Qual o impacto dos métodos ágeis em uma organização?

Mais do que apenas formas alternativas de trabalho, a metodologia ágil se associa à própria cultura da empresa, visto que se trata de uma nova maneira dos funcionários verem os projetos e o cliente.

As metodologias ágeis são essenciais para que as empresas de todos os setores no futuro consigam manter sua competitividade. Dessa forma, ela abrange muitos requisitos da transformação digital, como rapidez, foco no consumidor e transparência.

Portanto, os métodos ágeis permitem que empresas consigam se destacar em seus campos de atuação.

Contudo, deve haver um esforço interno para que a metodologia se alinhe com a empresa. Caso deseje implementá-la na sua empresa, analise se você:

  • tem a necessidade de implementar mudanças, como novos projetos ou produtos;
  • precisa mobilizar sua equipe por um tempo determinado;
  • possui um período curto para a implementação do projeto e precisa que isso não interfira em sua qualidade;
  • precisa de um método que acompanhe as evoluções e permita alterações durante esse processo;
  • deseja verificar a construção do projeto de maneira efetiva e recorrente.

Qual é o objetivo de uma metodologia ágil?

O principal objetivo da metodologia ágil se concentra na redução do tempo de entrega dos projetos, o que permite um aumento significativo na produtividade da empresa.

Contudo, considere a lista a seguir e verifique se já encarou as seguintes dificuldades na hora de desenvolver um projeto ou na própria gestão de serviços:

  • não conseguiu manter entregas de forma eficaz;
  • os requisitos dos produtos não corresponderam aos esperados pelo cliente ou público;
  • o time passou por problemas como falta de integração entre times ou transparência;
  • a empresa não está encaixada na realidade do setor;
  • pouca afinidade entre o que o time e o cliente final;
  • excesso de documentação pouco útil.

Os métodos ágeis também resolvem esses pontos, pois possibilitam a diminuição da quantidade de documentação e a realização de etapas curtas de planejamento e desenvolvimento. 

Além disso, existe uma alta quantidade de comunicação interna (time) e externa (cliente) dentro de uma abordagem altamente interativa. 

A metodologia ágil está relacionada a quais tipos de equipes?

Como dito anteriormente, a metodologia ágil propõe diversas entregas em prazos de tempo mais curtos. Assim, este tipo de método se relaciona principalmente a equipes menores e independentes.

Isso significa que um grupo composto por membros de nível sênior e de natureza multidisciplinar conseguem entregar resultados de qualidade que agregam alto valor ao produto ou serviço.

Contudo, vale salientar que se pode aplicar os métodos ágeis nos diversos níveis da organização, especialmente se eles estiverem inseridos na própria cultura organizacional.

Ainda no tocante às equipes, muitas pessoas ainda associam a metodologia com grupos de Tecnologia da Informação ou da área de desenvolvimento de softwares.

Essa visão não corresponde à realidade atual, pois a gestão de projetos adotou esse método em diversas áreas, indo das linhas de produção industriais até setores de diferentes empresas, incluindo as governamentais.

metodologia ágil

Diferenças entre metodologias clássicas e metodologias ágeis

Apesar dos diversos benefícios da metodologia ágil, muitas empresas empregam as metodologias clássicas na hora de gerir um projeto e alcançam resultados significativos.

Entretanto, a transformação digital afetou a forma como o mercado entende as questões de performance e entrega de resultados. Por isso, muitas companhias entendem que as metodologias ágeis se encaixam melhor nesse ambiente.

Mas existe diferença entre elas? Uma é melhor que a outra?

Em primeiro lugar, você precisa ter ciência que as duas metodologias têm características que as diferenciam e servem para situações distintas.

De modo geral, a metodologia ágil se diferencia da clássica em dois aspectos: na restrição primária e no conjunto de ferramentas. Saiba mais sobre elas a seguir.

Restrição primária

A restrição primária consiste no principal fator que limita um projeto. Nesse sentido, se constitui como uma característica inerente do projeto que o direciona para uma método específico.

Quando há um nível de certeza sobre o escopo do projeto, aplicam-se as metodologias clássicas. Isso ocorre porque há um nível de previsibilidade que possibilita antecipar recursos e custos para realizar as entregas.

Em contrapartida, utiliza-se a metodologia ágil nos casos em que não há muitos dados sobre o projeto ou quando ele acontece em um ambiente com alta variação.

Portanto, há um nível de incerteza que pode diminuir com o tempo. Assim, prazos para verificar como o projeto irá se desenvolver são estabelecidos.

Em resumo, a restrição primária das metodologias clássicas é o escopo, enquanto nas ágeis é o tempo.

Conjunto de ferramentas

Toda metodologia se sustenta em um conjunto de ferramentas que fornecem base para a ação prática. Dessa maneira, esses instrumentos são fundamentais na hora de realizar os projetos.

Contudo, as metodologias utilizam ferramentas diferentes. Vejamos, então, a diferença entre as empregadas nos métodos clássicos e ágeis.

Escopo

Como dito anteriormente, o escopo se constitui como a restrição primária do método clássico. Assim, emprega-se a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) com uma divisão em pacotes de trabalho, de gerenciamento mais fácil.

Por outro lado, a metodologia ágil utiliza um backlog composto por uma lista de prioridades. Após um ciclo, este documento passa por um processo de renovação.

Este backlog se adapta melhor às mudanças, visto que em cada ciclo há um processo de revisão dos dados. A EAP, por sua vez, é mais rígida.

Tempo

Na gestão clássica, o principal instrumento para definir o tempo das atividades, prazos e recursos é o cronograma. Para isso, monta-se um documento que se baseia no escopo do projeto.

O tempo na metodologia ágil se divide em ciclos do projeto. Ao contrário do cronograma, esses ciclos apresentam durações diferentes e se associam com as demandas fixadas no backlog.

Porém, é importante salientar que todos os ciclos do projeto apresentam a mesma duração.

Esforço

A mensuração do esforço se associa diretamente ao escopo. Por isso, quem utiliza as metodologias clássicas realiza essa estimativa, visto que tem as informações disponíveis de antemão.

A gestão ágil lida com projetos com alta taxa de mudança. Assim, substitui-se a estimativa de esforço pela mensuração de tamanho do projeto a cada ciclo que passa.

Gestão

No tocante à gestão, as duas metodologias se diferenciam porque a clássica é verticalizada, com o gerente de projetos que exerce o papel de administrador.

Em contrapartida, quando se constitui uma equipe seguindo a metodologia ágil se considera o processo de autogestão com a figura de um mediador.

Assim, a própria equipe exerce as atividades em torno do objetivo e o mediador ocupa o papel de retirar as barreiras que dificultam as entregas.

Performance

Por último, os métodos clássicos medem a performance com uma comparação entre o real e o planejado, geralmente na conclusão.

A metodologia ágil estabelece que o grupo deve avaliar as ações realizadas em cada ciclo. Dessa maneira, há espaço para ajustes das atividades nos ciclos seguintes.

Conheça os principais benefícios da metodologia ágil

A cada dia que passa, mais companhias repensam seus processos internos de produção e adotam os métodos ágeis devido ao número crescente de benefícios.

No entanto, é necessário avaliar se essa metodologia se aplica à realidade de sua empresa. Afinal, existem produtos e serviços que lidam com alto nível de previsibilidade e, nesse contexto, a gestão clássica se adequa.

Apesar disso, muitas empresas como essa fazem uso de squads de tecnologia para desenvolver tarefas específicas que fogem do escopo da organização.

Portanto, a metodologia ágil apresenta uma grande versatilidade. Confira, a seguir, outros benefícios dela.

Comunicação

Um dos principais aspectos dos métodos ágeis se refere a uma comunicação eficiente entre as pessoas envolvidas no projeto.

Para isso, há um contato direto entre equipe e cliente, o que evita ruídos na comunicação e informações desencontradas.

Além disso, os métodos ágeis se baseiam em diversos elementos da comunicação visual, como dashboards e painéis. Isso permite uma representação da situação, das mudanças e dos riscos do projeto e deixa todos a par desses aspectos.

Flexibilidade

Nas metodologias ágeis, as mudanças se constituem como parte integral do projeto. Assim, há uma maior flexibilidade quando elas ocorrem.

Nesse cenário, seguir um planejamento rígido contribui para a falha nas entregas, visto que o contexto determina adaptação diante das variações.

Simplicidade

Uma das grandes queixas de muitos gestores é o excesso de documentação na hora de realizar o planejamento, visto, principalmente, nos projetos que utilizam métodos clássicos.

A metodologia ágil reduz a papelada de maneira significativa, simplificando todo o planejamento em um backlog. Desse modo, é possível fazer mudanças e definir prioridades sem uma extensa documentação.

Assertividade

Nas metodologias ágeis, o contato direto com o cliente confere feedbacks, em tempo real, mais assertivos e que estabelecem entregas mais velozes.

Além disso, o cliente também percebe o alinhamento das atividades com as expectativas dele e percebe o valor das entregas realizadas pela equipe.

Colaboração

Por fim, o ambiente colaborativo faz parte da natureza dos métodos ágeis, visto que as equipes multidisciplinares realizam esforços conjuntos para solucionar problemas e encerrar os ciclos com entregas satisfatórias.

Equipes menores também aumentam a proximidade e o envolvimento entre as pessoas. Outro aspecto crucial é que se vê o cliente como alguém que participa do time.

metodologia ágil

Confira 4 tipos de metodologia ágil

Antes de tudo, é importante destacar que existem diferentes tipos de metodologia ágil disponíveis no mercado e cada um tem suas próprias particularidades.

Ao contrário do que se pensa, aplica-se a metodologia ágil no longo prazo. Por exemplo: a metodologia Smart define metas em consonância com o crescimento da empresa, o que só é possível em um tempo maior.

Há alguns tipos desenvolvidos por empresas grandes. O Google criou o Design Sprint, que centraliza a viabilidade do produto com atividades estratégicas feitas em ciclos mais curtos.

Outros especificam a interação e a comunicação como parte essencial do projeto. Este é o caso do Crystal, uma estrutura com presença significativa de testes e de entregas com maior frequência.

Portanto, selecionar a metodologia ágil exige um conhecimento das diversas estruturas que podem originar os projetos. Então, conheça agora 4 tipos de métodos ágeis.

Scrum

Um dos métodos mais populares, o Scrum se apresenta como uma estrutura que permite a independência e igualdade de responsabilidade nas tarefas pelas sprints (ciclos).

De acordo com Jeff Sutherland, um dos expoentes do Scrum, os projetos se assemelham com o pouso de um avião: apesar de se utilizar técnicas específicas, o piloto precisa realizar diversas manobras que variam a depender das circunstâncias.

Partindo disso, este tipo de método ágil incorpora a divisão de vários ciclos pequenos, com reuniões de planejamento frequentes e propostas de melhoria contínua do processo.

Para a implementação desse tipo de método ágil, três papéis são essenciais na equipe. São eles:

  • Product Owner: ocupa o papel da liderança no projeto, sendo o responsável pelas decisões e pela ordem de prioridade;
  • Scrum Master: este ocupa o papel da liderança no processo, guiando a equipe nas práticas e valores do Scrum. Também assume a responsabilidade por remover empecilhos que atrapalhem a atuação da equipe;
  • Time de Desenvolvimento: trata-se da equipe multidisciplinar e auto gerenciada que realiza as atividades de criação, desenvolvimento e testes do produto final.

Feature Driven Development (FDD)

O Feature Driven Development consiste em uma modalidade que se volta especificamente à funcionalidade na hora de desenvolver um software.

Sendo assim, o desenvolvedor se preocupa em estudar os problemas e compreender como funcionam os processos iterativos.

O norte-americano Jeff De Luca desenvolveu este método em 1997 ao trabalhar em um desenvolvimento de projeto para um banco de Singapura. Nessa experiência, ele estabeleceu os 5 processos do FDD. Abaixo, confira quais são!

  • Criar um método geral;
  • Fazer uma lista de funcionalidade;
  • Planejar de acordo com a funcionalidade;
  • Modelar segundo à funcionalidade;
  • Construir por funcionalidade.

O prazo do projeto com o banco de Singapura levou 15 meses. Porém, atualmente, trabalha-se o FDD em ações cujo desenvolvimento ocorre em até 2 semanas.

Extreme Programming (XP)

De modo geral, a modalidade Extreme Programming apresenta grande foco em equipes, agilidade e qualidade por meio de reuniões periódicas com o cliente.

Realizam-se as tarefas, semanalmente, possibilitando ao cliente acompanhar a evolução do projeto em tempo real.

Ao contrário de muitos tipos de metodologia ágil, a XP se concentra, especialmente, no escopo, que muda constantemente e exige a realização de diversos ajustes ao longo de todo o processo.

Portanto, o feedback e a comunicação são vitais para a implementação dessa estratégia. Outro aspecto importante é a simplicidade, pois se estabelece que as funcionalidades mais complexas podem ser adicionadas futuramente.

Por isso, o Extreme Programming incentiva diversas liberações do produto, que podem ser aperfeiçoadas graças ao contato com o público final. Como exemplo, citamos as versões alfa e beta de um software.

Kanban

Por último, o popular Kanban, que consiste em um quadro onde as tarefas são divididas pelos setores e estágio – a fazer, fazendo ou feito – e que proporciona um controle melhor do andamento de projetos.

Este tipo de metodologia ágil surgiu nas fábricas japonesas da Toyota como uma forma de visualizar as tarefas do início ao fim e mostrar a interdependência delas para o bom funcionamento do projeto.

Originalmente, esse método utilizava diversos cartões ou post-its em um quadro. Hoje em dia, alguns programas, como o Trello, reproduzem essa mesma função e demonstra a riqueza do uso do Kanban para as companhias.

Muitas empresas digitais modernas utilizam esse método na hora de desenvolver seus produtos digitais.

Vale salientar que esses tipos de métodos ágeis podem ser usados em conjunto. Alguns servem para ilustrar todo o processo, como o próprio Kanban, enquanto outros se encaixam melhor em etapas específicas, como o XP.

A CTC oferece as melhores soluções baseadas em Metodologia Ágil!

Como você viu ao longo do artigo, a metodologia ágil visa acelerar as entregas com autonomia e qualidade. Se você busca isso para a sua empresa, pode contar com a CTC.

Pensando nisso, a CTC analisa e aloca perfis específicos para formação de squads ágeis dentro das empresas. Assim, há um grupo específico com autonomia suficiente para cumprir o projeto de acordo com o seu planejamento.

Além disso, a CTC tem uma atuação de quase três décadas de atuação no mercado de tecnologia e outsourcing, com mais de 100 clientes da esfera pública e privada.

Então, se você busca um modelo único para o seu negócio, entre em contato com a CTC e conheça todos os produtos e soluções disponíveis para a sua empresa.

E não esqueça de conferir o Blog da CTC para ler outros textos sobre assuntos da área de tecnologia!