Skip to main content

Todo empreendedor que vê o seu negócio crescer tende a pensar nas vantagens da terceirização de serviços.

Isso porque, em detrimento deste crescimento, a equipe de uma empresa tende a não conseguir determinadas demandas específicas e que exigem algum tipo de especialização. Um desses cenários diz respeito ao âmbito tecnológico.

Sobretudo, contar com uma parceria especializada em outsourcing de TI é fundamental para que etapas ligadas à demanda de tecnologia sejam feitas de forma correta e assertiva.

Dessa forma, se você quer entender um pouco mais sobre as vantagens da terceirização de serviços, você está no artigo certo.

Continue conosco e boa leitura.

Afinal, o que é terceirização?

A terceirização (em inglês: outsourcing) entra como uma solução para cobrir uma demanda específica de um projeto ou trabalho dentro de uma empresa, quando se faz necessário um apoio de especialistas ou reforço externo. Em outras palavras, a terceirização diz respeito à contratação de profissionais ou empresas que promovam soluções ou serviços específicos. 

Ou seja, ela é o meio que o empreendedor possui para atribuir, dentro da corporação, tarefas e missões para outro profissional especializado em determinada área, sem estar diretamente ligado a ela.

Mas por que terceirizar? 

Algumas tarefas cotidianas dentro de uma corporação exigem especialização e, em outros casos, tempo e até mesmo desvio de função de um colaborador.

Um exemplo prático é quando você não possui uma equipe especializada em TI em sua empresa. No entanto, um colaborador possui algum conhecimento na área, ainda que não seja esta a sua área de atuação. Nesse cenário, existem alguns riscos, como o do colaborador não executar o serviço de forma adequada ou de oferecer um curso de capacitação e deixá-lo sobrecarregado.

Por esta razão, contar com uma infraestrutura de rede desenvolvida por uma equipe terceirizada e especializada no assunto é a melhor forma de solucionar o problema.

A melhor maneira de pensar nas vantagens da terceirização de serviços é o planejamento. É necessário que o empreendedor faça uma análise minuciosa a respeito do que está ou não funcionando dentro da empresa.

Dessa forma, é possível identificar onde estão os pontos a melhorar e avaliar a necessidade da terceirização. 

A terceirização vale a pena para uma empresa?

É possível concluir com o tópico anterior que a terceirização vale a pena em um cenário onde a empresa necessita de gente especializada. 

Com a CTC, por exemplo, o empreendedor pode economizar através da terceirização ao optar por automação de processos. 

Ou seja, é preciso que exista uma brecha que a equipe não seja capaz solucionar. Por isso, ao pensar nas vantagens da terceirização, deve-se analisar, primeiro, os processos da sua empresa. 

Como funciona a terceirização?

Primeiramente, o gestor identifica a falha ou necessidade de uma equipe especializada que não faz parte do seu grupo de colaboradores.

Em seguida, ele deverá fazer uma pesquisa para encontrar a empresa ideal para assumir a responsabilidade pela tarefa. 

Um ponto de atenção quando se pensa em vantagens da terceirização é que, quando ocorre este tipo de acordo, os colaboradores da empresa contratada não possuirão vínculo empregatício com o empreendimento que solicita o serviço.

vantagens da terceirização

Terceirização e outsourcing são a mesma coisa?

Antes de mais nada, embora o outsourcing, quando traduzido para o português, significa terceirizar, existem diferenças entre os dois termos.Ambos oferecem, de modo geral, soluções em casos específicos de serviços que estão em falta em uma empresa.

No entanto, quando se fala em terceirização, pensamos em um serviço que não requer nenhum tipo de conhecimento técnico ou especializado.

Por outro lado, quando se fala em outsourcing, tratamos de profissionais especializados e capacitados para exercer uma atividade específica. 

Em outras palavras, o outsourcing oferece um time de colaboradores que darão um suporte essencial à empresa. A CTC, por exemplo, oferece o outsourcing da gestão de TI de uma empresa. 

Conheça alguns exemplos de terceirização

Agora que você sabe a diferença entre terceirização e outsourcing, podemos dar o próximo passo. Alguns exemplos de terceirização mais comuns utilizados no Brasil, são:

  • Serviços de limpeza: este é um dos serviços mais terceirizados no Brasil, principalmente quando se pensa em grandes corporações;
  • Call Center: Essa é uma contratação rotineira em grandes empresas. Terceirizar o serviço de atendimento ao cliente é uma prática comum, visto que construir uma central de atendimento requer muito espaço e, muitas vezes, alto investimento;
  • Empresas de TI: também é possível contratar pessoal especializado em serviços ligados à tecnologia da informação. No entanto, para este cenário, o ideal é contar com empresas que prestem outsourcing em razão da complexidade do serviço. 

Qual o cenário atual da terceirização no Brasil?

Este é um tópico importante no que concerne às vantagens da terceirização de serviços. Isso porque, com a pandemia, muitas empresas adotaram o home office como estratégia para manter o trabalho contínuo.

No entanto, essas mesmas empresas perceberam que esta escolha impactou positivamente no dia a dia de trabalho dos colaboradores. Por isso, a terceirização de serviços comuns como o de limpeza, por exemplo, decaíram. Enquanto outros, como o outsourcing de TI, tiveram sua demanda aumentada.

Quais são as principais vantagens da terceirização?

Agora que você conhece um pouco mais a fundo a diferença entre terceirização e outsourcing, que tal conhecer as principais vantagens da terceirização?

Acompanhe conosco.

Foco no core business da empresa

Ao terceirizar uma atividade a uma empresa, você possibilita um maior foco nas atividades que realmente interessam a sua empresa. 

Em outras palavras: são as atividades propostas pelo seu empreendimento que geram lucro a ele, não é? 

Por isso, ao pensar nas vantagens da terceirização, lembre-se que você terá mais tempo para investir na sua criatividade para o que realmente importa.

Além disso, quando um gestor volta a sua atenção para outro tipo de trabalho que não diga respeito a sua empresa, a consequência pode ser o pior cenário.

Isso porque um líder de um empreendimento precisa estar atento às necessidades e cumprimento de tarefas de sua equipe. Por este motivo, entenda: o foco nas tarefas e profissionais da sua empresa é essencial para que ela continue a crescer.

Economia de recursos

Antes de mais nada, entenda que gerir atividades que não digam respeito ao seu negócio requer tempo e recurso. No linguajar dos negócios: “tempo é dinheiro”. Por esta razão, a terceirização de serviços já é algo vantajoso.

Além disso, a economia de recursos também perpassa pela expertise da empresa contratada para realizar o serviço. Afinal, esse é o propósito da terceirização: assegurar mais eficiência e produtividade. 

Por esta razão, entenda que qualquer corporação que não possua conhecimento técnico em determinada área deve contar com um serviço terceirizado. 

Integração da empresa

Com um menor número de funcionários, a hierarquia da empresa tende a ficar mais organizada. Em outras palavras: com menos pessoal ligado diretamente a empresa, é mais simples ordenar e fiscalizar seções e departamentos.

Outra vantagem ligada ao tópico, é que quanto menor o número de funcionários, maior se torna a proximidade entre eles. Esse ganho acelera e torna mais assertiva a execução das tarefas do dia a dia.

No âmbito da gestão, gerir um menor número de colaboradores torna possível que um chefe esteja mais próximo de seus funcionários. Por consequência, ele se torna capaz de identificar suas necessidades e, sobretudo, garantir uma liderança assertiva. 

Mais agilidade na tomada de decisões

De antemão, pode parecer óbvio. Em tese, quando uma empresa busca a terceirização ela requer, sobretudo, especialistas para lidar com algum tipo de adversidade.

Com serviços especializados, se torna possível pensar em soluções assertivas sem passar por “áreas desconhecidas”, que demandam tempo e, por consequência, atrasam decisões.

Possibilidade de crescimento sem grandes investimentos

Pode parecer contraditório, uma vez que ao contratar uma empresa terceirizada é necessário fazer um investimento. Todavia, em geral, esse dinheiro investido é inferior se comparado ao que seria gasto investindo na própria empresa.

Por esta razão, para garantir que a terceirização valerá a pena em termos monetários, é preciso colocar os valores no papel. Lembre-se também que terceirizar serviços garante uma equipe mais engajada e uma maior proximidade dos colaboradores.

A longo prazo, é possível que a tendência seja o fortalecimento e também da competitividade da sua corporação. Uma vez que ela estará totalmente focada em suas tarefas principais.

vantagens da terceirização

Agora que você sabe tudo sobre terceirização, você precisa conhecer a CTC

Ao pensar nas vantagens da terceirização e descobrir que existe outro patamar de especialização para este tipo de serviço, que é o outsourcing, você entende que, se precisar de um serviço especializado, será necessário contar com uma parceria com um grupo como a CTC.

Isso porque atuamos há quase 3 décadas no mercado e somos referência no que diz respeito a soluções e implantações tecnológicas. Aqui, analisamos e alocamos perfis específicos para formação de Squads (Scrum master, PO etc.)  E, também, alocamos especialistas no time de desenvolvimento e infraestrutura para projetos internos coordenados. 

Entre em contato conosco e descubra todos os produtos e serviços que sua empresa pode adquirir com a CTC.Para acompanhar mais notícias do mundo da tecnologia, soluções para o seu empreendimento e outras novidades, continue acompanhando o Blog da CTC.