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Quem atua no segmento de saúde sabe muito bem como é importante dar atenção à jornada do paciente. Trata-se de uma série de eventos, que vão desde o agendamento de uma consulta até o acompanhamento de uma doença crônica ou pós cirúrgico.

Ou seja, a jornada do paciente não é apenas um único ponto de contato. Ela envolve todo um ecossistema de experiências e o engajamento do paciente é determinante para um desfecho positivo..

Nesse sentido, as soluções para saúde são excelentes opções para otimizar a jornada do paciente. Isso porque, atuam na otimização dos processos indispensáveis para uma cadeia de saúde inteligente e sustentável.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você saiba como ser eficiente em todas as etapas da jornada do paciente. Continue lendo e confira!

O que é a jornada do paciente? 

A jornada do paciente está relacionada à experiência do paciente no decorrer de um atendimento de saúde. Mas ela começa no primeiro contato com a instituição de saúde e se prolonga até a fase pós-hospitalar.

Ou seja, a jornada do paciente diz respeito à cadeia de eventos que ocorrem antes, durante e depois da interação da pessoa com o sistema de saúde.

Isso significa que ela se aplica a todos os pacientes, inclusive os que procuram ajuda médica apenas para uma consulta de rotina, ou até mesmo servindo de acompanhante de um familiar ou amigo.

Na prática, a jornada do paciente incorpora todas as áreas de um estabelecimento de saúde, até mesmo as virtuais, já que hoje o paciente pode ter uma interação com a equipe de saúde em casa. Além disso, ela envolve os cuidados e metodologias especializadas em atendimento e tratamento.

Uma estratégia eficaz desse conceito que abarca todas as questões de relacionamento são:

  • Acessibilidade na instituição
  • Educação e conscientização;
  • Diagnóstico e tratamento;
  • Saúde proativa e contínua para alcançar o bem-estar;
  • Fidelização do paciente.
CTC | Jornada do paciente: como ser eficiente em todas as etapas?

Afinal, como é a jornada do paciente?

A jornada do paciente não é, de forma categórica, a mesma percorrida na jornada do cliente. Esse é um conceito do marketing e, de modo geral, a primeira compõe-se de 4 etapas.

  • Descoberta: o usuário realiza um “auto diagnóstico” considerando seus sintomas e identifica uma possível doença;
  • Seleção: essa é a fase mais importante, uma vez que o usuário pesquisará por instituições de saúde e, assim, vai decidir onde fará a consulta;
  • Atendimento: nessa etapa, o paciente averigua questões como cordialidade, humanização e profissionalismo para saber como foi seu atendimento;
  • Avaliação: o usuário acessa seu site de avaliação ou redes sociais para avaliar sua experiência desde o começo até o fim de sua jornada.

Quais os desafios da jornada do paciente?

Mapear a jornada do paciente pode criar alguns desafios à instituição. Isso porque, a pesquisa não pode ser rasa. Ou seja, necessita de contribuições de todas as partes interessadas: usuários e profissionais de saúde.

Entre os maiores desafios desse processo, podemos destacar o fato de precisar lidar com todas as necessidades do paciente. Além disso, o engajamento antes, durante e depois do tratamento é essencial.

A instituição de saúde também deve garantir um atendimento humanizado e cuidadoso. É preciso assegurar que todo o processo seja de alta qualidade e é fundamental manter todos os processos integrados, além de promover uma gestão financeira eficiente.

Como as soluções da CTC favorecem a jornada do paciente?

As soluções healthcare têm como objetivo aumentar a qualidade e a segurança do cuidado ao paciente. Elas também fortalecem a interação entre profissionais de saúde e pacientes.

Exemplo disso é o que a CTC oferece. Contamos com soluções de Agendamento e de Check In, que fazem total diferença na jornada do paciente. A seguir, apresentaremos em que nossas soluções favorecem a caminhada do usuário.  

Facilita o primeiro contato com o hospital ou clínica de saúde

Quando o paciente entra em contato com um hospital ou clínica de saúde, ele está consciente de que precisa marcar um procedimento.

Assim, nessa fase, é fundamental que a unidade de saúde mantenha os meios de contato acessíveis em todos os canais de comunicação.

Para que o atendimento seja eficiente, os canais disponíveis devem ser precisos. De nada adianta manter linhas telefônicas que estão sempre ocupadas ou uma solução online para agendamento que não funciona.

CTC | Jornada do paciente: como ser eficiente em todas as etapas?

Cuida do engajamento do paciente durante a jornada

Engajamento diz respeito ao interesse, participação e envolvimento do paciente com a instituição de saúde. Como a jornada é longa, é fundamental que todos os processos sejam eficientes e de qualidade.

A tecnologia torna a experiência muito melhor, garantindo uma boa relação do usuário com a unidade de saúde e os profissionais responsáveis. Aliás, um atendimento diferenciado faz toda a diferença, e é exatamente o que as soluções da CTC oferecem.

Reduz o tempo entre as etapas da jornada do paciente

A morosidade na jornada do paciente impacta diretamente na percepção do usuário dos serviços de saúde. Sem dúvidas, esse é um ponto determinante e crítico, pois pode agravar um quadro de doença e até desencadear óbitos.

Portanto, é essencial entender e investir em modos de diminuir o tempo de agendamento, de procedimentos e de resultados de exames.

A CTC conta com ferramentas que marcam uma consulta de forma online e oferece métodos digitais de suporte à telemedicina – tudo para simplificar e otimizar a jornada do paciente.

Torna a jornada do paciente prática e dinâmica

Devemos sempre entender que o paciente está passando por um momento delicado em sua vida. Por esse motivo, a instituição deve proporcionar uma jornada prática e dinâmica. A falta de orientação pode deixar o paciente confuso e assustado.

Assim, é necessário que todos os envolvidos sejam gentis e busquem facilitar a todo momento os processos. As soluções da CTC prezam por isso, tornando a jornada fácil e fluida.

Na prática, garantimos que ele resolva seus problemas de forma proativa e sem contratempos.

Melhora a qualidade do atendimento

Todo paciente quer ter uma experiência de qualidade no atendimento. Para isso, é interessante analisar toda a experiência do ponto de vista do usuário da unidade de saúde.

Manter um ambiente agradável e confortável, por exemplo, torna o atendimento presencial muito melhor. Nesse ponto, a tecnologia também ajuda os profissionais de saúde, por meio da automatização de tarefas operacionais. 

Com ela, você pode enviar mensagens de confirmação de exames, consultas e tratamentos de maneira intuitiva e simples, por exemplo.

A CTC te ajuda a melhorar a jornada do seu paciente!

A CTC acredita no potencial da tecnologia e atua há mais de 27 anos para desenvolver soluções que transformam a vida das pessoas. Nossos sistemas são modernos, eficientes e atuam em todas as fases da jornada do paciente, garantindo que ela seja otimizada e prazerosa.

Sendo assim, para que você otimize a jornada do paciente em sua instituição de saúde, entre em contato com nossa equipe e saiba como podemos ajudá-lo!

CTC | Jornada do paciente: como ser eficiente em todas as etapas?