Sistema Hospitalar: conheça as soluções da CTC!

sistema hospitalar

Contar com um sistema hospitalar é fundamental no ambiente da saúde. Isso porque, essa ferramenta tem funcionalidades que facilitam a rotina, organizam processos e ajudam a monitorar indicadores.

Obviamente, os bons resultados só são alcançados quando a instituição de saúde firma parcerias estratégicas. Nesse sentido, CTC é especializada em soluções healthcare e oferece uma variedade de ferramentas para este segmento.

Ao longo deste post, você poderá conhecer um pouco mais sobre os recursos disponíveis e entenderá como eles podem fazer a diferença na vida das pessoas. Boa leitura!

A importância de um sistema hospitalar

O desenvolvimento tecnológico constante é uma prova de que a área merece ser acompanhada de perto. Quando voltamos nossa análise para o segmento da saúde, isso se torna ainda mais evidente.

Todos os dias, hospitais e clínicas precisam lidar com informações sigilosas de várias fontes. Em resumo, são procedimentos médicos e administrativos, fichas de cadastros, relatórios e termo de adesão ao tratamento dos pacientes. 

sistema hospitalar

Como manter tudo isso organizado e fácil de ser acessado? Esse é um trabalho difícil de ser executado manualmente.Sendo assim, a inovação e digitalização de processos são diferenciais importantes.

Veja alguns dos benefícios de adoção de tecnologia no segmento hospitalar:

  • Controle dos processos: visão geral de todos os processos internos da instituição. Com isso, o fluxo de informações se torna mais ágil e os serviços médicos passam a ser integrados;
  • Segurança no acesso à informação: um sistema hospitalar confere uma maior confiabilidade aos dados dos pacientes, já que eles estarão reunidos em apenas um banco de dados. Esses dados podem ser acessados pelos profissionais certos de qualquer dispositivo com acesso à internet;
  • Diminuição dos erros médicos: um sistema hospitalar informatizado permite que o atendimento ao paciente se torne mais seguro. Isso facilita o cotidiano dos profissionais e reduz erros;
  • Satisfação do paciente: com mais agilidade no processo e economia de recursos, a informatização diminui o tempo de espera e melhora a experiência do paciente.

Conheça as soluções para healthcare da CTC

Com mais de 27 anos no mercado, a CTC se consolidou como uma das maiores empresas de soluções tecnológicas e outsourcing no mercado, especialmente na área da saúde

Atendemos em 100% do território brasileiro e realizamos mais 2,5 milhões de atendimentos todos os anos. 

Aliás, inovação, profissionalismo e foco nas demandas dos clientes são atributos que conquistaram a confiança de grandes instituições de saúde, como Unimed, Ministério da Saúde, Hospital Santa Paula e Fundação Zerbini.

O que todos eles têm em comum? Buscavam por sistemas hospitalares que fossem realmente eficazes e que fizessem a diferença em seu cotidiano. Continue a leitura e conheça as soluções oferecidas pela CTC.

Autoatendimento

Longos tempos de espera são a principal fonte de insatisfação entre os pacientes. Esse, de fato, é um grande problema!

Aqui, vale destacar as conclusões da Pesquisa Nacional de Assistência Médica Ambulatorial Hospitalar, especialmente o artigo “Utilização de quiosques de autoatendimento e sua associação com tempos de espera em departamentos de emergência nos Estados Unidos”.

O estudo analisou 40.528 atendimentos de emergência. A conclusão foi de que o autoatendimento tem grande potencial, recebendo uma boa avaliação de quem já o utiliza.

Em nosso modelo de regressão linear, o tempo de espera em PS com serviços de auto check-in foi 56,8% menor em comparação com os que não possuem esses serviços. Portanto, dar autonomia ao paciente se mostrou uma grande estratégia.

Agendamento

O Agendamento simplifica todo o processo de agendar uma consulta ou exame. O paciente pode fazer isso pelo celular ou computador em poucos minutos.

Essa é mais uma clara contribuição da tecnologia para o cotidiano de hospitais e clínicas. Afinal, marcar um procedimento não precisa ser algo demorado e complexo.

Check-in

O Check-in agiliza a confirmação dos dados pessoais e elegibilidade antes do paciente chegar ao hospital. Dessa forma, há uma grande facilidade para quem não quer pegar filas ou aguardar o atendimento na recepção.

Elegibilidade

A Elegibilidade é um sistema integrado com as operadoras de saúde. Assim, é possível validar em tempo se o paciente está elegível para efetuar consultas e exames.

Experiência do Paciente

A experiência do paciente se torna otimizada, já que nossos serviços facilitam essa jornada. Contamos com:

  • Integração com o TASY, MV ou outro ERP;
  • Canal único de comunicação;
  • Segurança no compartilhamento de dados;
  • Interface de controle de acesso;
  • Comunicação com demais parceiros;
  • Padronização de interoperabilidade utilizando o HL7.

FAQ: Dúvidas frequentes sobre os sistemas hospitalares da CTC

A CTC desenvolve soluções que transformam. No entanto, a transformação só é possível quando os gestores e usuários entendem todo o potencial dos sistemas hospitalares. Veja, a seguir, as dúvidas mais frequentes sobre os nossos produtos!

sistema hospitalar

As soluções são destinadas apenas a hospitais?

O sistema hospitalar não se destina apenas a hospitais. Eles são os grandes beneficiados por esse tipo de solução, mas clínicas de saúde e laboratórios, por exemplo, também podem aproveitar seus diferenciais.

Como funciona o autoatendimento?

Primeiramente, o paciente passa por um procedimento de agendamento. Depois disso, o paciente pode realizar o check-in online, por meio do computador.

Na clínica ou hospital, o paciente pode confirmar o seu agendamento via totem. Em seguida, basta dar entrada na sua consulta previamente agendada.

O Check-in consegue reduzir o tempo de espera do paciente?

Nossa solução é capaz de reduzir consideravelmente o tempo de espera dos pacientes. Em geral, ele cai de 20 minutos para 2 minutos. Lembrando que isso impacta no bem-estar do paciente e no próprio fluxo de trabalho.

O Agendamento permite marcar que tipo de procedimento?

O paciente poderá agendar consultas e exames médicos. Essa é uma forma moderna e simples de melhorar a comunicação entre a instituição e seus usuários.

Por quais canais o paciente consegue agendar a consulta?

Na hora de agendar uma consulta ou exame médico, o paciente pode escolher diversos canais, como: computador, tablet ou smartphone. Para isso, o acesso à internet é fundamental.

Conte com a CTC e modernize seu atendimento em saúde!

A CTC acredita que tecnologia e saúde podem (e devem) caminhar lado a lado. Aliás, em quase três décadas de existência, já ajudamos inúmeras instituições e milhões de pacientes a encontrarem um atendimento de qualidade, rápido e assertivo.

Neste post, você entendeu a importância do sistema hospitalar e conheceu um pouco mais sobre as soluções disponíveis. Mas, caso ainda tenha dúvidas ou queira conversar um pouco mais sobre as possibilidades, entre em contato com nossa equipe!