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O dado anonimizado é um conceito que traz muitas dúvidas e questionamentos. No entanto, utilizá-lo torna a vida em uma corporação mais segura e é uma maneira de proteger dados pessoais.

Por isso, implantar soluções como outsourcing em ti no seu empreendimento é um meio para garantir a segurança dos dados da sua empresa. Além disso, a medida permite visar um futuro seguro, automatizado, eficaz e que esteja de acordo com as regras vigentes.

Sobretudo, o dado anonimizado desvincula os dados pessoais de um indivíduo do seu titular. Isso quer dizer que a anonimização garante que a pessoa não seja identificada mesmo após a entrega de alguma informação pessoal.

Por fim, se você quiser se aprofundar mais sobre o tema e implementá-lo em seu negócio, este texto foi feito para você. Boa leitura! 

O que é dado anonimizado?

Para melhor entender o que é um dado anonimizado, precisamos perpassar por conceitos aplicados pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). O primeiro destes conceitos se relaciona à definição de dados pessoais.

Por isso, entenda: a LGPD define como dado pessoal qualquer informação que seja capaz de identificar uma pessoa. Alguns exemplos desses dados são: nome, CPF, e-mail, cidade, foto, dentre outros. 

Ou seja, qualquer fragmento que permita identificar um indivíduo é considerado um dado pessoal.

Sendo assim, a anonimização de dados é o processo que não seja possível identificar uma pessoa por meio desses dados.

Isso porque o dado anonimizado é uma técnica que possibilita, ao processar dados de um indivíduo, que eles não sejam passíveis de identificação. 

Por fim, podemos concluir que um dado anonimizado é um método que busca preservar informações privadas. 

Isso se aplica de forma positiva em uma empresa.Ou seja, a técnica preserva a credibilidade das informações coletadas e repassadas.  

Se você ainda não entende a Lei Geral de Proteção de Dados, confira o artigo exclusivo da CTC LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) em apenas cinco passos para entender como esta lei impacta o cenário comercial.

dado anonimizado

Quando é necessária a anonimização de dados?

A LGPD recomenda o dado anonimizado em alguns cenários. O primeiro deles diz respeito a estudos realizados por órgãos de pesquisa. Ou seja, quando um indivíduo compartilha seus dados para algum tipo de levantamento estatístico.

Outro cenário recomendado pela LGPD, no que se refere ao tema, é aquele em que estudos voltados para a saúde pública devem incluir essa metodologia.

Isso pelo fato de que a lei estabelece que a anonimização é uma boa prática para preservar dados pessoais. Essa ação garante, dessa forma, a privacidade do indivíduo. 

Por consequência, a prática é capaz de garantir que um dado não vaze e vire alvo de fraude e roubo de identidade.

A LGPD exige o dado anonimizado?

A LGPD recomenda o dado anonimizado em algumas situações, não o tornando uma prática obrigatória.

No entanto, essa é uma boa saída para uma empresa, que poderá fazer uso da informação cedida por um indivíduo e ainda agir em conformidade com a lei. Assim, a não identificação de uma pessoa, como já dito, é obrigação prevista para as corporações.

Isso, além de garantir um trabalho que esteja alinhado com as exigências previstas na LGPD, pode gerar credibilidade para a sua empresa. 

Sobretudo, você já deve ter visto em algum noticiário que uma corporação teve dados de clientes vazados em razão de algum ciberataque. Esse cenário gera descredibilidade e dores de cabeça para qualquer empreendedor.

Como transformar informação em dado anonimizado?

Primeiramente, é importante entender que existem maneiras para tornar um dado anonimizado. 

Dessa forma, é importante ressaltar que estas técnicas se aplicam por empresas especializadas no assunto, como é o caso da CTC.

De antemão, três estratégias são comuns nesse cenário. Por isso, se você deseja aplicá-la ao seu negócio, entenda a diferença entre cada uma delas a seguir.

Supressão de dados

A técnica de supressão de dados é aquela que permite a remoção de dados passíveis de identificação da base de informações de uma corporação.

Para que isso seja possível, um exemplo é excluir digitidos de um número telefônico ou nomes em uma tabela de pesquisa. 

Em razão da exclusão ser definitiva, esta é uma das técnicas de dado anonimizado mais eficazes e utilizada.

Encobrimento de caracteres

Antes de mais nada, o nome sugere a forma como a técnica é feita. O encobrimento de caracteres é, portanto, uma excelente ferramenta para garantir um dado anonimizado,

Isso porque essa estratégia utiliza caracteres de símbolos para “cobrir” determinadas informações de um indivíduo. 

Um exemplo, nesse cenário, quando um telefone é intitulado como um dado pessoal, é utilizar siglas como hashtags, x e outros para encobrir a informação e garantir a privacidade de uma pessoa.

Assim, vale ressaltar que essa técnica é, geralmente, utilizada para fins estatísticos, o que garante que a anonimização não seja comprometida.

Generalização

Essa técnica utiliza a divulgação de dados em formas mais genéricas. Por exemplo, quando as idades são propagadas em forma de faixa etária ou quando um determinado CEP é substituído por uma região do país.

No entanto, nesse cenário, é preciso cautela. Isso porque categorias muito estreitas a uma determinada região podem ajudar algum cibercriminoso e identificar um titular do dado fornecido. 

dado anonimizado

Como implementar a anonimização de dados na empresa?

Para implementar o dado anonimizado na sua empresa é necessário contar com uma organização especializada no assunto. A CTC, responsável por parcerias de sucesso e gestão de serviços em órgãos públicos, pode ser a solução para o seu negócio.

Contudo, se você ainda não está convencido da importância de um dado anonimizado, pode contar com um consultoria profissional, também oferecida pela CTC e seu time de especialistas.

Como a CTC pode ajudar sua empresa?

Agora que você sabe mais sobre dado anonimizado e como ele é importante para a sua empresa, ressaltamos que a CTC acredita em seu negócio. Oferecemos soluções completas para otimizar e promover a segurança dos seus processos e operações.  

Em quase três décadas de existência, já auxiliamos diversas instituições a tornarem seu ambiente mais tecnológico, eficiente e organizado.

Por isso, não perca tempo e procure as melhores soluções em tecnologias com um parceiro que é referência no mercado. Entre em contato com nossa equipe! Por fim, você pode acompanhar nossas soluções e notícias no Blog da CTC.