Skip to main content

Antes de mais nada, o tema ataque cibernético permeia um dos piores pesadelos de pequenas e grandes empresas. Todavia, muitas vezes, por descaso ou por achar que nunca vai acontecer, alguns empreendedores deixam o assunto de lado.

Por isso, implantar soluções como outsourcing de ti no seu empreendimento é a garantia de um futuro seguro, automatizado e eficaz. 

Sobretudo, ligar o alerta para o tema é importante. Isso porque são diversas as maneiras em que um ataque cibernético pode acabar se tornando um pesadelo do empreendedor. 

Imagine um cenário onde dados importantes, confidenciais ou até mesmo dinheiro são roubados por falta de proteção especializada? Por isso, é importante saber que toda empresa está suscetível a este tipo de risco.

Ainda que a recente Lei nº 14/1555 tenha tornado a pena ainda mais dura para aqueles que cometem esse tipo de infração contra a lei, hackers ainda continuam atuando para desestruturar e encontrar brechas em sistemas de empresas.

Então, se você deseja se aprofundar no assunto com a CTC, uma empresa que atua há quase 3 décadas e é especialista neste tipo de assunto, você está no artigo certo. Boa leitura.

O que é ataque cibernético?

Primeiramente, um ataque cibernético, sendo voltado ou não para uma empresa, diz respeito a uma tentativa de invasão. Sobretudo, essa invasão é feita com o intuito de lesar, roubar ou até mesmo destruir uma rede ou sistema que possua conexão com a internet.

Além disso, essas empresas também são capazes de oferecer maiores recompensas em razão da invasão. 

Muitas vezes, para recuperar dados perdidos, alguns empresários optam por pagar os criminosos para obter o que foi perdido, para que a notícia não seja divulgada, o que acaba manchando a reputação da organização. 

Por consequência, as empresas são vistas como a menina dos olhos de hackers que querem testar suas habilidades. Por isso, entenda com como esse tipo de ataque pode acontecer.

Como esse crime acontece?

Sobretudo, são várias as razões e motivações para que um ataque cibernético possa acontecer. No entanto, é importante compreender que a sua empresa já pode ser vítima de um ataque e sua equipe sequer ter ciência disso.

Isso porque, alguns ataques cibernéticos, tem sua origem em acessos a sites indevidos, muitas vezes de usuários leigos dentro da própria organização. 

Por isso, é importante compreender que, para dar início a uma grande dor de cabeça como essa, basta um clique em um link que pode parecer inofensivo. 

Sendo assim, é importante ter cuidado ao acessar alguns sites e baixar arquivos sem ter a confiança em seu site de origem.

Por fim, é importante ressaltar que é imprescindível treinar os colaboradores no que se refere ao tema e também educá-los em sua importância. Isso porque saber as motivações e as portas de entrada de um ataque cibernético pode impedir que eles aconteçam.

Ataque cibernético: saiba como acontece, quais os seus tipos e como combater.

Quais são os tipos de ciberataques mais comuns?

Conforme supracitado, a porta de entrada mais comum de um ataque cibernético em uma empresa está em ações dos próprios colaboradores.

Tendo isso em vista, listamos um apanhado das invasões mais comuns em um cenário corporativo. Então, se você ainda não tem uma equipe especializada ao seu lado, passe a mensagem adiante para que isso não vire um problema real na sua empresa.

Além disso, vale citar que o Brasil é o terceiro maior alvo de ataques cibernéticos no mundo, seja em um ambiente corporativo ou invasões mais simples, que visam a pessoas comuns. 

Por fim, ressaltamos que a CTC, como fábrica de software especializada, possui todo o suporte e expertise necessários para montar a sua infraestrutura de rede e também evitar que um ataque cibernético assole sua empresa. Acompanhe.

Backdoor

Esse é um dos principais meios de ataque cibernético e atua como um trojan, popularmente conhecido como cavalo de tróia. Em sua forma mais avançada, os trojans são capazes de abrir canais de comunicação entre o dispositivo infectado e o hacker.

Em resumo, quando um dispositivo é infectado por um Backdoor, o hacker torna-se capaz de acessar o dispositivo do outro usuário de forma remota. Isso torna possível deletar arquivos, enviar e-mails e até mesmo instalar outras ferramentas maliciosas.

No entanto, vale ressaltar que, embora o Backdoor utilize habilidades ligadas ao trojan, esses malwares são aplicados de formas diferentes. 

Ransomware

Em resumo, este programa malicioso é um software utilizado para bloquear o acesso de um computador ou uma série de computadores. Em sequência, é comum que os cibercriminosos exijam algum tipo de “resgate” para desbloqueá-lo.

Por isso, ter uma equipe que forneça softwares, ou seja: arquivos capazes de neutralizar este tipo de infecção, é essencial para evitar esta dor de cabeça.

Vale ressaltar que o Ransomware, de forma geral, infecta computadores por meio de arquivos baixados por usuários na internet. A dica aqui é tomar muito cuidado antes de baixar qualquer arquivo no computador de uma empresa.

Phishing

Este também é outro tipo de malware que costuma infectar o dispositivo por meio de arquivos baixados, por exemplo, por e-mail. 

A finalidade de um phishing, em resumo, é levar os usuários a revelarem dados que são sigilosos. Entre esses dados, podemos citar o CPF, dados bancários, senhas etc.

Sobretudo, esta é uma das técnicas mais utilizadas quando o tema permeia ataque cibernético. Por isso, a dica é não repassar qualquer dado pessoal se o e-mail não for confiável.

Spoofing

Um spoofing se trata de um link malicioso que, se clicado, já é suficiente para que você tenha se tornado alvo de um ataque cibernético. 

Esse ataque se dá quando o hacker se passa por uma pessoa ou marca que você conhece. Por consequência, este malware pede para que você lhe confie dados ligados a suas informações pessoais. 

Assim, o usuário afetado acaba por estar sujeito a sofrer fraudes do tipo financeiro e até mesmo roubo de identidade.

Em alguns casos, para tentar dar “mais credibilidade” a este tipo de golpe, os criminosos podem até mesmo entrar em contato por telefone. Em sequência, eles afirmam pertencer a uma determinada marca, conforme mencionado.

Por isso, mais uma vez: é imprescindível ter o cuidado de não passar informações pessoais e, principalmente, clicar em links suspeitos. Para evitar este tipo de cenário e “filtrar” este tipo de malware, conte com a CTC e suas soluções para proteger seus dados.

Manipulação de URL

Conforme o próprio nome sugere, o hacker cria um ambiente semelhante a um site costumeiramente visitado.

Em sua maioria, o ataque cibernético ligado a manipulação de URL acontece para que os criminosos tenham acesso a contas onde o seu dinheiro está depositado. 

Por isso, sempre que entrar em seu banco por meio digital, confira se o endereço do navegador realmente corresponde ao endereço que você realiza suas transações de forma segura. 

Por fim, a dica para evitar este tipo de cenário é a mesma das anteriores: cuidado com os links, principalmente de e-mail. Outra maneira de saber se o site é confiável ou não é ficar atento à visualização de um cadeado, que fica ao lado do endereço que você está.

Ataque DoS

Também conhecido por ataque de negação de serviço, este tipo de ataque cibernético consiste em uma tentativa de realizar uma sobrecarga em um servidor de forma que o sistema fique indisponível para seus usuários.

Ou seja, é como se o hacker simulasse diversos acessos a um website simultaneamente. Esse excesso de acessos sobrecarrega o sistema do website, que não está preparado para receber tantos usuários de uma vez.

Em geral, este tipo de ataque não costuma trazer dado interno ao sistema do alvo. No entanto, a empresa que sofre esse ataque cibernético fica temporariamente sem poder realizar o seu serviço.

Ataque DDoS

Não pense que este é um tópico repetido. Esse “D” a mais em um ataque como o anterior caracteriza uma ação parecida, mas com “camadas” a mais de dificuldade para o hacker. O que, por consequência, torna mais difícil a recuperação do website.

O que caracteriza um ataque DDoS é um cenário onde o hacker invade um computador principal em uma rede.

Em sequência, esse computador central em uma empresa, “escraviza” outras máquinas a fim de que elas acessem um determinado servidor simultaneamente. 

O fim do jogo você já conhece: sobrecarregar um servidor para que ele não possa ser utilizado por ainda mais tempo.

Ataque DMA

Para entender o que é um ataque DMA, é preciso saber o conceito de criptografia de dados. A criptografia, no que diz respeito a segurança virtual, são dados que só podem ser lidos e processados se descriptografados.

Sendo assim, um ataque DMA perpassa pela invasão da memória de um computador sem a necessidade de que um componente esteja secretamente instalado.

O perigo, nesse tipo de ataque, se baseia no acesso de todos os dados que estão no computador de uma empresa. Sobretudo, a criptografia é quebrada justamente em razão dessa invasão remota. 

Eavesdropping

Essa é uma técnica de ataque cibernético que visa a violação da confidencialidade do usuário afetado. Inclusive, este tipo de técnica é utilizada de diversas maneiras. 

O hacker pode, assim como em outros casos, até fazer contato telefônico com a vítima, a fim de extrair seus dados.

No entanto, diferente das outras modalidades de ataques cibernéticos, o eavesdropping apenas armazena informações confidenciais, tornando a identificação do golpe ainda mais difícil.

Decoy

Em resumo, o Decoy é um dos tipos de ataque cibernético que é preciso ter muito cuidado. Isso porque, quando aplicado, o hacker simula um programa, como um aplicativo bancário. Através desse mesmo programa, o usuário é induzido a realizar o login e fornecer a senha.

O fim disso é perceptível. Em suma: dados confidenciais roubados, dinheiro na conta esvaziado e outras dores de cabeça infindáveis se você não contar com uma parceira como a CTC.

Shoulder Surfing

Antes de mais nada, para entender o ataque Shoulder Surfing, vamos traduzir a expressão. Significa “esgueirar sobre os ombros”. Ou seja: este ataque não é feito se você instalar qualquer aplicativo em seu computador.

Sobretudo, para que ele aconteça, basta que o hacker “espie” sua tela de computador ou escute uma conversa particular quando você fornece algum tipo de dado sigiloso. 

Por fim, com essas informações sigilosas em mãos, o criminoso é capaz de se passar por você, utilizando seu nome, CPF e outras informações sensíveis.

Ataque cibernético: saiba como acontece, quais os seus tipos e como combater.

O que analisar na rede da empresa para se prevenir?

Para analisar a rede da sua empresa, é imprescindível contar com uma parceira de confiança como a CTC. Isso porque todas as técnicas utilizadas abaixo podem cercear qualquer tipo de ataque cibernético.

Veja algumas metodologias que utilizamos para que o seu negócio fique livre de ataques cibernéticos.

Mapear as fragilidades

É necessário identificar os pontos de fragilidade em uma empresa no que diz respeito a uma infraestrutura de rede. Em sequência, é primordial buscar por brechas de segurança que podem ser a oportunidade para a atuação de um hacker.

Assim, mapear as fragilidades no âmbito digital de uma empresa facilita a implementação de um sistema que garanta a segurança das informações sigilosas da corporação.

Por fim, ter um projeto de Governança de TI, ou seja, um conjunto de operações que visam um melhor funcionamento e segurança dos dispositivos locais é imprescindível para a sua empresa.

Observar o funcionamento de softwares e sistemas

Se você acompanha a CTC, sabe que a transformação digital já é uma realidade. E, por isso, softwares e sistemas que são utilizados devem ser observados em um ambiente corporativo.

Isso porque versões e equipamentos mais recentes possuem mais capacidade para lidar com alguma eventual adversidade relacionada a um ataque cibernético.

Por isso, é preciso checar com sua equipe se os equipamentos estão atualizados e funcionam sem lentidão. Lembre-se de que equipamentos que não estão atualizados são presas fáceis para cibercriminosos.

Realizar backups

Essa é uma prática padrão e que você, com certeza, já ouviu falar de sua importância. Realizar backups de forma periódica é fundamental para recuperar dados em caso de ataque cibernético ou alguma outra razão externa.

Sobretudo, para neutralizar um ataque como o ransomware, que citamos acima, basta que você tenha um backup dos seus arquivos para se livrar deste problema. 

Isso pelo fato de que restaurar os dados das empresas a partir de um backup evita que você pague por um resgate de informações.

Ter um sistema de firewall

Para entender a importância de um firewall vamos traduzir o termo para o português: parede de fogo. Imponente, não é? Um bom firewall é o dispositivo responsável pela segurança que controla o fluxo de dados da sua rede.

Sobretudo, este é um item considerado fundamental para a segurança de uma empresa ou até mesmo em um ambiente particular. Isso porque o firewall atua como um adicional de proteção contra ataques cibernéticos e também aumenta a segurança na rede.

Controlar acessos remotos

Em razão da pandemia, muitos adotaram o Home Office como padrão em suas empresas. Por consequência, é comum que as empresas ofereçam suporte via acesso remoto para seus funcionários. 

No entanto, é importante que a ferramenta utilizada para isso seja segura e livre de riscos. Principalmente pelo fato de que acessar dados da empresa carrega consigo diversos perigos e oportunidades para um ataque cibernético.

Conte com a ajuda da CTC para evitar ataque cibernético!

Agora que você sabe como ocorre o ataque cibernético e compreende a importância da segurança da informação para a sua empresa, ressaltamos que a CTC acredita em seu negócio.

Apostar em Serviços de Valor Agregado (SVA) pode ser a solução para diminuir riscos contra ataques cibernéticos. Isso porque os serviços de valor agregado oferecidos pela CTC, por exemplo, garantem a presença de um time de service desk que atua com linguagem simples para orientar o cliente em boas práticas e ações preventivas contra os ataques supracitados.

Em quase três décadas de existência, já auxiliamos diversas instituições a tornarem seu ambiente mais seguro, tecnológico, eficiente e automatizado.

Por isso, não perca tempo e procure as melhores soluções em tecnologias com um parceiro que é referência no mercado. Entre em contato com nossa equipe! Por fim, você pode acompanhar nossas soluções e notícias no Blog da CTC.