Skip to main content

Uma empresa que deseja ser cada vez mais eficiente precisa contar com o outsourcing de equipamentos de TI. Isso porque, além de agregar eficiência às operações,  o serviço ainda  reduz custos operacionais e torna processos práticos.

O bom gestor é aquele que está sempre em busca de alternativas que possam mudar para melhor sua gestão. 

Por isso, entender o que é outsourcing de equipamentos de TI e como essa estratégia pode significar um diferencial competitivo para sua empresa em um mercado cada vez mais exigente e concorrido se faz necessário.

Entenda o que é o outsourcing de equipamentos de TI

Outsourcing de equipamentos de TI consiste em terceirizar o serviço de tecnologia de sua empresa. A medida visa transferir a execução e o aprimoramento das necessidades que a companhia tem na área da tecnologia para quem, de fato, tem conhecimento técnico. Com isso, a sua empresa precisará se preocupar apenas com o core business.

Essa medida é muito bem avaliada, porque em uma época em que a tecnologia está em constante transformação, dispor de todo investimento e de profissionais que são devidamente qualificados e prontos para dar as manutenções constantes no quadro de funcionários nem sempre é uma missão fácil. 

Assim, ao apostar no outsourcing de equipamentos de TI, sua empresa poderá:

  • Promover a locação de equipamentos de tecnologia e de impressoras
  • Terá suporte técnico diferenciado
  • Contará com profissionais especializados para promover manutenção e atualização de softwares e drivers 
  • Substituição de peças por diferentes problemas

Quais são os tipos de Outsourcing de equipamentos de TI?

A terceirização proposta pelo outsourcing de equipamentos de TI, pode ser dividida de quatro diferentes formas. Entenda como os diferentes serviços são executados.

Hardware as a Service é própria para pequenas e médias empresas 

Em português, a modalidade foi intitulada de Hardware como serviço. O foco do HaaS está em promover uma avaliação para, posteriormente, oferecer os equipamentos adequados. 

O custo deste tipo de serviço não costuma ser alto, mas a medida oferece desde a instalação dos equipamentos, passando pela configuração, suporte técnico e  manutenção. 

Esse contrato pode ser feito de maneira mensal e é indicado para empresas que são classificadas como médias ou pequenas. 

PCaaS é próprio para empresas que querem o que há de mais moderno em equipamentos

As empresas que buscam softwares modernos e que estão prontos para serem usados devem recorrer ao PCaaS. Neste caso, a empresa que contrata poderá ter a disposição o que há de mais moderno em dispositivos como:

  • tablets
  • notebooks
  • laptops
  • desktops, entre outros.
outsourcing de equipamentos de ti (1)

A empresa ou profissional contratado que presta esse serviço executará o gerenciamento de todos os equipamentos que foram disponibilizados ao contratante. Para quem contrata é uma ótima opção, porque não é necessário investir uma quantia elevada nos equipamentos. 

DaaS é a disponibilização de uma ambiente completo diretamente na nuvem

A nomenclatura DaaS que é definida com Desktop-as-a-service, consiste em uma opção para as empresas que buscam um ambiente virtual, mas completo com um desktop que ofereça: 

  • sistemas operacionais
  • arquivos
  • aplicações

Como os desktops funcionam a partir de máquinas virtuais, o provedor de nuvem é que faz todo o 

  • gerenciamento
  • armazenamento
  • infraestrutura

Assim, é possível fazer uso do ambiente virtual por meio de todos os dispositivos móveis, desde os computadores até celulares. 

Infraestrutura como Serviço (IaaS) 

A IaaS consiste em oferecer o serviço de computação em nuvem que permite a locação dos recursos que estão disponíveis incluindo: 

  • servidores
  • recursos de rede
  • armazenamento
  • máquinas virtuais

A empresa que opta por essa modalidade terá redução dos custos no momento no investimento e na manutenção de um data center, fazendo com que seja responsabilidade da empresa contratada fazer todo o gerenciamento e dar toda a manutenção que a infraestrutura exigir. 

Quais vantagens minha empresa pode ter com outsourcing de equipamentos de ti?

Após pontuar a diferença entre as quatro modalidades existentes no outsourcing de equipamentos de TI, os gestores têm interesse em conhecer as vantagens de fazer uso dela nas empresas. 

Fato é que ele vem para causar uma evolução digital nas empresas de todos os portes tendo como foco: melhorar os processos, economizar e, ainda, fazer com que haja eficiência. 

Por que a prática reduz custos?

A terceirização reduz custos de duas formas diferentes. Primeiro, ao contar com o outsourcing de equipamentos de TI, sua empresa não terá um parque de informática, algo que é considerado de alto custo. Assim, recorrendo a essa modalidade de negócio, o gasto será somente com o que é usado tanto nos equipamentos quanto nos serviços

Falhas são corrigidas de maneira rápida

Com o outsourcing de equipamentos de ti, as falhas causadas devido ao mau funcionamento dos equipamentos são rapidamente corrigidas. Assim, sua empresa não vai sofrer com o atraso nas demandas e a falta de produtividade dos funcionários. 

Há situações em que, as falhas podem resultar em perda de recursos. Assim, quando se promove a contratação de um profissional e/ou empresa especializada, os reparos, quando necessários, são executados de forma rápida e eficaz, pois há conhecimento técnico para resolução precisa da situação.

outsourcing de equipamentos de ti (2

Empresa pode focar apenas em sua atividade principal

Em tempos em que a tecnologia é fundamental para o bom funcionamento de todas as empresas, recorrer ao outsourcing de equipamentos de TI possibilitará que tanto gestores como colaboradores permaneçam focados apenas em sua atividade principal.

Com isso, é possível evitar que o foco e o esforço sejam perdidos em atividades operacionais ou na necessidade de promover o gerenciamento da infraestrutura, pois cabe ao prestador de serviço oferecer todas as condições para que o contratante continue executando as atividades que geram lucro para a empresa. 

Empresa passa a contar com equipamento e sistemas atualizados

Quando o core business não é no segmento tecnológico, é comum que muitos gestores deixem essa modernização em segundo plano. Isso porque, não têm ou deixam para depois a necessidade de apostar na melhoria desse setor na empresa.

No entanto, essa medida, ainda que simples, impacta diretamente no desenvolvimento das atividades dos seus funcionários, impacta no atendimento que o cliente recebe e deixam informações de segurança vulneráveis. 

Entretanto, em tempos em que a LGPD está em vigor, a ação preventiva é acertada, pois desta forma, os dados dos seus clientes permaneçam seguros. 

CTC pode acelerar a transformação digital de sua empresa

A tecnologia deve ser vista como uma aliada das empresas de todos os portes. Conheça as soluções que o nosso time tem para  propor e entre elas está o outsourcing de TI que é mais uma alternativa que busca levar conhecimento técnico para as empresas que não pertencem ao setor da tecnologia. Além disso, continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de diversos assuntos da área!