A admissão hospitalar é um momento importante, no qual o paciente dá entrada na instituição para resolver algum problema.
Por isso, é fundamental saber como otimizar esse processo e, assim, fornecer um bom atendimento desde o início.
Neste artigo, a CTC vai explicar de que forma a tecnologia pode ajudar. Boa leitura!
Como funciona a admissão hospitalar?
Não há dúvidas de que o processo de admissão hospitalar é um dos mais importantes na rotina de estabelecimentos de saúde.
Afinal, é a partir desse momento que o atendimento ao paciente começa. De modo que, quanto melhor funcionar essa etapa, mais positivo será para a pessoa que busca cuidados.
A admissão hospitalar consiste no momento em que o paciente dá entrada no hospital. Nessa hora, é importante procurar entender a situação pela qual ele está passando.
Com isso, esse processo envolve acolher o paciente e seus acompanhantes, transmitindo-lhes confiança e tranquilidade.
Em um primeiro momento, o atendimento costuma iniciar com um profissional da administração, que encaminha o paciente para a triagem feita pelo enfermeiro ou médico.
Depois disso, ao compreender as condições de saúde dele, o profissional da saúde encaminha o paciente para o especialista ou para outra unidade.
Quando o paciente chega ao hospital, é normal que eles estejam apreensivos, visto que ninguém espera pelo momento de procurar atendimento médico.
Com isso, é fundamental ter empatia e paciência, pois o paciente poderá estar com dores e preocupado por não saber o que pode estar acontecendo.
Dessa forma, o momento da admissão envolve grande responsabilidade, exigindo cuidado redobrado dos profissionais envolvidos, para que o indivíduo se sinta tranquilo e seguro.
Pelo o que você leu até aqui, é possível que já tenha conseguido perceber a importância desse procedimento. Porém, vamos comentar melhor sobre esse aspecto no próximo tópico. Continue a leitura.
Qual é a importância da admissão do paciente
Um processo eficiente de admissão hospitalar é primordial para evitar a ocorrência de uma série de problemas.
Por exemplo, há casos em que o tempo de espera pelo atendimento é muito longo, ou podem ocorrer erros nos encaminhamentos.
Em casos como esses, há retrabalho e, em situações mais graves, pode acontecer emergências em relação ao paciente.
Com isso, o estabelecimento também colhe os resultados negativos de um processo ineficiente, principalmente a insatisfação dos pacientes.
Assim, é fundamental que a admissão hospitalar aconteça de forma organizada e fluida, para que a primeira impressão seja positiva.
Além disso, se a pessoa se sentir segura e acolhida, será mais fácil para ela explicar o que está acontecendo, para que os profissionais saibam qual o atendimento mais adequado.
Por essa razão, todos os hospitais, clínicas e consultórios devem procurar formas de aprimorar cada vez mais o atendimento inicial aos pacientes.
Uma das formas de garantir essa qualidade é entender quais os tipos de admissão hospitalar.
Quais os tipos de admissão hospitalar?
Se engana quem pensa que existe apenas uma forma de proceder com a admissão hospitalar de pacientes.
Isso porque, há 3 tipos de admissão, os quais determinam o modo como o atendimento deverá ser conduzido.
Portanto, confira abaixo essas 3 maneiras e entenda cada uma delas.
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- Compulsória: admissão determinada por ordem judicial, quando o médico faz um pedido formal, ao perceber inaptidão física ou psicológica do paciente.
- Voluntária: o próprio paciente faz a solicitação ou aceita ser internado, tendo que assinar um termo de autorização.
- Involuntária: ocorre quando o representante legal do paciente solicita a internação, sem que ele consinta, devendo a admissão ser feita por escrito e assinada pelo médico.
Com isso, veja como cada tipo de admissão hospitalar apresenta características próprias, de modo que o atendimento não é o mesmo em cada situação.
Uma forma de garantir a qualidade em qualquer um dos casos mencionados é utilizar soluções de autoatendimento, que consiste no apoio tecnológico para os procedimentos.
Para saber como a tecnologia pode ajudar na admissão hospitalar, leia o próximo tópico.
Entenda como a tecnologia pode ajudar na admissão do paciente
As instituições de saúde são, naturalmente, ambientes que lidam com processos complexos devido à natureza das atividades.
Sendo assim, a tecnologia é fundamental para que se consiga controlar os processos, fazendo com que a experiência não só dos pacientes, mas também dos profissionais, seja mais satisfatória.
Com o avanço tecnológico vivido pela sociedade atual, é impossível ignorar que o perfil dos pacientes vem mudando constantemente.
Por isso, a tecnologia precisa estar cada vez mais presente no dia a dia das instituições de saúde. Veja, a seguir, alguns motivos.
Check-In Antecipado
Um exemplo de como a tecnologia auxilia nos procedimentos de admissão hospitalar é o O Check-in antecipado simplifica e agiliza a realização das atividades da recepção.
Assim, o paciente não precisa enfrentar filas e aguardar sua vez para confirmar cadastro e presença, podendo chegar ao hospital em um horário mais próximo do seu agendamento. No dia do seu compromisso no hospital, o paciente pode fazer seu Check-In online ainda em casa.
Após concluir o que necessita para dar sua entrada, terá apenas que passar pelo totem do hospital ao chegar, para gerar sua senha de atendimento direto com o especialista.
Se o paciente não puder dar sua entrada antecipadamente pelo celular, ele pode utilizar os totens de autoatendimento do hospital para registrar sua presença de forma prática e gerar sua senha.
O Check-In Antecipado da CTC reduz de 20 para 2 minutos o tempo de espera do paciente na recepção da instituição, uma redução de 90%.
Agendamentos online na admissão hospitalar
A solução de agendamento agiliza e facilita o processo de marcação de consultas e exames. O que antes o paciente podia fazer apenas presencialmente, ou através de ligação, agora pode ser realizado online em poucos minutos.
Ainda, através de sistemas com interface amigável e facilitada para o público de todas as idades. O paciente pode marcar seus procedimentos 24 horas por dia, 7 dias por semana, utilizando seu celular ou computador, sem precisar sair de casa e nem depender de longos processos.
Elegibilidade
A comprovação de elegibilidade é um processo que pode ser agregado a boa parte das tecnologias de atendimento, visando a melhoria dos atendimentos e da gestão hospitalar.
Isso porque ela integra os sistemas digitais junto às operadoras de saúde ou aos bancos de dados do hospital, verificando a cobertura e elegibilidade do paciente para a realização de consultas, procedimentos e exames.
Assim, o paciente não corre o risco de marcar um procedimento no qual não está elegível e não poderá ser realizado, seja por cobertura ou problemas com o plano de saúde.
Conte com as soluções tecnológicas da CTC
Agora que você sabe como melhorar a admissão hospitalar, conte com as soluções disponibilizadas pela CTC.
Com nossos produtos, os atendimentos realizados em sua instituição de saúde serão mais eficientes, fazendo com que a experiência do paciente seja aprimorada de uma forma nunca pensada.
Acesse nosso site e confira mais ainda sobre as nossas soluções de autoatendimento.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo. Para saber mais, leia outros artigos do Blog da CTC.