Realizar a automação de negócios com RPA pode ser um desafio para grande parte das empresas que não tiveram contato com essa tecnologia. Entretanto, ela é uma das soluções possíveis para escalar negócios e potencializar seus recursos. Dessa forma, entender melhor como o RPA age inúmeras opções nos mais diferentes setores.
De acordo com o Insitute of Robotic Process Automation and Artificial Inteligence, o RPA se define como “a aplicação da tecnologia que permite a colaboradores de uma empresa a configurarem um software (ou robô) para capturar e interpretar aplicações já existentes para processarem transações, manipular dados, ativar respostas e se comunicar com outros sistemas digitais”.
Assim, ao pensar em automatizar ou otimizar tarefas em sua empresa, o RPA aparece como uma das principais opções.
Contudo, mesmo simulando as mesmas atividades e respostas de um ser humano, ele oferece benefícios em eficiência. Assim, dentre as diversas ações que um RPA pode realizar, estão:
- A abertura e leitura de e-mails e seus anexos
- O inicio de sessões em aplicações.
- A realização da integração com ferramentas corporativas
- A interação com bases de dados, incluindo leitura, escrita e combinação com outras fontes.
- A realização das buscas pela web, incluindo redes sociais.
- A efetuação de cálculos e preenchimento de formulários de maneira automática.
- A cópia e mudança de pastas
- A formatação de relatórios.
- A extração e processamento de conteúdos estruturados em vários formatos, como .doc ou .pdf.
- A realização de ações que combinem ambientes físicos com em nuvem.
Em que setores a automação com RPA pode ser aplicada?
Ao ter esse amplo escopo de atuação, o RPA consegue penetrar em inúmeros setores e áreas. Assim ele pode, automatizar diversos processos e procedimentos de uma única vez. Contudo, mesmo delimitados em alguns setores mais específicos, eles podem ser manejados para a sua conveniência.
Vamos conferir alguns deles e seus respectivos setores de atuação:
Administração
– Processamento de orçamentos.
– Realização de procedimentos de contabilidade.
– Manejo e conferência de contratos.
Suprimentos e Manufatura
– Processamento de pedidos internos (como recebimentos e estoque) e externos (como compras).
– Gestão de ordens de serviço.
– Manejo e conferência de contratos.
Recursos Humanos
– Gestão de pessoal (folha de pagamento, banco de horas).
– Processos de recrutamento, seleção e capacitação.
Financeiras e seguradoras
– Confecção de relatórios.
– Gestão de informações financeiras, como inadimplências e cobranças.
– Procedimentos automáticos de contabilidade.
– Conferência automática de informações em sinistros.
Tecnologia, Telecomunicações e Energia
– Execução de backups.
– Monitoramento de equipamentos.
– Gestão de arquivos (copiar, mover e conferir).
– Conferência e cruzamento de informações de setores diferentes.
Saúde
– Monitoramento de equipamentos.
– Gestão de dados de pacientes e funcionários.
Como é possível ver, o RPA possui uma série de funcionalidades que podem ser combinadas para automatizar setores inteiros. Dessa forma, os recursos são otimizados e a força humana é aplicada onde ela é essencial.
Contudo, é preciso ter em mente exatamente o que se precisa e o que se quer de um RPA. Assim, os benefícios são observados mais rapidamente, não importando o tamanho do seu desafio.