O papel do outsourcing de ti na transformação digital?

O outsourcing de ti é uma das práticas mais populares para a otimização de times de tecnologia atualmente. No início de 2020, o Gartner apurou que os gastos com TI cresceriam 2,5%. Com o isolamento provocado pelo COVID, muitas empresas precisaram investir no setor, o que trouxe mais desafios para seus gestores. Antes, a terceirização era vista como uma alternativa barata e que agregava pouco ao crescimento da empresa. Mas com o distânciamento social, ficou ainda mais claro ser uma estratégia eficaz. Permitindo flexibilidade, otimização e desenvolvimento de projetos na empresa, o outsourcing de TI mostrou ser uma ferramenta essencial na transformação digital.

O papel do outsourcing de TI na sua otimização interna.

Um dos principais aspectos da transformação digital é a otimização dos trabalhos. Não basta adotar tecnologias ou metodologias sem claramente identificar sua necessidade no cenário atual. Entender bem o que e de que forma sua empresa precisa de otimizações é crucial para o processo. Isso ocorre ao repensar seus recursos considerando o outsourcing de TI. Foque sua estratégia de talentos internos em tarefas intrínsecas ao seu core e delegue, a times capacitados externos, o desenvolvimento de projetos. Dessa forma, o limite entre o operacional e o estratégico é mais claro e você desenvolve mais facilmente seu caminho de transformação. Além disso, ao terceirizar parte da tarefa do RH ao encontrar esses talentos, você otimiza seu setor de recrutamento para localizar talentos que realmente poderão levar sua empresa ao próximo nível de transformação.

A dificuldade na aquisição de talentos de tecnologia

Um dos maiores desafios da atualidade em recrutamento e seleção é a constante mudança no setor de TI. A cada momento, novas tecnologias demandam profissionais diferentes para a iniciação ou continuidade de projetos. São necessários diversos alinhamentos em competências totalmente diferentes internamente. Isso quando não cabe a um único gestor ocupar um papel de gerente de tecnologia e recrutador. O perigo é que essas são competências totalmente distintas, que precisam ser desenvolvidas com tempo e expertise, algo que a rotina desses setores impossibilita. Dessa forma, ocorre a contratação de talentos fora do ritmo da empresa ou não suficientemente capacitados para desenvolver imediatamente o projeto. O outsourcing de TI cresceu substancialmente no Brasil devido a esse cenário, se adequando a essas realidades. Dessa forma, empresas famosas como Robert Half e Michael Page já possuem setores específicos para essa demanda. Essa tendência revela a importância dessa tarefa e os perigos de adaptá-la internamente.

Custo x benefício: o maior trunfo do outsourcing de ti

Manter o budget íntegro sempre foi um desafio. No cenário da pandemia, ele se tornou mandatório. Ainda que recursos adicionais estejam previstos com o decorrer do tempo, hoje a ordem é poupar gastos onde possível. Os gestores de empresa já estão acostumados, mas ainda se sentem receosos ao escolher o outsourcing de ti. Diversas empresas prosperaram com o outsourcing de ti por meio de uma nova abordagem quando à terceirização. Elas buscam entender o perfil do seu cliente, localizar talentos adequados, combinar os fatores e fornecer pessoas capacitadas e engajadas na tarefa. A terceirização passa a ser apenas um detalhe na contratação. O colaborador, para todos os efeitos é seu. Essa nova abordagem permite o melhor de dois mundos: a versatilidade de gastos em fornecedores com a integração de talentos on-demand e sob medida para a empresa. Esse é um fator fundamental para que a transformação ocorra ,tanto no nível gerencial como prático, de maneira fluida e documentada.

Exija do seu fornecedor o sucesso do seu time de ti

Foi mostrado no texto como as empresas fornecedoras de talentos de TI estão se tornando cada vez mais competitivas e específicas. Há uma grande necessidade das empresas em preencher cargos de alto valor estratégico com perfis difíceis ou muito competitivos. Isso pode tornar o gerenciamento desses talentos um outro desafio. Ao aliviar essa tarefa interna, focar sua preocupação no desenvolvimento de produtos e reportar qualquer eventual problema ou imprevisto a um fornecedor, você potencializa o tempo do seu setor. Dessa forma, é responsabilidade dele cumprir com todos os encargos e responsabilidades legais, fiscalizar o desenvolvimento dos profissionais e intervir em qualquer problema. Isso abre caminho para focar com o seu time o que realmente importa: o projeto e suas entregas.