No mercado, existem diferentes tipos de outsourcing de TI disponíveis. Conhecer sobre cada um deles e os benefícios é imprescindível antes de efetuar a terceirização do serviço. Isso porque, a empresa saberá exatamente a diferença entre cada serviço e poderá contratar a opção que melhor atende sua necessidade.
Nosso objetivo nos próximos tópicos é explicar as características do outsourcing de TI e como elas podem ser benéficas para as empresas.
Conheça quais são os tipos de outsourcing de TI
O outsourcing de TI é uma alternativa viável, pois ela tem como objetivo fazer com que a empresa tenha:
- mais eficiência
- maior produtividade
- maior expertise na área tecnológica
- redução de gastos
Além disso, cabe à empresa e/ou profissional contratado o desenvolvimento de projetos e a execução dos mesmos; a apresentação de ações estratégicas e, ainda, dar todo suporte necessário tanto para os usuários quanto para a manutenção e substituição de peças/equipamentos.
Agora, vamos explicar cada um dos diferentes tipos de outsourcing de TI. Cada um deles é uma solução de tecnologia, porém com peculiaridades.
Offshore
O tipo de outsourcing de TI chamado de OFFshore, consiste em recorrer ao exterior para conseguir algum serviço ou ferramenta mais específica para atender a empresa contratante.
É comum ainda que essa contratação busque uma infraestrutura mais completa, algo que não é encontrado em solo brasileiro ou mesmo serviços que cobrem um valor mais interessante.
Nesta situação, a empresa que faz a contratação dessa modalidade precisará ter em mente que o suporte não estará mais tão próximo e o fuso horário pode ser um fator que impacte no desenvolvimento dos processos diários.
Nearshore
Essa modalidade do serviço é praticamente igual à anterior. Neste caso, porém, as soluções são encontradas no exterior, porém que ficam mais próximas, sendo no mesmo continente. Neste caso, a redução com os profissionais contratados é evidente.
Além disso, como não é preciso cruzar o oceano, as diferenças de idioma e de cultura não são tão diferentes o que faz com que as atividades e o entendimento de ambas as partes seja facilitado.
Onshore
Diferentemente dos dois tipos de outsourcing de TI mencionados anteriormente, este busca a efetiva a contratação da empresa em solo brasileiro. Assim, o contratante terá redução de custos e ganha ainda, porque:
- pagamento do serviço é feito em real
- cultura e idioma são os mesmos, apesar dos regionalismos
- maior controle por parte do contratante do que está sendo desenvolvido
- auditorias poderão ser feitas
Os três modelos apresentam suas vantagens. No entanto, para optar pela melhor solução, o gestor da empresa deve levar em consideração o tipo do projeto, pois ele pode ser longo ou rapidamente executado.
Apesar disso, a contratação por meio da terceirização assegura que a necessidade da empresa será atendida com um profissional que tenha pleno conhecimento na área.
Motivos das empresas no investimento em outsourcing
Algumas pessoas podem questionar o fato dessa terceirização, alegando que é mais vantajoso ter um profissional pertencente ao quadro e que seja da área da Tecnologia da Informação para atender as demandas locais.
Contudo, essa área requer que a empresa invista em infraestrutura, pois a tecnologia está avançando e nem sempre, a companhia tem todo o recurso disponível para os investimentos. Essa limitação, pode ser um problema para a empresa, por isso a terceirização pode ser vista como uma aliada.
Outsourcing de TI é responsável pela manutenção dos equipamentos
Outro ponto é que a manutenção é sempre necessária, pois os equipamentos estão sujeitos às falhas e a apresentarem problemas nos softwares ou hardwares.
Quando se opta pela terceirização, caberá a empresa prestadora ser a responsável por essas eventuais quebras e promover a substituição imediata evitando os transtornos causados por esses problemas.
Outsourcing possibilita ter um profissional capacitado no desenvolvimento de projetos
Além disso, para uma empresa que não é do setor de tecnologia manter um profissional da área no quadro é um investimento elevado, pois esse é um setor que remunera muito bem os seus profissionais.
Sem contar que, além de manter, é preciso ainda possibilitar que esse profissional tenha acesso ao que há de mais novo no segmento, que são as linguagens usadas para programar e os softwares disponíveis.
Assim, muitas vezes é melhor terceirizar, pois a empresa contratante terá que investir um valor que já foi pré-determinado no contrato. Com isso, caberá ao contratado manter todos os profissionais treinados para que seu negócio receba sempre alternativas recentes para evoluir.
Empresa que contrata outsourcing mantém o foco principal em seu negócio
Outro ponto que impacta e muito de forma positiva é que quando se terceiriza o serviço de outsourcing em TI é a mudança do foco. Isso porque, gestores e equipes conseguem se voltar apenas para o que é primordial para a sua empresa.
O que minha empresa deve considerar para escolher entre os tipos outsourcing de TI?
Agora que você já conhece os tipos outsourcing de TI, é fundamental observar bem quais são as necessidades que a sua empresa possui depois disso, escolher aquele que vai atender de forma efetiva sua necessidade.
No entanto, para fazer a escolha, é importante ainda que a empresa considere alguns fatores como:
- Como será feito o relacionamento e a implementação?
- Qual será o investimento necessário?
- Quais são as ofertas disponíveis?
Além disso, é preciso avaliar qual é o planejamento definido para sua empresa e a atual visão de mercado.
Com essas informações em mãos, você estará apto para tomar a melhor decisão, mas se ainda tem alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe para entender mais sobre os tipos de outsourcing de TI e qual deles pode ser melhor para sua empresa.
Lembre-se ainda de acompanhar o nosso blog, pois lá temos diversos conteúdos que vão te auxiliar a encontrar respostas que vão melhorar e muito o seu negócio por meio da implementação de recursos tecnológicos.