Skip to main content

Os squads surgiram na busca por um modelo que alocasse de maneira ágil e eficiente os recursos de uma empresa. Ele aproveita ao máximo os talentos individuais dos seus integrantes em direção à um objetivo em comum.

Desenvolvido pela Spotfiy, e utilizado na empresa ainda hoje, os squads são como mini-startups dentro da empresa. Ou seja, times multidisciplinares com expertises funcionais diferentes trabalhando por um mesmo objetivo.

O termo surgiu do conceito militar de esquadrão, onde um time de soldados com habilidades diferentes é encarregado de cumprir missões do início ao fim.

Em uma empresa, os squads operam como times autônomos. Com cerca de 3 a 10 integrantes, eles podem ser maiores de acordo com o projeto. Assim, utilizando metodologias ágeis como scrum ou kanban, eles são responsáveis por todos os aspectos de um certo projeto, ou aspecto de um produto ou serviço.

Os squads têm acesso direto às partes interessadas. Contudo, eles não possuem um líder. A responsabilidade da completude do projeto é igualmente de todos, havendo apenas uma figura de coordenação, essa responsável por direcionar os esforços do time e ser um porta-voz perante a diretoria. Nas metodologias ágeis, ela corresponde a figura do Product Owner.

Algumas das vantagens do modelo de squads são:

Relações menos complexas entre setores – O squad concentra toda a comunicação necessária, do início ao fim do projeto;

Senso de dono – Por serem “donos” de um projeto, todos os membros estão direcionados a realizar o projeto igualmente. Esse ponto estimula a realização de tarefas fora do centro de atuação de alguns especialistas;

Qualidade é prioridade – O senso de dono gera uma preocupação extra com a qualidade. Muitas vezes, o projeto que apresenta algum problema se torna uma bomba-relógio passada de mão em mão. Isso não ocorre no squad, uma vez que o problema é de todos;

Ciclos mais curtos – O próprio conceito de squad propõe ciclos mais curtos, medido muitas vezes em semanas. Isso é possível devido à facilidade e concentração de talentos, agilizando processos;

Time fixo – Enquanto empresas montam e desmontam times para projetos específicos, o squad é fixo. Dessa forma, ele constrói e sustenta negócios e projetos.

Contrate squads da CTC

O modelo de squad é ideal para empresas que precisam de um esforço multitarefa, direcionado para projetos específicos, sem perder a qualidade por meio de uma metodologia que une comprometimento e sentimento de dono.

CTC oferece soluções em timeframe restritos por times multidisciplinares de metodologia ágil otimizáveis com entregas recorrentes de alto valor. Analisa e aloca perfis específicos para formação de squads (Scrum master, PO, etc).

Oferece também o serviço de Outsourcing e Bodyshop, que aloca especialistas no time de desenvolvimento e infraestrutura para projetos internos coordenados. 

Entre em contato conosco conheça todos os serviços que a CTC pode levar à sua empresa.  

Leia também: Como as metodologias agile ajudam a minha empresa?