O teletrabalho veio para ficar, mas isso cria uma nova preocupação: a segurança em home office. Dessa forma, agora é o momento para repensar as brechas criadas com a migração para o modelo remoto.
Ao tornar recursos e acessos acessíveis fora do ambiente corporativo, saber mapear as possíveis ações para evitar vazamentos e invasões é crucial. O conceito de gestão 4.0 prevê trabalhar dentro das expectativas e interações com os clientes e pode agravar as consequências em um cenário como este.
Isso acontece porque, dentro da empresa, será preciso realizar ciclos mais rápidos, o que coloca um grande peso na virtualização de dados e análises em tempo real. Assim, do mesmo jeito que o potencial da equipe pode ser melhor explorado, é preciso fornecer uma maior autonomia e acessibilidade aos colaboradores.
Felizmente a solução para manter essa estrutura em movimento e segura está em algumas práticas relativamente simples. Vamos conferi-las?
1 – A segurança em home office depende de uma infraestrutura sempre disponível
Em primeiro lugar, é preciso garantir que o acesso aos recursos virtuais da empresa seja garantido e monitorado pela equipe de TI. Ela poderá assegurar caminhos seguros e estáveis para a circulação das informações em tempo real na equipe.
Assim, realize reuniões com esse time para entender o escopo das demanda e os possíveis perigos. Além disso, certifique-se da disponibilidade desse time nos períodos de maior acesso. Dessa forma, você torna qualquer problema mais fácil e rápido de ser resolvido, preservando o tempo das demandas.
2 – Mantenha seu inventário de ativos em dia
Outro ponto importante é entender quem está usando quais recursos e de forma. A equipe de TI pode te mostrar quais equipes tem acesso a quais recursos. Contudo, você como gestor, precisa entender com maior profundidade como os recursos estão sendo usados.
Principalmente, você deve saber quais deles são restritos para a empresa, os acessos a certos tipos de informações e onde elas estão consolidadas. O seu time de TI pode te ajudar em muito nessa tarefa, mas você é a pessoa mais indicada para deter esse tipo de informação. Apenas assim seu acompanhamento pode ser feito de maneira mais proativa e cuidadosa para qualquer projeto ou eventualidade.
3 – Quer praticidade, velocidade e segurança em home office? Só na nuvem!
Se sua empresa ainda está presa a redes internas e servidores, sua segurança em home office precisa de atenção urgente. Nada impede que esses recursos continuem sendo usados, mas a tecnologia em nuvem permite que eles sejam potencializados, com menor custo e maior velocidade e segurança.
Essa disponibilidade garante uma camada extra de segurança vinda de seus fornecedores. Dessa forma, qualquer prática interna de segurança é reforçada. A cloud é um recurso estável, confiável, acessível e imprescindível para a segurança das suas informações.
4 – Incentive a manutenção preventiva e práticas de segurança no seu time
Achar que “tecnologia é responsabilidade exclusiva do time de TI” é errônea. Todos do seu time precisam entender os elementos básicos de tecnologia para garantir que o TI apenas seja acionado quando preciso.
Alguns recursos que você deve abordar internamente é a importância e o uso correto de VPNs e a atualização frequente de softwares, especialmente antivírus. Além disso, uma cultura de práticas de segurança virtual, como cuidado com e-mails desconhecidos, fornecimento de dados e comportamentos suspeitos, além de manutenção preventiva básica dos recursos garantem ganhos em tempo e eficiência.
5 – Crie canais que promovam a segurança em home office, como o service desk
Permitir que a segurança em home office seja facilmente acessível é mandatório para empresas de grande porte com times em teletrabalho. Em breve, todas os setores disponibilizarão algum canal que permita a solução rápida de parte dos problemas de tecnologia.
Por mais viável que seja construí-lo internamente, repense se você não sobrecarregaria seu time de TI sem necessidade. Uma sugestão é avaliar se o outsourcing dessa atividade não pode ser uma mudança mais eficiente e de melhor custo. Faça suas pesquisas e converse com seu time.
Saiba como a CTC te oferece o Service Desk
A CTC está há mais de 27 anos no mercado, e os produtos de customer experience são um dos pilares mais fortes e abrangentes da empresa. Um dos SVA de mais sucesso da CTC é o service desk, personalizado e variado, através de atendimento humano (telefone/chat), acesso remoto ou realidade aumentada. Vamos conhecer o que ele abrange?
O Suporte funcional cobre serviços para eletroeletrônicos.
A Central de Dicas da CTC é composta por especialistas disponíveis 24h por dia para tirar dúvidas, orientar ou recomendar o usuário em temas como: recomendações de equipamento, recomendações de serviço, consultoria em games, upgrade de equipamentos, orientações de melhores práticas, otimização de desempenho, dicas e tendências e experiência de uso.
A Consultoria em Segurança Digital da CTC possui todo um time que atua com linguagem simples e termos leigos orientando o cliente em boas práticas e ações preventivas.
O Canal de Emergência da CTC tem um ponto focal de atendimento para emergências relacionadas a roubo de senhas, invasão de redes, fraudes falsidade ideológica e vários outros crimes digitais.
O Suporte Gamer existe para auxiliar e tirar dúvidas de tudo sobre games, desde os aparelhos até os jogos.
Leia também: Service Desk: o que é e como ele ajuda sua empresa?