Skip to main content

Praticar o outsourcing tem sido uma ótima alternativa para as empresas, principalmente na gestão de TI. O estigma de mão de obra barata e mal qualificada deu lugar a uma força de trabalho alinhada sob demanda. Dessa forma, é possível alocar a força necessária dentro do orçamento viável.

Contudo, se você não tem certeza se deveria aderir ou aprofundar o outsourcing da gestão de TI na sua empresa, elaboramos uma lista com situações nas quais você deveria reconsiderar:

 

1 – Muitos colaboradores alocados em vários times

Ao trabalhar em projetos simultâneos onde vários colaboradores são alocados e substituídos com frequência, há uma grande demanda de trabalho recorrente para você e seu RH.

Há a impressão que é possível controlar melhor a gestão quando internalizada, mas o outsourcing na gestão de TI chegou a um nível hoje de amadurecimento que permite ir além disso.

Agora, é possível controlar o tempo levado nas contratações, se manter mais facilmente no orçamento e acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores sem perder a autonomia na gestão do projeto. Além disso, você conta com uma figura especializada auxiliando na gestão do colaborador como recurso.

 

2 – Diversos projetos oscilando com diferentes escopos

A crise da pandemia provocou uma mudança drástica e repentina nos projetos de diversas empresas. A alocação de trabalho em home office e a retração do mercado fizeram com que vários projetos fossem suspensos e outros abertos.

Uma mudança que pegou todos os gestores de TI de surpresa e incertos sob o rumo a ser tomado. Significou realizar ao mesmo tempo contratações e demissões em massa, gerou encargos e tumultuou a rotina de vários setores nas empresas.

O outsourcing absorve esse caos como seu fornecedor. Dessa forma, você tem a demanda e protege seus projetos atuais enquanto ocorre a reorganização dos talentos.

3 – Seu RH está sobrecarregado com demandas externas

Uma das principais lições de gestão que podem ser aprendidas é a atenção em seu produto principal. Se você perde tempo e energia em tarefas não essenciais, pode perder a oportunidade de crescer quando ela surgir.

A atenção divergida nos setores de TI gera uma perda de foco gerencial nos processos mais básicos. Isso impacta negativamente na eficiência e monitoramento de entregas, onde você deveria dedicar sua total atenção.

A solução é óbvia: delegar para as pessoas certas no momento certo. Essa figura é o seu fornecedor de outsourcing, que absorve e te reporta apenas o que você precisa decidir, sem grandes diferenças de valores ou impacto na sua rotina.

4 – Há um grande turnover na sua empresa

Há empresas onde a oscilação de projetos causa a perda da relevância de certos perfis de maneira rápida. O outsourcing na gestão de ti previu e tem uma solução ideal para esse problema. Por ter uma autonomia na movimentação de colaboradores, sem comprometer seu vínculo empregatício, a chance de demissões e pagamentos de encargos é muito reduzida.

Além disso, existe a opção de contratar por projetos, bastando apenas um alinhamento prévio com o fornecedor. Isso permite a você uma maior flexibilidade de movimento ao mesmo tempo que sua empresa.

5 – Problemas no monitoramento da eficiência dos colaboradores

Um outro problema que surgiu com o isolamento social foi uma parcial perda do controle dos colaboradores à distância. Os métodos usados precisaram ser adaptados e um peso muito grande foi colocado em ferramentas virtuais que eram apenas auxiliares a um processo presencial.

Pensar nesse problema em um contexto de outsourcing de TI o tornaria ainda pior, mas a verdade é outra. Muitas empresas já estão integrando soluções que permitem o monitoramento de eficiência dos colaboradores terceirizados.

Principalmente, se esses colaboradores atuam em projetos definidos por períodos específicos. Esse acompanhamento foi especificamente desenhado para ser feito à distância, o que facilita seu trabalho como gestor.

Além disso, você contará com o apoio do próprio fornecedor para reforçar melhores práticas e alinhamentos de perfis. E então? Se identificou com algum desses perfis? Então confira as soluções de outsourcing e squads da CTC:

CTC e Outsourcing

CTC oferece soluções em timeframe restritos por times multidisciplinares de metodologia ágil otimizáveis com entregas recorrentes de alto valor. Analisa e aloca perfis específicos para formação de squads (Scrum master, PO, etc). Além de oferecer serviços de Outsourcing e Bodyshop, que alocam especialistas no time de desenvolvimento e infraestrutura para projetos internos coordenados.

Entre em contato com os colaboradores da CTC e feche o melhor negócio para a sua empresa.

Leia também: Squads de tecnologia: quando incluir na sua estratégia?

 
CTC | Quando fazer o outsourcing da gestão de TI?