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Quer saber como melhorar a produtividade da recepção hospitalar? Então, este é o artigo certo.

Se você deseja melhorar o trabalho na recepção da sua clínica ou consultório, contar com o apoio de soluções digitais é fundamental.

Por isso, leia este texto e descubra como a tecnologia pode contribuir, bem como outras dicas para aprimorar o serviço prestado aos seus pacientes.

Boa leitura!

Compreenda como a recepção pode influenciar na satisfação do paciente

Sabe aquela ideia de que a primeira impressão é a que fica? Pois bem, isso é válido para a sua clínica ou consultório.

Afinal, a recepção é o primeiro ambiente pelo qual o paciente passa quando vai fazer um exame ou uma consulta.

Assim, quando ele chega à recepção, se sua experiência não for positiva, a impressão que ficará poderá influenciar na percepção sobre o serviço prestado de modo geral.

Mesmo que o atendimento do médico seja de qualidade, possíveis falhas na recepção, como erros de agendamento ou demora na espera podem fazer com que os pacientes procurem por outro consultório em uma próxima vez.

Caso contrário, quando a pessoa é bem recebida, a satisfação em relação ao serviço como um todo tende a ser maior.

Por isso, um bom atendimento pode fazer com que as pessoas relevem inclusive possíveis atrasos.

No entanto, lembre-se de que o tempo de espera costuma ser uma das principais reclamações dos pacientes.

Dessa forma, é fundamental garantir uma boa produtividade da recepção hospitalar. Sobre isso, leia mais a seguir.

profissionais trocando informações na recepção de clínica. Imagem ilustrativa para texto Produtividade da recepção hospitalar.

O que pode ajudar na produtividade na recepção hospitalar? 

É inegável que uma maior produtividade da recepção hospitalar ajuda consideravelmente na realização do trabalho oferecido aos pacientes.

Portanto, é interessante conhecer algumas ações que farão toda a diferença no momento de prestar os primeiros atendimentos na clínica ou consultório.

Se você administra um consultório, considere que o trabalho na recepção costuma ser árduo e cheio de desafios.

Afinal, receber as pessoas envolve dedicação da recepcionista e, para que essa profissional desenvolva um trabalho de qualidade, é importante atenção a alguns aspectos, sobre os quais vamos falar a partir de agora.

Utilizar um software de gestão 

Todo gestor de clínicas e consultórios precisa ficar atento à necessidade de contar com um sistema tecnológico para melhorar o trabalho da recepcionista.

Com isso, investir em um software de gestão é imprescindível, pois ajuda a automatizar os processos, fazendo com que o profissional da recepção possa focar mais na parte estratégica do atendimento.

Neste caso, um software ajuda a concentrar as operações em uma plataforma automatizada, permitindo aos profissionais usar o tempo economizado para a execução de outras atividades.

Por exemplo, é possível dedicar mais tempo para aprender maneiras de atender os pacientes com mais excelência.

Treinamentos 

Treinar os colaboradores é uma das ações fundamentais para aumentar a produtividade da recepção hospitalar.

Afinal, essa é uma demonstração de zelo com o crescimento da clínica e dos profissionais envolvidos.

Além disso, se você aplicar um software de gestão, será necessário oferecer treinamento para que a equipe de recepcionistas saiba utilizá-lo.

Desse modo, é possível modernizar o atendimento, o que reflete na boa impressão que se pretende causar nos pacientes.

Assim, é importante fazer um diagnóstico sobre as principais necessidades dos colaboradores, para saber qual o tipo de treinamento que cada um necessita.

Para isso, considere quais são os objetivos do treinamento e faça com que as pessoas vejam sentido em fazê-los.

Utilizar um padrão de triagem

É importante orientar a equipe a realizar um padrão de triagem na recepção. Para isso, são necessárias algumas informações, tais como:

  • histórico do paciente;
  • estilo de vida;
  • grupo sanguíneo;
  • doenças preexistentes.

Com essas e outras informações, as consultas se tornam mais eficientes, pois a triagem contribui para estabelecer as prioridades de atendimento.

Desse modo, quando o paciente precisa de um atendimento de emergência, poderá ser atendido mais rapidamente.

Com isso, todos se sentem mais seguros em relação aos procedimentos realizados na clínica, melhorando a reputação do local.

Contar com uma agenda bem gerenciada

O gerenciamento da agenda é um ponto de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho na recepção.

Para isso, automatizar os agendamentos é uma forma de facilitar a marcação de consultas, bem como o cancelamento e a reorganização, permitindo encaixar pacientes nos horários disponíveis dos médicos.

No próximo tópico, veja mais sobre como a tecnologia pode ajudar a melhorar a produtividade da recepção hospitalar.

Imagem ilustrativa para texto Produtividade da recepção hospitalar com profissionais conversando.

Entenda mais sobre como a tecnologia pode ajudar 

Tendo em vista que a tecnologia avança cada vez mais, é importante considerá-la como aliada para os trabalhos realizados nas clínicas e consultórios.

Assim, usar softwares para ajudar no dia a dia da clínica é uma forma de deixar o trabalho mais organizado, os atendimentos melhores e os pacientes mais satisfeitos.

Ao usar a tecnologia, você consegue fazer um acompanhamento mais detalhado de cada paciente, o que facilita os diagnósticos e tratamentos.

Além disso, enquanto gestor, é necessário garantir que a clínica, que é uma empresa, continue trabalhando e prosperando. Nisso, a tecnologia é fundamental.

Você também pode utilizá-la para saber como está a satisfação dos pacientes, entendendo em quais aspectos é preciso melhorar.

Esses são apenas alguns exemplos de como softwares podem contribuir para melhorar a qualidade do trabalho prestado em clínicas e consultórios.

Mas é certo que há muito mais a aproveitar quando se utiliza a tecnologia como aliada.

Saiba como a CTC é uma aliada do seu negócio! 

Agora, você sabe de que forma é possível aumentar a produtividade da recepção hospitalar.

Com isso, conheça as soluções da CTC e descubra como podemos te ajudar a realizar um trabalho ainda melhor em sua clínica ou consultório.

Oferecemos soluções que vão desde painéis assistenciais e autoatendimento até plataforma de integração e interoperabilidade de dados. Entre agora em contato com a CTC!

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