O maior desafio para empresas de pequeno e médio porte, como os provedores de internet, é sobreviver as mudanças fiscais. O planejamento tributário para ISPs pode ser uma das melhores alternativas. Atualmente, o Brasil é um dos países com carga tributária mais pesada, principalmente para pessoas jurídicas. Em alguns casos, eles podem representar quase 2/3 da lucratividade dessas operações, segundo um levantamento da IBPT.
Mas o que é o planejamento tributário? Em primeiro lugar, ele não constitui, em nenhum momento, em medidas ilegais que remetam a sonegação de impostos.
O planejamento tributário é a organização do pagamento integral dos impostos, aproveitando exceções e incentivos oferecidos pela própria lei. Ele também é conhecido como elisão de impostos. Dessa forma, é possível elaborar uma estratégia que permita o pagamento de impostos de uma forma que onere menos o seu lucro.
Dentre essas estratégias, estão pontos como incentivos fiscais, regimes de tributação, planejamento estratégico de pagamentos e releituras legais de regulamentos.
5 Dicas de Planejamento Tributário para ISPs
Dica Número 1 – Informe-se
O primeiro passo é realmente aprofundar-se na situação atual da sua empresa e em como você tem pagado seus impostos. Dessa forma, além de encontrar novas opções particulares ao seu caso, você pode identificar problemas.
Assim, é possível recorrer à programas do governo que regularizam impostos atrasados, algo que não é incomum para empresas, principalmente em seu início.
Dica Número 2 – Terceirize
Munido com essas informações, resista a tentação de construir uma estratégia sozinho. Existem uma infinidade de leis e regulamentos que possuem estratégias ou exceções que podem ter consequências na sua estratégia.
Encontre um escritório de contabilidade de confiança e compartilhe suas impressões, ideias e objetivos. Eles serão os responsáveis por te colocar no caminho certo.
Dica Número 3 – Não abuse de mecanismos
Ao conhecê-los melhor, resista a tentação de abusar de mecanismos legais. Existem diversas brechas na lei que podem te poupar muito. Contudo, por mais legais que sejam, são mal-vistas quando usadas em excesso e podem também te causar sérios problemas se não manuseadas com cuidado.
Opte por conversar sobre os principais mecanismos com seu contador e escolher estrategicamente os que são mais convenientes.
Dica Número 4 – Considere trocar o pro-labore pela retirada dos lucros
O pro-labore, em poucas palavras, é o “salário” do acionista principal da empresa. O problema é que nele são pagos IRPF e INSS. Contudo, é possível que o acionista retire seu lucro diretamente dos dividendos.
Assim, é possível retirar o mesmo valor, mas onerando menos a empresa por um procedimento totalmente legal.
Dica Número 5 – Os SVAs
A última dica refere-se ao uso dos SVAs (Serviço de Valor Agregado). Como você sabe, dentro de sua carga tributária o imposto mais representativo é o ICMS, impactando diretamente em seus resultados.
Quando um provedor presta um serviço complementar, ao valor referente ao SVA incide-se o ISS, que chega a ser até 5 vezes menor que o ICMS, dependendo de seu estado e município. Isso acontece porque o SVA é caracterizado exclusivamente como prestação de serviços.
Assim, os SVAs são uma alternativa viável reduzir custos e aumentar de forma significativa seus resultados. Pesquise mais sobre eles! No final, apesar de toda complexidade tributária que temos que lidar e o grande peso nos resultados de sua empresa, os impostos não precisam trabalhar contra você.
É preciso um pouco de conhecimento, paciência e muita estratégia. Contudo, você logo pode encontrar uma eficiente de fazer sua empresa não só sobreviver, mas prosperar.
Conheça os tipos de SVA oferecidos pela CTC
A CTC está há mais de 27 anos no mercado, e os produtos de customer experience são um dos pilares mais fortes e abrangentes da empresa. Um dos SVA de mais sucesso da CTC é o service desk, personalizado e variado, através de atendimento humano (telefone/chat), acesso remoto ou realidade aumentada. Vamos conhecer o que ele abrange?
O Suporte funcional cobre serviços para eletroeletrônicos.
A Central de Dicas da CTC é composta por especialistas disponíveis 24h por dia para tirar dúvidas, orientar ou recomendar o usuário em temas como: recomendações de equipamento, recomendações de serviço, consultoria em games, upgrade de equipamentos, orientações de melhores práticas, otimização de desempenho, dicas e tendências e experiência de uso.
A Consultoria em Segurança Digital da CTC possui todo um time que atua com linguagem simples e termos leigos orientando o cliente em boas práticas e ações preventivas.
O Canal de Emergência da CTC tem um ponto focal de atendimento para emergências relacionadas a roubo de senhas, invasão de redes, fraudes falsidade ideológica e vários outros crimes digitais.
O Suporte Gamer existe para auxiliar e tirar dúvidas de tudo sobre games, desde os aparelhos até os jogos.
Além de todos os serviços de Service Desk, a CTC também oferece aos seus parceiros, como parte de seus produtos de SVA, a plataforma de distribuição de produtos e serviços via API, INTEGRA8. Essa plataforma, com uma única integração, engloba o antivírus KAPERSKY, monitoramento de dados, o aplicativo de música MUMO e a banca virtual HUBE.
Leia também: Satisfação de clientes de ISP- Como reter ou fidelizar?