Antes de mais nada, para saber o que é governança de TI (tecnologia da informação), é preciso entender o seu papel no ambiente corporativo.
Isso porque, nesta nova era digital, a tecnologia da informação tem exercido um papel fundamental no que diz respeito à otimização de processos.
Por isso, a governança de TI e o service desk, este último responsável por ser um canal de contato entre empresa e consumidor, tem trazido inúmeros benefícios e feedbacks positivos para aquelas empresas que optam pela modernização.
Por fim, se você deseja se aprofundar mais no assunto junto a CTC, continue aqui. Isso porque entendemos do assunto, já que estamos no mercado há 27 anos e sabemos da necessidade da modernização do cenário corporativo. Boa leitura!
O que é governança de TI?
Quando falamos em governança de TI, precisamos entender que, na prática, ela se trata de um conjunto de operações. Ou seja, ela é responsável por ditar direções, transferência de competências e outros aspectos que objetivam controlar processos por meio da tecnologia.
Seu benefício, sobretudo, é permitir que os profissionais de TI atuem diretamente com responsáveis por outras equipes, a fim de otimizar todo e qualquer tipo de processo.
Por consequência destas diretrizes, é possível assegurar a confidencialidade de informações importantes e otimizar recursos, Além disso, ela oferece o suporte necessário para tomada de decisões mais assertivas.
Inclusive, a aplicação desta metodologia no ambiente corporativo é de suma importância. Isso porque, em um ambiente automatizado, o TI é fundamental para qualquer contexto de planejamento estratégico.
Por isso, se você quer conhecer e aplicar essa metodologia em um Sistema hospitalar, conheça as soluções da CTC.
Qual a importância da governança de TI?
Conforme supracitado, a transformação digital já faz parte do cenário de muitas corporações. Isso porque tornar processos automatizados garante eficiência em atendimento e gera feedbacks positivos de clientes.
A importância da governança de TI se dá por ela ser um mecanismo de proteção atuante dentro de uma empresa. Isso pelo fato de que seu objetivo é garantir o pleno funcionamento do setor.
Ademais, a tecnologia da informação é uma das áreas mais importantes neste cenário. É por meio dela que se pode mensurar e medir resultados considerando, por exemplo, o monitoramento comportamental de sua equipe.
Se interessou? Então permaneça no artigo para entender como isso pode ser aplicado em seu ambiente de trabalho.
Como aplicar a governança de TI em sua empresa?
Primeiramente, você pode contar com um parceiro que seja referência neste tipo de soluções, como a CTC. Por isso, entenda como a automação de processos pode facilitar a integração da sua empresa.
Adiante, acompanhe como aplicar esse passo a passo para instaurar a governança de TI na sua empresa.
Fase 1: Alinhamento Estratégico e Compliance
É no alinhamento estratégico que se dá o “nascimento” e os primeiros passos para uma efetiva governança de TI em um ambiente corporativo.
Isso pela questão de que, através deste alinhamento, criam-se diretrizes para que os processos de negócios e TI atuem juntos.
Sobretudo, fique atento, uma vez que existe uma agenda para que isso ocorra de forma precisa. Entre estes processos estão: gestão de demanda, princípios de TI, competências, processos e organização etc.
Ao fim desta etapa de alinhamento estratégico, o Plano Diretor de TI estará presente em seu ambiente corporativo.
Fase 2: Gestão de recursos
Neste modelo de gestão, podemos separá-lo em três pilares fundamentais, acompanhe:
- Mecanismos de decisão. Estes serão responsáveis pela decisão que perpassa pelo TI no âmbito de arquitetura e infraestrutura;
- Critérios de priorização. Onde o investimento nos objetivos e nos planos estratégicos do negócio devem ser a prioridade de investimento da administração corporativa da empresa;
- Portfólio de TI. Essa técnica diz respeito à priorização de investimento na área de Tecnologia da Informação no cenário de retorno de projetos e ativos do empreendimento.
Fase 3: Estrutura, processos, operação e gestão
Antes de mais nada, é preciso entender que os projetos, que passam ou não pelas mãos da equipe de TI, devem ser planejados e também monitorados por ela.
A consequência dessa terceira fase considera o relacionamento com usuários internos e sua interação com o sistema. Além do mais, esse ciclo também diz respeito a usuários externos, além do relacionamento com os fornecedores da área.
Fase 4: Análise de desempenho e resultados
Por fim, é hora de fazer a mensuração de todas essas etapas para avaliar o resultado da implementação da governança de TI.
Serão avaliados pontos como desempenho de operações, desenvolvimento de aplicações, suporte a serviços, entrega e outros.
Caso haja buracos e falhas nesse processo, é hora de pôr a mão na massa e corrigir os processos, para que a governança de TI se torne eficaz.
Como aprimorar a governança de TI em sua empresa?
Primeiramente, você deve conhecer o seu ambiente corporativo e as soluções necessárias nesse sentido. Em seguida, procure saber onde existe algum tipo de problema ou buraco em processos relacionados ao TI.
Outra dica é contar com um parceiro que utilize a metodologia há mais tempo e que seja uma referência em um ambiente moderno e automatizado. Outro ponto importante é que haja entendimento dos benefícios da tecnologia no dia a dia.
Por isso, você está apenas a um tópico de definir se sua empresa terá ou não a modernidade e ambiente automatizado que vai transformar positivamente o seu ambiente de trabalho.
Conte com a CTC!
Agora que você sabe a importância da governança de TI no dia a dia de uma corporação, endossamos que a CTC acredita que tecnologia e saúde devem caminhar lado a lado.
Em quase três décadas de existência, já ajudamos inúmeras instituições e milhões de pacientes a encontrarem um atendimento de qualidade, rápido e assertivo. Por isso, não perca tempo e procure as melhores soluções em tecnologias com um parceiro que é referência no mercado. Entre em contato com nossa equipe!