O ITO é um braço do BPO (Business Process Outsourcing), focado para a tecnologia da informação.
O principal objetivo do Information Technology Outsourcing é suprir as necessidades das empresas na gerência e processos de TI, com qualidade e eficiência. Ele ganhou força quando as empresas perceberam o benefício em entregar suas tarefas de TI para outras mais especializadas.
Em 2020, a Statista prevê que os serviços de tecnologia movimentarão $1,1 trilhão pelo mundo. Esse valor sofreu variações devido a pandemia do COVID-19, o que irá continuar uma tendência de crescimento em 2021.
Como o ITO é integrado nas empresas atualmente?
O ITO é estruturado para atuar de forma preventiva, principalmente nos processos operacionais conhecidos como Managed Services.
Atualmente já existe uma tendência, principalmente após os novos métodos de teletrabalho, na terceirização de processos intrínsecos da empresa. Apesar de ainda ser uma tendência em crescimento, mostra que a diversificação dos processos em fornecedores confiáveis será um fator essencial para os próximos anos. Por esse motivo, recorrer ao ITO se torna uma opção viável, que mantém a qualidade e eficiência das operações.
As principais funções do ITO são:
- Desenvolvimento, sustentação e gerenciamento de aplicações, softwares e bases de dados;
- Desenvolvimento e hospedagem web;
- Gerenciamento e atuação nas telecomunicações;
- Gerenciamento e atuação na infraestrutura da empresa.
Como ele é utilizado pelas empresas?
Realizar outsourcing de ti para demandas que não são seu core business, pode se tornar uma função mais viável para a empresa a partir do momento em que ele nem sempre ele ser alocado dentro da companhia, ou as vezes, nem estar no mesmo país. Grande parte das grandes empresas, principalmente americanas, se valem do outsourcing realizado em outros países, principalmente da Ásia.
Os principais benefícios dessa vertente são o acesso à profissionais capacitados por um valor mais baixo. Contudo, a barreira linguística, os fusos horários e um controle eficiente das ações pode ser um desafio. Portanto, é crescente o número de empresas que preferem migrar esse processo localmente.
O custo maior dificilmente se torna um fator desestimulante, comparado a facilidade e adaptabilidade dos procedimentos. Contudo, para todas as empresas contratantes, é essencial ter um bom mapeamento das atividades relacionadas de TI. Apenas dessa forma a empresa contratada pode incorporá-los, mapeá-los e otimizá-los, sem acrescentar custos e mais tempo.
Entre as principais vantagens do ITO, estão:
- Gerenciamento por SLAs e métricas, fornecendo um método fácil para controle e observação dos resultados pelos gestores;
- Redução de custos, agregando um serviço à empresa sem investimentos com baixo retorno, como profissionais dedicados;
- Foco nas atividades centrais do negócio, permitindo um foco nas atividades relacionadas com o core business da empresa;
- Delegação de atividades à especialistas, o que torna a rotina confiável e as incidências mantidas a um nível baixo;
- Acesso a tecnologias e expertises específicas, sem a necessidade de altos investimentos muito específicos;
- Controle de time, feito de acordo com as necessidades da empresa.
Como e quando utilizar o ITO na sua empresa dependerá da maturidade e conhecimento sobre a sua operação. Caso os processos sejam claros e os investimentos em um setor próprio de TI não compensem sua inclusão, mas não deixem de ser necessários, o ITO é uma solução viável que trará uma série de benefícios em sua eficiência.
Essa é apenas uma das estratégias que você pode optar nesse momento para potencializar a eficiência do seu setor de TI.
ITO E CTC
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