No Brasil, o mercado ISP tem crescido exponencialmente. Hoje, ele ocupa a maior fatia do marketshare, por meio de uma parcela crescente da população que não era atendida pelas grandes operadoras.
Com a chegada da pandemia, os provedores viram sua demanda crescer, essa provocada pela necessidade de internet no distanciamento social. Pensando nas mudanças que ocorreram em 2020 e algumas previsões de especialistas, a CTC sugere algumas das principais tendências para o mercado ISP no próximo ano:
1 – Comunicações entre máquinas aumentará a demanda
As conexões Machine to Machine (M2M) já tem observado um crescimento que pode se estender por muitos anos, chegando a um aumento de quase 50% até o final da década. Dessa forma, a demanda pela internet, que permite a comunicação entre máquinas, continuará crescendo tanto em quantidade como em qualidade.
Com a expansão da tecnologia em setores rurais e o aumento da demanda em zonas mais periféricas, caberá ao mercado ISP mapear e suprir essa necessidade.
2 – Serviços de Streaming: a menina dos olhos do mercado ISP
Os serviços de streaming, principalmente áudio e vídeo, começaram em meados da década passada e observou-se um crescimento enorme nos últimos anos.
Esse tipo de diversão foi amplamente difundido no período da quarentena e agora possui representantes nas maiores empresas de entretenimento atualmente.
Pensando nesse investimento, existem diversos serviços complementares no mercado, e pacotes específicos, que permitem reforçar sua oferta. Pesquise, converse com fornecedores do seu setor (como a própria CTC) e entenda melhor como sua ISP pode se aproveitar dessa tendência.
3 – O foco do mercado de ISP será na velocidade
O Brasil ainda anda bem atrás quanto a velocidade de internet, chegando a pouco mais que um 1/3 comparado a da média mundial. Isso é parcialmente favorecido por medidas não tão rígidas quanto a regulamentação sobre a prestação de serviços pelos maiores players do mercado.
Essa é uma ótima motivação para que as ISPs comecem a mostrar sua relevância ao público, propondo planos e incrementando sua infraestrutura.
Dessa forma, surgem oportunidades com melhor custo-benefício e uma alternativa atraente para certos públicos. Para se ter ideia, um dos maiores representantes dessa necessidade está no mercado de jogos.
Foi prospectado que o mercado cresceria cerca de 15% no final deste ano, revelando uma alta demanda por uma internet de melhor qualidade.
4 – Foco no crescimento das classes D e E
O tráfego mundial cresceu muito desde a última década. A disponibilidade de tecnologias como o wifi e o 3G converteram em digital uma parcela da população que antes não era. Contudo, ainda hoje, não há muitas estratégias de qualidade direcionadas a essa população.
A abrangência local das ISPs permite que estratégias sejam feitas sob medida, conhecendo em profundidade seus públicos e permitindo uma maior assertividade em sua aplicação. Dessa forma, observe seu campo de atuação e se questione se não há maneiras de fornecer ou complementar o serviço para essas classes.
5 – Novo cenário de competição com as grandes operadoras
Anteriormente, os limites de competição entre as grandes operadoras e as pequenas era bem evidente. Assim, havia um grande espaço para que ambas crescessem harmonicamente.
Ainda, pelo lado das grandes, existia um receio em investir em regiões menos populosas. Contudo, o crescimento da demanda, e a perda crescente de mercado, fez com que essas empresas começassem a se aventurar nessas localidades.
Por isso, é preciso tornar o serviço ainda mais atrativo, investindo justamente na personalização e identificação do público. Entenda seu público-alvo, saiba como agradá-lo e atende-lo e formate produtos cada vez mais adequados e complexos. A fidelidade do público do mercado ISP é conhecidamente alta, só precisa ser estimulada.
Uma última dica: mercado isp é foco em gestão!
A melhor tendência continua sendo o foco em gestão. Saia do ponto comum e procure novidades no seu setor. Dessa forma, você poderá revolucionar, por meio de medidas simples, e valorizar ainda mais o seu produto.
Adote medidas que integrem o seu time, estimulem sua criatividade e bom serviço e faça sua marca grande onde ela mais importa: dentro da empresa!
Como a CTC te ajuda a partir dos SVAs
CTC está há mais de 27 anos no mercado, e os produtos de customer experience são um dos pilares mais fortes e abrangentes da empresa. Um dos SVA de mais sucesso da CTC é o service desk, personalizado e variado, através de atendimento humano (telefone/chat), acesso remoto ou realidade aumentada. Vamos conhecer o que ele abrange?
O Suporte funcional cobre serviços para eletroeletrônicos.
A Central de Dicas da CTC é composta por especialistas disponíveis 24h por dia para tirar dúvidas, orientar ou recomendar o usuário em temas como: recomendações de equipamento, recomendações de serviço, consultoria em games, upgrade de equipamentos, orientações de melhores práticas, otimização de desempenho, dicas e tendências e experiência de uso.
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O Suporte Gamer existe para auxiliar e tirar dúvidas de tudo sobre games, desde os aparelhos até os jogos.
Além de todos os serviços de Service Desk, a CTC também oferece aos seus parceiros, como parte de seus produtos de SVA, a plataforma de distribuição de produtos e serviços via API, INTEGRA8. Essa plataforma, com uma única integração, engloba o antivírus KAPERSKY, monitoramento de dados, o aplicativo de música MUMO e a banca virtual HUBE.
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