Atualmente, toda empresa necessita disponibilizar um bom serviço de atendimento de TI para seus usuários. Para isso, é fundamental contar com um service desk.
Esse é um sistema de atendimento ao usuário, por meio do qual profissionais qualificados prestam atendimento e suporte para dúvidas e problemas de clientes.
Neste artigo, a CTC vai te explicar tudo sobre ele, para que você saiba para que serve e quais as vantagens dessa central de atendimento. Por isso, leia este artigo até o final. Boa leitura!
O que é service desk?
Service desk é, em tradução livre, uma central de serviços. Assim, ele funciona como um centralizador, que disponibiliza um ponto de contato entre uma empresa e seus clientes.
Além disso, ele é uma forma de estabelecer contato com os colaboradores e parceiros de negócios.
Dessa forma, o que mais chama a atenção é a função de possibilitar que usuários possam ter ajuda para resolver alguma situação de forma rápida.
O resultado disso é um serviço de mais qualidade e, consequentemente, clientes mais satisfeitos.
No entanto, podemos aprofundar nossa definição e ressaltar que o service desk serve para além de solucionar demandas dos usuários.
Afinal, por meio dele, é possível resolver questões complexas, pois ele registra entradas e saídas de solicitações de suporte da infraestrutura de TI.
Assim, o atendimento é feito por profissionais experientes, os quais recebem e atendem as solicitações conforme a ordem de entrada.
Utilidades do service desk
Como você acabou de ver, ele serve para solucionar demandas de usuários, como questões relacionadas ao TI.
Assim, os colaboradores que trabalham no service desk são profissionais cujo conhecimento é abrangente nessa área.
Mas vale destacar que essa central de atendimento não resolve apenas situações complexas, pois também ajuda a prevenir e aprimorar a estrutura de TI e suporte da empresa.
A seguir, conheça os tipos de service desk.
Entenda mais sobre os tipos de service desk
Há dois tipos de service desk, os quais podem ser local ou virtual. É sobre eles que falaremos agora.
O local se caracteriza pela possibilidade de a equipe solucionar as demandas presencialmente. Assim, os profissionais vão até o local de trabalho do usuário para atendê-lo.
Por outro lado, o virtual é aquele em que as orientações são feitas por meio de contato com uma central de atendimento.
Com isso, o cliente abre um chamado e o sistema encaminha a solicitação para um dos atendentes disponíveis.
Independentemente da forma de atendimento, o certo é que esse serviço é fundamental. Sobre a importância dele, leia a seguir.
Qual a importância do service desk para uma empresa?
Se você quer garantir um melhor atendimento aos usuários do seu serviço, vale investir em um service desk.
Afinal, pesquisas apontam que mais de 60% dos consumidores no mundo deixam de utilizar um serviço por causa de experiências ruins.
Dessa forma, o service desk aparece como uma maneira de garantir suporte aos usuários e, assim, melhorar a experiência deles.
O resultado tende a ser positivo, pois aumenta a sensação de satisfação, fazendo com que os clientes permaneçam com você.
Há diferenças entre um service desk e um help desk?
Pode-se dizer que o service desk é uma versão melhorada do help desk, sendo uma evolução tanto no que diz respeito ao conceito quanto à tecnologia.
Isso se deve principalmente pelo fato de o service desk atender demandas mais complexas por ter recursos avançados.
Assim, o help desk é útil para resolver questões de menor complexidade, como dúvidas, reparos, gargalos operacionais, entre outros, ao contrário do seu sucessor.
Por exemplo, o service desk pode atender demandas de problemas com sistemas operacionais, aplicativos, estruturas de TI e mais.
No próximo tópico, confira os principais benefícios que essa central de atendimento proporciona.
Principais benefícios do service desk
Diante do que apresentamos até aqui, você já deve ter notado que o service desk é um ótimo recurso para qualquer empresa.
A partir de agora, confira mais alguns benefícios que ele oferece para empresas e usuários.
Suporte para área de TI
Com o avanço tecnológico, esse sistema se tornou fundamental para qualquer empresa. Assim, ele é necessário para dar suporte às demandas na área de TI.
Afinal, integra canais de atendimento, otimiza processos internos e, ainda, contribui para satisfazer os clientes.
Atua com metas e melhorias no negócio
Por meio dele, é possível definir metas que a equipe de TI precisa cumprir dentro de um período estabelecido.
Com isso, é possível aumentar o número de atendimentos, melhorando a performance da empresa diante dos usuários.
Ajuda na estratégia da organização
Com o service desk, é possível integrar os setores da empresa, o que contribui para a estratégia de negócio.
Isso porque, com esse sistema, a organização pode colocar em prática estratégias de marketing e vendas.
Auxilia na produtividade da equipe
Com um bom sistema de atendimento ao clientes, é possível deixá-los satisfeitos com maior facilidade.
Consequentemente, eles terão menos motivos para fazer reclamações, o que impacta diretamente na tranquilidade da equipe.
Dessa forma, os colaboradores também ficam mais satisfeitos, produzindo mais e melhor, o que ajuda a atingir mais resultados.
Portanto, veja como sua empresa só tem a ganhar, usando um serviço de atendimento com qualidade superior.
Conheça o service desk com a CTC!
Se você está procurando por uma solução rápida e efetiva para incidentes de TI, saiba que pode contar com o service desk da CTC.
Com ele, você pode oferecer atendimento personalizado aos seus clientes, resolvendo problemas de qualquer natureza de forma fácil e eficiente.
Por exemplo, com nossa solução, sua empresa irá tirar dúvidas ou resolver questões relacionadas à área de TI, por canais de comunicação variados.
Afinal, é possível prestar suporte pelo telefone, chat, WhatsApp, e-mail, assistente virtual, web portal, redes sociais e realidade aumentada.
Se você se interessou em saber mais, entre em contato com a CTC e conheça melhor nosso serviço.
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