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Com o relaxamento da quarentena em andamento, muitas empresas estão enfrentando obstáculos coma manutenção do home office em equipes de TI e repensando sobre o formato para depois do período de isolamento. Isso se deve à vários motivos: os colaboradores estão se adaptando bem ao modelo e querem permanecer assim parcial ou totalmente.

Por outro lado, as empresas estão economizando em vários procedimentos e gastos mantendo a boa performance dos times e experimentando novas tecnologias e processos. Contudo, existem desafios a serem encarados pelos gerentes que desejam essa manutenção do home office em equipes de TI.

Geralmente, são pontos que passaram despercebidos, pela urgência da alocação dos times em casa, e que agora precisam ser alinhados para um arranjo definitivo. Vamos ver alguns principais:

1 – Reveja suas reuniões

Apesar do auxílio de programas como o Microsoft Teams, suas reuniões precisam ser revistas, principalmente com relação ao andamento de projetos. Você deve ter percebido que elas não são “exatamente” como antes: pontos como a avaliação da equipe, ver processos nos computadores junto aos colaboradores ou incentivá-los viram processos à distância.

Contudo, lembre-se que agora boa parte da sua equipe está isolada e isso impacta de forma negativa na produtividade. Por isso, reveja como as reuniões estão sendo levadas e avalie quais pontos melhoraram e quais pioraram após o isolamento social.

2 – Reforce o follow up de projetos

Puxando o gancho do motivo anterior, a manutenção do home office em equipes de TI dificulta os follow-up de projetos pela falta de contato. Detalhes que eram transmitidos no escritório, brainstormings informais e recursos que faziam jobs virarem grandes projetos não acontecem mais.

Estimular um ambiente virtual onde você fuja do básico enquanto aprofunda os conhecimentos do time junta o melhor de dois mundos: o pico de eficiência dos conhecimentos gerais como particulares da sua equipe. Uma ideia seria estimular exercícios que proporcionassem essa interação.

3 – Revisite seu monitoramento de eficiência

A distância da sua equipe e a avaliação à distância pode prejudicar o julgamento dos gestores. Questione-se: será que você está acompanhando a verdadeira evolução/regressão dos membros da sua equipe? O foco em resultados é um ótimo ponto de partida, mas precisa ser atrelado a outros itens refletir a situação atual da equipe.

Reuniões individuais podem ser uma solução, mas elas consomem tempo e por isso devem ser feitas na frequência certa. Agora, elaborar um esquema que mantenha o acompanhamento da eficiência à mesma medida que conduz o andamento do projeto pode dar detalhes essenciais, entender as reais motivações e elevar a qualidade das entregas e o potencial da equipe alocada.

4 – Repense a estrutura nas mãos da equipe

A adaptação para o home office foi uma corrida contra o tempo. Foi preciso alocar rapidamente máquinas e colaboradores rapidamente. Por isso, muitos deles optaram por máquinas caseiras, levaram a estrutura que tinham do escritório e tentam “se virar” da melhor forma até o fim do isolamento.

Com o tempo, nós habituamos a estrutura, mas isso não quer dizer que ela permita nosso potencial total. Essa constatação afeta diretamente a eficiência das entregas da sua equipe atualmente. Saber avaliar corretamente as estruturas, físicas e virtuais, dos seus profissionais, incluindo pontos de eficiência e segurança é essencial. Esse é um ponto muitas vezes mascarado ao pensar na manutenção do home office em equipes de TI.

5 – Falta da figura de liderança

É fácil quando os colaboradores só levantam a cabeça na baia no escritório e te veem. Esse hábito simples transmite uma segurança e disciplina sutil, mas eficiente. Mas será que é o mesmo efeito quando você é um nome na lista de contatos?

Por mais disciplinada e confiável que sua equipe seja, principalmente quando você usa outsourcing de recursos, é essencial manter sua liderança presente e no controle das situações enfrentadas pelo time. Reforce sua presença com conversas o mais próximo das presenciais, reveja os métodos de comunicação, principalmente ao reforçar a urgência de demandas e reportes.

 

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