Skip to main content

Sempre buscamos trazer assuntos relevantes, que estão em alta, em nosso blog. E a grande pauta do momento é a inteligência artificial (IA).

Não há dúvidas de que a nova tecnologia irá ajudar a revolucionar grandes setores de nossa sociedade. Mas, é importante fazer uma ressalva antes de começar o texto.

Atualmente, já existem muitas soluções de IA utilizadas na medicina, como as que apoiam a comparação de imagens na radiologia e que são regulamentadas. O que estamos debatendo é como essas tecnologias novas, como o ChatGPT, feitas com Large Language Model (LLM) irão impactar no futuro da saúde.

A IA já pode alterar a maneira como cuidamos da nossa vida, de uma maneira geral. Com avanços tecnológicos inovadores, ela mostra um potencial incrível para melhorar diagnósticos, tratamentos e até mesmo a prevenção de doenças. Então, o que podemos esperar do futuro da medicina com a inteligência artificial?

Boa leitura!

Ferramenta auxiliar

É importante ressaltar que a implementação da inteligência artificial na saúde não substitui o papel dos profissionais de saúde. A IA é uma ferramenta que complementa o julgamento clínico dos médicos, sendo que a tomada de decisão final sempre é humana. Não há como jogar a responsabilidade para um sistema, ainda mais sem saber a maneira de como ele foi treinado.

Podemos esperar que a inteligência artificial na saúde continue evoluindo. Novos algoritmos serão desenvolvidos, a capacidade de processamento aumentará e a IA se tornará ainda mais integrada aos sistemas de saúde em todo o mundo. A pesquisa e o desenvolvimento nessa área estão em constante crescimento, impulsionados pela busca de soluções inovadoras para os desafios médicos atuais.

Ultimamente, temos visto muitas discussões sobre a regulação desta ferramenta para a saúde. No final de maio, o Ministério da Saúde já indicou que aguarda a regulamentação da tecnologia no Senado para começar a implementar o sistema no SUS (Sistema Único de Saúde), por exemplo.

Para que isso aconteça, a colaboração entre médicos e IA é essencial. Só assim se poderá aproveitar ao máximo os benefícios e garantir um atendimento de qualidade aos pacientes.

Diagnósticos precisos e rápidos

A inteligência artificial dá suporte ao diagnóstico médico em um tempo muito rápido. Desta forma, está ajudando a identificar padrões sutis para uma detecção precoce de doenças e um tratamento eficaz.

Com algoritmos inteligentes que analisam enormes quantidades de dados clínicos e informações de pacientes, os médicos podem obter diagnósticos mais precisos e em um tempo muito mais curto. Essa possibilidade da interação entre a IA e o médico é uma grande conquista.

Contudo, vale ressaltar que esse modelo de LLM não explica como a resposta foi formulada, o que é um grave problema para a saúde. Para a aprovação de um novo medicamento ou método, é necessário uma série de aprovações e resoluções que vão seguir protocolos para provar a sua efetividade.

Inclusive, a CTC possui uma solução assistida para apoio à decisão médica e registro de informações em prontuário eletrônico com auxílio do GPT-4. O sistema oferece sugestões de diagnósticos e prescrição em tempo real, transformando informações não-estruturadas em modelos de interoperabilidade com suporte na tomada de decisão clínica.

A ferramenta ajuda a sugerir medicamentos adequados, a descrever a hipótese diagnóstica, exibir informações relevantes do histórico do paciente e indicar a aplicação de protocolos.

Apoio aos profissionais de saúde

A ferramenta também possibilita combater um grande desafio enfrentado pelos profissionais de saúde: o tempo excessivo dedicado ao preenchimento e consulta de informações em tela, resultando em burnout da equipe – 71% dos médicos concordam que esse é um grande problema. Ela permitirá abstrair pontos importantes da consulta e gerar informações estruturadas com base no que foi transcrito.

A IA garante um grande auxílio aos médicos e enfermeiros em suas tarefas diárias. Desde o gerenciamento de registros médicos até a análise de resultados de exames, a IA pode aliviar a carga de trabalho dos profissionais, reduzindo o que é gasto em situações operacionais e sistêmicas e aumentando o tempo a beira leito e em contato com o paciente. Atualmente, em média, os médicos perdem mais de 16 minutos por consulta para cuidar de tarefas em sistemas eletrônicos, como preenchimento de guias e solicitações administrativas.

Com a análise de dados genéticos, histórico médico e estilo de vida, os algoritmos também podem fornecer recomendações e tratamentos personalizados para cada paciente. Ou seja, os cuidados serão mais individualizados, se adaptados às necessidades específicas de cada indivíduo, levando a resultados mais eficientes e bem-sucedidos.

Avanços

Com a capacidade de analisar grandes volumes de dados em um curto espaço de tempo, a IA também pode ser uma ferramenta que vai auxiliar os cientistas a descobrir novas terapias, identificar fatores de risco e compreender melhor as complexidades das doenças. Esses avanços têm o potencial de levar a descobertas e abrir caminho para tratamentos mais eficazes e personalizados.

Outro grande ponto de melhoria está na experiência do paciente de telemedicina, que sofreu um grande boom por causa da pandemia. A triagem inicial ajuda os médicos a identificar casos urgentes que exigem atenção imediata. Além disso, ela consegue analisar os sintomas relatados pelo paciente, compará-los com bancos de dados médicos e fornecer sugestões de diagnóstico preliminares, auxiliando os médicos durante a consulta remota.

Agora que você já conhece o impacto da IA na saúde…

O futuro da IA na saúde é promissor. E a colaboração entre humanos e IA será fundamental para impulsionar a medicina a novos patamares e abrir caminho para um futuro mais saudável e próspero. Por isso, te convidamos a conhecer nossas soluções e saber de como elas podem te ajudar..

O FastComm, plataforma de integração entre sistemas e interoperabilidade de dados, é uma ferramenta em que a IA pode ser aplicada, permitindo abstrair pontos importantes da consulta e gerar informações estruturadas com base no que foi transcrito em tempo real para o prontuário.

A IA gera sugestões de perguntas para encontrar quais são as hipóteses de diagnóstico e o que poderá ser prescrito para aquele paciente em especial.

Se você quiser saber mais sobre esta ou qualquer outra de nossas soluções, entre em contato com a gente.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você. Continue conferindo os outros conteúdos no Blog da CTC.

banners site 1 10