As tecnologias digitais há muitos anos têm auxiliado o mercado de saúde a melhorar processos e a ampliar a oferta de serviços. Porém, o que tem sido observado nos últimos tempos é uma participação sem precedentes.
Em 2019, o setor de saúde movimentou US$400 milhões a mais em investimentos do que o ano anterior. Extrapolando as fronteiras de outros segmentos econômicos, e alavancada pela atual pandemia, as tecnologias digitais já estão fazendo uma verdadeira revolução no mercado de saúde.
Como as rotinas no mercado da saúde estão mudando?
A possibilidade de transmissão de um grande volume de dados (Big Data) em segundos favorece o monitoramento de pacientes crônicos. Dessa forma, dispositivos wearables, ou vestíveis, como relógios e camisas inteligentes, podem coletar informações valiosas.
O recurso ainda permite que esses mesmos dispositivos “conversem” com outros aparelhos através da internet das coisas (IoT). Dessa maneira, é possível integrar diversos tipos de dados em uma mesma interface.
O cruzamento e a análise desses dados em tempo real permitem saber como a pressão arterial, o ritmo cardíaco e outros parâmetros se comportam no cotidiano do paciente.
Os reflexos no atendimento ao paciente
Uma vez detectadas as alterações, a equipe de saúde responsável pelo paciente pode ser notificada e efetuar uma consulta por telemedicina. Dessa forma, através do machine learning, é possível um sistema aprender a identificar sinais de alerta e orientar a procura por um pronto-atendimento.
Nos hospitais, a partir dos dados de entrada, a evolução clínica e a necessidade de leito poderão ser previstas com precisão pela inteligência artificial. Os dados de todos os pacientes podem ser reunidos em algumas telas e organizados para uma visão mais abrangente da situação no momento, constituindo uma gestão hospitalar mais eficiente.
São as tecnologias digitais ganhando cada vez mais relevância na jornada do paciente, contribuindo para a detecção precoce de doenças e para a promoção da saúde. Dessa maneira, é possível impactar positivamente de maneiras nunca antes pensadas no dia-a-dia de pacientes.
Como a CTC aprimora a sua gestão hospitalar?
A CTC é uma referência em transformações de processos antigos dentro de instituições de saúde. Com quase três décadas no mercado, já ajudamos milhares de clínicas e hospitais a se modernizarem.
Temos soluções diversificadas e que ajudam a aprimorar as principais necessidades do setor, como atendimento, admissão e marcação de consultas.
Entendemos que a melhor maneira de garantir o máximo de qualidade aos usuários do serviço é investindo em tecnologia. Os resultados comprovam o quanto isso favorece os processos, tornando-os mais ágeis e eficazes.
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