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Ao estabelecer um Centro de Excelência (CoE) bem estruturado, é possível criar padrões de qualidade claros e definidos, além de reduzir ruídos na comunicação e falhas na automação de processos.

O CoE também desempenha um papel fundamental na governança da implementação de Digital Services. Logo, garante que todas as ações estejam alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa e que as melhores práticas sejam seguidas nos processos.

Além disso, trata-se de uma maneira de promover a capacitação da equipe, assegurando que os membros tenham as habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar suas funções com excelência.

Sendo assim, continue a leitura e descubra como essa estratégia pode beneficiar ainda mais a sua empresa!

Afinal, o que é CoE?

Um CoE (Centro de Excelência) é uma unidade multidisciplinar e especializada dentro de uma organização, com o propósito de impulsionar a criação e adoção de novas ideias e tecnologias.

Diferente das estruturas hierárquicas tradicionais, o CoE tem liberdade para buscar soluções inovadoras e desenvolver novos processos de trabalho.

Portanto, os objetivos principais incluem liderança em pensamento, pesquisa e desenvolvimento, e estabelecimento de melhores práticas.

Sendo assim, o Centro de Excelência tem como meta principal promover a cultura da inovação dentro da empresa, permitindo que esta esteja sempre atualizada com as últimas tendências do mercado.

Para que serve o CoE?

O CoE é uma abordagem de governança que permite às empresas se prepararem para a automação e aprimoramento organizacional.

Ele serve para definir funções, estabelecer responsabilidades e otimizar processos, integrando de maneira fluida os recursos humanos e tecnológicos de uma organização.

Sendo assim, o Centro de Excelência busca alinhar esses recursos para obter a máxima eficiência nas atividades de negócios. E assim, impulsionar o crescimento e a inovação da empresa.

Essa abordagem também busca melhorar a tomada de decisões estratégicas, a partir de dados e análises relevantes, o que pode contribuir para o sucesso a longo prazo da organização.

Principais benefícios do uso de CoE

Agora que você já entendeu o que é CoE e para que ele serve, confira quais são as principais vantagens de adotá-lo como uma estratégia!

Acelera os resultados

Um dos princípios fundamentais do CoE é buscar processos que obtenham ganhos imediatos e de alto valor agregado com pouco esforço de implementação, resultando em um retorno significativo do investimento (ROI).

Essa abordagem mantém a simplicidade no início do projeto, permitindo uma curva de aprendizado suave e aprimoramento contínuo do radar para análises e avaliações dos fluxos prioritários para a robotização.

Dessa forma, o conhecimento básico adquirido permitirá a estruturação da expansão e escalabilidade de toda a automação, com a devida governança – um dos objetivos centrais do CoE.

Com essa abordagem, a empresa pode alcançar seus objetivos de automatização de processos com eficácia e eficiência, mantendo a flexibilidade para se adaptar a mudanças e melhorias contínuas ao longo do tempo.

Contribui para que haja clareza entre as equipes

Pessoas reunidas em uma sala e compartilhando informações. Imagem ilustrativa para texto CoE.

O CoE é capaz de aumentar a familiarização das equipes com os avanços da empresa. Isso porque os colaboradores serão incentivados a participarem dos processos mais complexos.

Assim, o Centro de Excelência terá participação na produção, gerenciamento de processos automatizados, manutenções evolutivas e disponibilização de relatórios incluindo os KPIs mais relevantes.

Dessa forma, a empresa pode focar nas suas atividades principais, enquanto o CoE gerencia e monitora os processos automatizados. 

Logo, garantindo que os resultados esperados sejam atingidos e mantendo a eficácia dos processos automatizados ao longo do tempo.

Melhora a eficiência organizacional

Além de definir e promover padrões e melhores práticas, o CoE tem um papel crucial na garantia do cumprimento da eficiência organizacional pelas equipes de projeto.

Afinal, as mudanças nos processos podem impactar as equipes, que precisarão se adaptar da forma mais natural possível. Portanto, é fundamental estreitar o relacionamento com todas as áreas, para que suportem a absorção das novas demandas.

Capacita as organizações para enfrentar novas oportunidades de negócios

O CoE será responsável por suportar soluções na organização e definir medidas educativas para prevenção, gestão de riscos e escalabilidade do modelo de automação na empresa.

Por meio de um Centro de Excelência, é possível conectar a estratégia às operações diárias e documentar resultados. Dessa forma, fica mais fácil reutilizar ou adaptar soluções já testadas em produção.

Integrando pessoas com conhecimento avançado em tecnologia a todo o restante da empresa, o CoE também se torna fundamental na transformação digital da organização.

Como consequência, aumenta-se a produtividade, a execução precisa de atividades, o compliance organizacional e a competitividade no mercado.

Mais qualidade de serviço

O Centro de Excelência tem como um de seus principais objetivos a redução de custos e a obtenção de ganhos operacionais.

Isso pode ser alcançado com a implantação de modelos automatizados, que permitem a liberação de tempo em atividades mecânicas e a obtenção de informações em tempo real, independentemente do dia ou horário em que ocorrem.

Essa abordagem traz ganhos significativos para a empresa, permitindo que ela faça mais, de forma precisa e rápida, com menos recursos, gerando vantagem competitiva.

Entenda como ele auxilia testes de QA

Pessoas usando computadores e conferindo dados e informações. Imagem ilustrativa para texto CoE.

A área de Tecnologia da Informação responsável por garantir a qualidade do sistema e prevenir bugs é conhecida como QA (Quality Assurance).

A equipe de QA é responsável por testar a funcionalidade do software e garantir que ele esteja rodando de acordo com as expectativas. A busca por erros e a prevenção de falhas é crucial para garantir um sistema estável e confiável.

Por isso, quem atua nessa área precisa ser extremamente detalhista e possuir habilidades específicas para análise de dados e processos.

Sendo assim, um Centro de Excelência focado em QA conta com um grupo de especialistas altamente capacitados em um tópico ou solução específica, selecionados dentre diferentes áreas da organização.

O propósito é compartilhar, pesquisar, definir e disseminar informações relevantes sobre o assunto. Dessa forma, realizam-se pesquisas para desenvolver e compartilhar recursos que maximizam o valor das entregas da organização.

Como implementar um CoE

Uma maneira de implementar um CoE é começar de forma simplificada, tendo até mesmo um único indivíduo utilizando as ferramentas e práticas disponíveis na organização. 

Então, conforme a necessidade e o amadurecimento da estratégia, é possível ampliar o investimento no Centro de Excelência para incluir várias funções e cargos, gerenciando diferentes aspectos como:

  • Governança,
  • Treinamento;
  • Suporte e implantação de aplicativos automatizados.

Por isso, é importante avaliar onde a organização está em sua jornada de adoção e fazer investimentos adequados.

Principais tipos de CoE

Não há uma resposta definitiva sobre qual modelo de Centro de Excelência é o melhor, pois cada empresa tem sua própria cultura, estrutura e necessidades específicas.

Portanto, é importante conhecer os diferentes modelos e analisar seus processos para identificar qual deles melhor se adapta ao seu negócio. Entre os principais modelos de CoE estão o centralizado, o descentralizado e o híbrido.

Cada um deles possui características e benefícios específicos, que devem ser avaliados em relação aos objetivos e necessidades da empresa para tomar uma decisão informada sobre qual modelo adotar.

Sendo assim, entenda melhor as principais diferenças entre os modelos a seguir!

Centralizado

Neste caso, todas as atividades são centralizadas em um único time e estrutura, que terão a responsabilidade de priorizar as demandas e estabelecer padrões para toda a organização.

Portanto, este modelo de CoE oferece benefícios como compartilhamento de experiências e aprendizados de forma mais ágil e aumento do controle e padronização dos processos. 

Porém, uma das desvantagens é a falta de flexibilidade para atender às necessidades específicas de cada unidade do negócio. Além de que a expansão das atividades pode ser mais lenta em comparação com outros modelos de Centros de Excelência.

Descentralizado

No modelo descentralizado, não há um único centro responsável pelo desenvolvimento das atividades do Centro de Excelência.

Cada unidade do negócio tem a autonomia de priorizar novas demandas e executar os processos de acordo com suas necessidades específicas.

Sendo assim, este modelo oferece benefícios como a personalização da atuação do CoE em diferentes regiões e maior dinamismo nas tomadas de decisão.

Contudo, utilizando este sistema, é possível que haja dificuldade em capacitar um número maior de profissionais. Também pode ser mais difícil compartilhar o aprendizado entre diferentes unidades do negócio.

Híbrido

Também existem os CoEs híbridos, que combinam elementos dos modelos centralizado e descentralizado.

Na verdade, muitos Centros de Excelência transitam entre esses dois modelos, adotando características de cada um de acordo com as necessidades e objetivos da organização.

Um exemplo de CoE híbrido seria aquele em que há uma troca constante de experiências entre as unidades (modelo centralizado), mas cada uma delas atua de maneira autônoma e tem a capacidade de tomar decisões de forma independente (modelo descentralizado).

Dessa forma, é possível obter a flexibilidade necessária para atender às diferentes demandas da organização e compartilhar conhecimentos de forma eficiente.

Agora você compreende tudo sobre o CoE

Ao implementar um Centro de Excelência (CoE), é possível obter diversas vantagens competitivas para sua empresa.

Afinal, com uma equipe de desenvolvimento totalmente capacitada e alinhada às melhores práticas do mercado, é possível aumentar significativamente a eficiência e a qualidade dos processos de desenvolvimento.

Dessa forma, o CoE pode acelerar o tempo de entrega de projetos, garantindo padrões de qualidade consistentes e uma maior satisfação dos clientes.

Por isso, a Consultoria para Implantação de COE de Qualidade (Centros de Excelência em QA) está incluída no portfólio de serviços em Digital Assurance da CTC.

Dessa forma, você terá acesso a produtos e serviços sob medida, com foco total em qualidade de Software. Assim, conseguirá alcançar resultados ainda mais expressivos.

E para continuar conferindo conteúdos que contribuirão com a transformação digital da sua empresa, acompanhe o Blog da CTC!