
Na jornada do cliente, como foi dito anteriormente, o usuário final é o grande protagonista. Assim, o destaque das estratégias é como o cliente reage e se comporta.
Na jornada do cliente, o conceito de Storytelling (técnica que consiste em contar histórias de maneira relevante e diferencial de um produto/marca) criou novas soluções.
Produtos e Serviços na era da Transformação Digital
Enquanto podemos experimentar e manusear o produto, isso é inviável com relação aos serviços. Assim não podemos testá-los antes de comprá-los.
No conceito da Transformação Digital, desenvolver um produto ou serviço envolve definir os benefícios que ele oferecerá. Dessa forma é importante colocar em evidência toda a jornada do cliente e focar em resolver problemas.
Grande parte da resolução e criação de novas ofertas digitais começou com o surgimento de ambientes de co-criação. Por isso, todos trabalham por um projeto e prazo especifico. Assim, é fundamental processos e metodologias ágeis, como Design Thinking, Sprint ou Scrum.
User Experience x User Design
Os dispositivos móveis transformaram a maneira como os consumidores lidam com sua marca e produto. Assim, a experiência do usuário é fundamental nesse processo.
User Experience, como vimos, é a experiência do consumidor ao usar seu produto ou serviço. Assim, ela é importante em todas as áreas de negócios na construção de produtos e soluções. Mas não somente em questões funcionais e técnicas, mas nas que levam a decisão de compra do cliente.
A diversidade digital levou a experiência Ommnichannel (estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação) estar cada vez mais presente. Mas há outras estratégias envolvidas.
Enquanto isso, o UX Design tem como principais objetivos elaborar experiências Funcionais, Confiáveis, Usáveis e Prazerosas. Assim, são alinhadas as necessidades e expectativas de usuários e empresas.
Por que é preciso pensar na Experiência do Usuário?
É muito claro que os momentos marcam. Dessa forma, benefícios percebidos pela compra do produto ao melhorar a experiência da persona, devem ser claros. Assim, confira abaixo alguns pontos:
- Impulsionamento: parte da técnica de SEO, promover UX rankeia seu site para melhores resultados de busca orgânica, como no Google;
- Visibilidade: destaque sua marca no segmento de mercado;
- Conversão: uma boa impressão aumenta a confiança da audiência de que seu produto ou serviço vale a pena;
- Fidelização/Retenção: experiências positivas geram clientes felizes e propensos a fazer novas compras.
Conclusão
Uma boa experiência UX é aquela que se torna tão importante na primeira vista. Assim dados e pesquisas recentes demonstram que mais os usuários não esperam mais do que (2) dois segundos para encontrar o que precisam.
Mais da metade das buscas realizadas atualmente são feitas por dispositivos móveis, segundo pesquisa realizada pela Hootsuite e We Are Social.