Como se preparar para a transformação digital na área da saúde?

Como se preparar para a transformação digital na área da saúde

A transformação digital na área da saúde já é uma realidade. E mais: dar um fim às longas filas de espera e à exposição de pacientes a doenças em razão de aglomerações é um forte motivo para investir nesse processo.

A CTC acredita muito nisso e desenvolve soluções para saúde há 27 anos, contribuindo para a melhoria contínua do atendimento e processos hospitalares.

É claro, o mundo evoluiu e tivemos que evoluir com ele. Por isso, nos reinventamos para oferecer o que há de melhor e mais moderno. Tudo isso buscando um atendimento melhorado, humanizado e eficiente.

Então, vamos nos aprofundar um pouco no tema? Temos certeza que ela será de grande valia para você, que também quer evoluir. Boa leitura!

Medicina e tecnologia lado a lado: um cenário não distante

Com a pandemia no Brasil e no mundo, a ideia de realizar tarefas sair de casa ganhou ainda mais força. Principalmente aqui, em terras canárias, já não é tão incomum você conhecer alguém que trabalhe de casa ou que tenha automatizado a sua vida de alguma forma.

Com a medicina o cenário parece novo, mas não é.  A telemedicina, por exemplo, que é o meio em que se faz o diagnóstico de um paciente de forma remota, começou a ser praticada em 1994.

Embora muitas pessoas permaneçam céticas quanto ao procedimento, ele vem se mostrando eficaz ao passar dos anos e também em razão dos investimentos feitos para que a área alcançasse esse novo patamar.

Essa é uma evidência de que medicina e tecnologia devem trabalhar sempre juntas. Aqui, vemos sua contribuição real e eficiente a favor da vida humana.

Quais os benefícios da transformação digital na área da saúde?

O cotidiano em hospitais e clínicas de saúde envolve o trabalho diário com informações sigilosas de várias fontes, como fichas de cadastro, termos de adesão de pacientes, relatórios e muitas outras etapas que devem soar conhecidas.

Sobretudo, com a chegada da tecnologia a esse ambiente, muitos desses processos se tornaram mais ágeis do que se executados manualmente. Alguns exemplos são: controle de processos, segurança no acesso à informação e satisfação do paciente.

Um sistema hospitalar que oferece uma solução e admissão rápida ao paciente já está um passo à frente daquele que não o faz. Isso porque, contribui para a melhoria do atendimento, diagnóstico e tratamento dos pacientes.

Média de erros médicos diminuíram com a intervenção tecnológica

Com a tecnologia associada diretamente ao cuidado com o paciente, isto desde a admissão remota, percebemos uma nítida diminuição de erros médicos.

Atualmente, instituições que investem na transformação digital na saúde conseguem padronizar processos e tempo. Neste contexto, torna-se viável um atendimento personalizado e com mais chances de não cometer erros de diagnósticos.

Com um maior controle de dados, é possível buscar informações do paciente de maneira simples e rápida. Isso diminui o risco de erro e torna mais rápida a tomada de decisão do profisisonal.

Economia: outra vantagem advinda de processos digitais.

Já imaginou um cenário sem toda aquela papelada tão comum nos hospitais que conhecemos? Esse é um dos pontos positivos da transformação digital para a vida dos médicos e gestores hospitalares. 

É importante enfatizar que há a redução de desperdício de materiais, como papel e impressões. Além disso, com um prontuário eletrônico em mãos, é possível abrir mão de procedimentos desnecessários e que geram gastos enormes.

Outra economia que não está ligada diretamente ao dinheiro, é a economia de tempo. Mas isso falaremos abaixo.

Como se preparar para a transformação digital na área da saúde

A transformação digital aumentou a produtividade dos hospitais

Com as estratégias digitais implantadas no cotidiano de uma clínica médica, é possível executar mais tarefas em menos tempo.

Na prática, a metodologia digital garante um maior engajamento de colaboradores e pacientes. Isso porque, o direcionamento de tarefas é otimizado por uma série de estratégias que custam dinheiro e tempo.

No entanto, se engana quem pensa que esse tipo de abordagem torna o processo e a experiência do paciente menos humanizado. Não podemos associar o uso da tecnologia e processos automatizados a más práticas.

Atendimento ainda mais humanizado: outra vantagem da transformação digital

Como citado anteriormente, a era digital da medicina não deve estar associada à pressa e ao descuido com o paciente, mas o oposto disso. É fundamental compreender, neste atual momento, que é preciso investir em parcerias e demandas que atendam não somente as instituições, mas os pacientes.

Através da telemedicina, por exemplo, é possível contactar equipes que podem se reunir imediatamente em uma situação de urgência. Com um bom banco de dados em mãos, é possível verificar todo o histórico do paciente e entender melhor suas necessidades.

Sendo assim, é inequívoco fazer qualquer tipo de associação entre tecnologia e atendimento humanizado. Afinal, é através dela – a tecnologia – que se visa impactar positivamente e de formas nunca pensadas a maneira de cuidar de uma pessoa.

A transformação digital na saúde é para todos!

Quando falamos em transformação digital na área da saúde, é possível associá-la a algo complexo e voltado para grandes instituições. Mas essa não é a realidade!

O processo pode ser aproveitado por qualquer negócio do ramo, de pequenas clínicas médicas a grandes hospitais. 

Para isso, basta pesquisar por fornecedores especializados e com desenvolvimento próprio de soluções, como a CTC. Você, certamente, encontrará sistemas adequados às suas demandas e à complexidade de seus atendimentos.

Conte com a CTC e transforme sua clínica!

Depois de todas essas informações sobre a transformação digital na saúde, fica claro que é necessário investir na modernização de seus processos. Para isso, você pode contar com toda a experiência e credibilidade da CTC.

No mercado há 25 anos, já ajudamos inúmeras instituições a melhorarem seu atendimento e a própria jornada do paciente. Por isso, não perca mais tempo e entre em contato com nossa equipe!

Além disso, não deixe de continuar acompanhando o Blog da CTC. Temos o compromisso de trazer sempre conteúdos relevantes e úteis!

entre em contato com a ctc