Squad: o que é e suas vantagens

Se você já questionou a maneira como você tem lidado com o crescimento da sua empresa, já esbarrou na questão de mão de obra. O que seria melhor? Terceirizar? Contratar? Pensando nisso, elaboramos esse artigo –  squad: o que é e suas vantagens Ele vai te mostrar mais sobre essa modalidade de trabalho e como identificar sua necessidade em uma das maiores inovações no ramo: os squads!

Squad: o que é e suas vantagens?

Os squads surgiram na Spotify, um dos maiores nomes na indústria de música atualmente. A empresa combinou conceitos de metodologias ágeis para criar uma série de times. Esses times são independentes, ou seja, não dependem de burocracia e podem agir com muito mais liberdade. Eles são compostos por um certo número de especialistas e são encarregados de cuidar de um aspecto específico relacionado a experiência do usuário. Existem uma série de mecanismos que permitem a comunicação dos squads, mas eles não possuem uma hierarquia fixa. O método ágil adotado permite que eles realizem mais, de uma maneira mais rápida em menos tempo.

Onde eles podem atuar

Fora da Spotify, os squads encontraram espaço principalmente no ramo de tecnologia, apesar de serem aplicáveis em qualquer segmento/ramo. Dessa forma, eles são desenvolvidos para resolver um aspecto específico e pontual, como uma atualização ou desenvolvimento de um recurso ou aplicação. A diferença é que para a empresa contratante, agregar essa força pelas maneiras tradicionais seria prejudicial no custo/benefício. Logo, existe uma abrangência muito grande e uma aceitação maior ainda por esse modelo de trabalho no mercado neste momento.

Como saber se é o modelo ideal para a minha empresa?

Antes de considerar contratar um squad, é preciso compreender exatamente qual é a sua necessidade. Um squad é praticamente uma micro-empresa dentro da sua companhia. Portanto, ela tem uma missão específica e autonomia para que aquele projeto seja exatamente o que você planejou. Dessa forma, ela não depende da sua intervenção, afinal, você é um cliente e não gestor. Existe um modelo similar, o body shop ou alocação de profissionais, no qual é mais similar a uma terceirização de força de trabalho. Assim, ele requer uma maior atuação sua na gerência do time e adota uma abrangência conservadora de atividades. É importante citar que ambos são recursos valiosos, mas que dependem da sua necessidade e do objetivo de negócio para serem aproveitados.

E-book Squads

Como eles trabalham?

Outra diferença dos squads é que eles trabalham predominantemente com a metodologia ágil. Elas são métodos de trabalho otimizados, baseados em uma série de regras que visa revolucionar a maneira como projetos são guiados. Todos no time são igualmente responsáveis pela conclusão do projeto, mas há uma figura centralizadora, o product manager. Ele é o maior responsável pelo andamento e reporte do projeto de acordo com o planejado.

Como seriam os primeiros passos em squads?

A melhor maneira de montar um squad é contratar uma empresa especializada. Ela será responsável por entender a sua demanda, mobilizar os funcionários certos e garantir que o escopo seja bem definido desde o início. É possível tentar contratar uma startup ou agregar um time interno no mesmo modelo. Contudo, existem os empecilhos contratuais e mobilização de força interna, que pode gerar problemas que não acontecem com empresas assim. Sem falar que o custo/benefício é melhor a expertise desses profissionais garantida por essas empresas.

Vantagens dos squads.

O squad  fornece uma alternativa viável de elaborar um time especialmente desenvolvido para resolver um problema. Ele pode ser pontual (no desenvolvimento de uma atualização ou aplicação) ou contínuo (na manutenção das mesmas aplicações). Contudo, a metodologia é mantida e por meio de sprints, as atividades da equipe continuam a ser realizadas. Esse modelo possui um valor menor de agregação na estrutura da empresa, maior apoio técnico e especializado das tarefas e uma estrutura de funcionamento que permite a realização de muito mais em muito menos tempo.. E então, você acha que está pronto para dar seus primeiros passos em squads?

Então? Achou interessante o nosso guia squad: o que é e suas vantagens? Leia mais sobre ele aqui: Squads: O que são?