Key Talents – Outsourcing e métodos ágeis para seu projeto!

A metodologia Key Talents foi a solução que a Connectcom elaborou para resolver os principais problemas da alocação de talentos de tecnologia. Ela foi elaborada por especialistas, unindo as melhores práticas de outsourcing aos métodos ágeis. Nosso objetivo foi encontrar a melhor combinação entre extrair o melhor dos profissionais qualificados nas áreas de TI com a liberdade da empresa de aplicar sua própria estratégia.

Como o Key Talents surgiu?

A Connectcom tem mais de 25 anos de tradição no mercado de outsourcing de tecnologia no Brasil. Mesmo assim, principalmente após a pandemia do COVID-19, percebemos a dificuldade na integração de talentos de TI nas empresas. Seja pela dificuldade de encontrar perfis, padrões de contrato que dificultam a integração do colaborador ou a falta de estrutura por parte dos fornecedores, elas acabam prejudicando o cliente. O reflexo está em substituições constantes, inconsistência no papel dos fornecedores e diferenciação entre colaboradores. Para evitar que isso aconteça, a Connectcom desenvolve junto aos clientes equipes multidisciplinares que previnem erros e atrasos no planejamento. Dessa forma, podem ser evitadas as consequências em recursos humanos, como contratações não necessárias ou processos imprecisos nessa etapa. Por sua vez, a incorporação dos métodos agile permite que os talentos alocados estejam prontos ocupar diversas posições cruciais prontamente. Dessa forma, é possível conduzir os fluxos dos projetos assegurados pelas metodologias mais eficientes no mercado atualmente.

Quando o key talents pode ser sua solução?

Vamos supor que você deseja implantar um novo produto em sua empresa. Contudo, seus gestores desejam antes avaliar se ele será viável ou não. Os recursos são limitados e, dessa forma, você opta por utilizar os recursos presentes na empresa. Para assegurar o fluxo do projeto, você decide incorporar estratégias relacionadas à metodologia ágil, contornando o problema da pouca mão de obra e objetivos fixos num timeframe restrito. Para isso, você divide o time na seguinte estrutura: – Uma pessoa, que será remanejada, será responsável pelo front end do projeto. – Uma pessoa, que será contratada por você, será encarregada do back end. – E você mesmo, servirá como product owner, trazendo uma visão geral do projeto e do mercado, ao mesmo tempo que assume tarefas quando necessário. Parece que é mais do que o suficiente para implementar um produto-teste, certo? Mas há alguns pontos que passaram despercebidos.

Qual o problema nessa estratégia?

Essa é uma estrutura básica satisfatória e, com certeza, mais eficiente, mas alguns pontos podem estar sujeitos a falhas: – Remanejar colaboradores causa sobrecarga, que pode impactar negativamente outros projetos e gerar atrasos e descontentamento em seus times. – Ao assumir a demanda da contratação, seu foco natural é procurar qualificações. Contudo, pontos como afinidade com a empresa e comportamentos sutis podem passar despercebidos, levando-o a lidar com um colaborador pouco alinhado com seu plano. – Assumir o papel de product owner requer um profundo conhecimento nas metodologias ágeis para gerar o resultado esperado. Dessa forma, sua necessidade como “cliente” e sua função como gestor podem entrar em conflito frequentemente. As consequências desses, que são apenas algumas das consequências possíveis, são atrasos, estourar orçamentos, desfalques inesperados no time e problemas de qualidade no produto final. É preciso entender que um projeto como esse precisa de um time pronto para trabalhar nesse modelo. De fato, montar isso internamente custaria tempo e dinheiro em profissionais e treinamentos.

O segredo do Key Talents

O outsourcing hoje é uma alternativa muito usada pelas empresas, por diversificar, por meio de fornecedores, a integração de talentos numa empresa. Contudo, é preciso adquirir uma estrutura específica e pronta para lidar como os problemas relatados acima. O Key Talents foi desenvolvido para alinhar perfeitamente, do início ao final do projeto, prevenindo qualquer problema em seu percalço. Por meio de reuniões e acompanhamentos periódicos, o desenvolvimento do seu projeto será nossa responsabilidade. Com um orçamento mais realista do seu, você pode incluir figuras como um tester, para fornecer as diretrizes de otimização do seu projeto, um especialista em UX e um scrum master, que se encarregarão da entrega totalmente dentro da metodologia ágil.

Seu projeto cresce, seu time permanece.

Caso o seu produto seja um sucesso e aprovado pelos seus superiores, será que seria necessário dissolver o time ou falar em novos valores? De forma alguma. O Key Talents foi elaborado para ser mantido pelo tempo que precisar. Basta um alinhamento com o gerente pelo seu time que será elaborado, juntamente com você, o melhor planejamento para manter o time rodando em sua empresa. Desde o início, ele foi elaborado para funcionar como parte integrante da sua equipe, logo você terá um relacionamento orgânico e tranquilo entre ele e o resto da empresa. Caso você identifique a necessidade de talentos adicionais, também não é problema. O Key Talents trabalha alinhado com nosso projeto de Bodyshop, permitindo que você monte, sob medida, qualquer talento adicional que requeira no seu projeto.

Modelo Key Talents, seu time, nosso objetivo.

É importante frisar que toda a gestão do projeto estará em suas mãos. Nós apenas estamos encarregados de fazer o seu projeto iniciar e continuar em movimento. Dessa forma, eles serão os seus profissionais em planejamento, metodologia, integração à empresa e foco em resultado. Contudo, será nossa responsabilidade pontos como eficiência em produção, encargos e questões trabalhistas. Você usufrui do lado funcional do time, enquanto nós nos encarregamos do operacional. A qualquer momento você pode rediscutir a estrutura. Mudanças de gerência, orçamento ou objetivos são readaptados dentro do modelo para usufruir apenas o melhor dos perfis mais requisitados do mercado de tecnologia atualmente no Brasil. O modelo Key Talents foi criado para alavancar a transformação digital em uma empresa, facilitar sua transição e inovação enquanto mantém os objetivos e restrições sob visão. Dessa forma, revolucionamos a maneira de implementar o outsourcing no Brasil! Baixe nosso conteúdo gratuito OS 5 MELHORES RECURSOS PARA MANTER SUA OPERAÇÃO EM HOME OFFICE