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Quem atua no segmento de saúde sabe muito bem como é importante dar atenção à jornada do paciente. Trata-se de uma série de eventos, que vão desde o agendamento de uma consulta até o acompanhamento de uma doença crônica ou pós cirúrgico.

Ou seja, a jornada do paciente não é apenas um único ponto de contato. Ela envolve todo um ecossistema de experiências e o engajamento do paciente é determinante para um desfecho positivo..

Nesse sentido, as soluções para saúde são excelentes opções para otimizar a jornada do paciente. Isso porque, atuam na otimização dos processos indispensáveis para uma cadeia de saúde inteligente e sustentável.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você saiba como ser eficiente em todas as etapas da jornada do paciente. Continue lendo e confira!

O que é a jornada do paciente? 

A jornada do paciente está relacionada à experiência do paciente no decorrer de um atendimento de saúde. Mas ela começa no primeiro contato com a instituição de saúde e se prolonga até a fase pós-hospitalar.

Ou seja, a jornada do paciente diz respeito à cadeia de eventos que ocorrem antes, durante e depois da interação da pessoa com o sistema de saúde.

Isso significa que ela se aplica a todos os pacientes, inclusive os que procuram ajuda médica apenas para uma consulta de rotina, ou até mesmo servindo de acompanhante de um familiar ou amigo.

Na prática, a jornada do paciente incorpora todas as áreas de um estabelecimento de saúde, até mesmo as virtuais, já que hoje o paciente pode ter uma interação com a equipe de saúde em casa. Além disso, ela envolve os cuidados e metodologias especializadas em atendimento e tratamento.

Uma estratégia eficaz desse conceito que abarca todas as questões de relacionamento são:

  • Acessibilidade na instituição
  • Educação e conscientização;
  • Diagnóstico e tratamento;
  • Saúde proativa e contínua para alcançar o bem-estar;
  • Fidelização do paciente.

Afinal, como é a jornada do paciente?

A jornada do paciente não é, de forma categórica, a mesma percorrida na jornada do cliente. Esse é um conceito do marketing e, de modo geral, a primeira compõe-se de 4 etapas.

  • Descoberta: o usuário realiza um “auto diagnóstico” considerando seus sintomas e identifica uma possível doença;
  • Seleção: essa é a fase mais importante, uma vez que o usuário pesquisará por instituições de saúde e, assim, vai decidir onde fará a consulta;
  • Atendimento: nessa etapa, o paciente averigua questões como cordialidade, humanização e profissionalismo para saber como foi seu atendimento;
  • Avaliação: o usuário acessa seu site de avaliação ou redes sociais para avaliar sua experiência desde o começo até o fim de sua jornada.

Quais os desafios da jornada do paciente?

Mapear a jornada do paciente pode criar alguns desafios à instituição. Isso porque, a pesquisa não pode ser rasa. Ou seja, necessita de contribuições de todas as partes interessadas: usuários e profissionais de saúde.

Entre os maiores desafios desse processo, podemos destacar o fato de precisar lidar com todas as necessidades do paciente. Além disso, o engajamento antes, durante e depois do tratamento é essencial.

A instituição de saúde também deve garantir um atendimento humanizado e cuidadoso. É preciso assegurar que todo o processo seja de alta qualidade e é fundamental manter todos os processos integrados, além de promover uma gestão financeira eficiente.

Como as soluções da CTC favorecem a jornada do paciente?

As soluções healthcare têm como objetivo aumentar a qualidade e a segurança do cuidado ao paciente. Elas também fortalecem a interação entre profissionais de saúde e pacientes.

Exemplo disso é o que a CTC oferece. Contamos com soluções de Agendamento e de Check In, que fazem total diferença na jornada do paciente. A seguir, apresentaremos em que nossas soluções favorecem a caminhada do usuário.  

Facilita o primeiro contato com o hospital ou clínica de saúde

Quando o paciente entra em contato com um hospital ou clínica de saúde, ele está consciente de que precisa marcar um procedimento.

Assim, nessa fase, é fundamental que a unidade de saúde mantenha os meios de contato acessíveis em todos os canais de comunicação.

Para que o atendimento seja eficiente, os canais disponíveis devem ser precisos. De nada adianta manter linhas telefônicas que estão sempre ocupadas ou uma solução online para agendamento que não funciona.

Cuida do engajamento do paciente durante a jornada

Engajamento diz respeito ao interesse, participação e envolvimento do paciente com a instituição de saúde. Como a jornada é longa, é fundamental que todos os processos sejam eficientes e de qualidade.

A tecnologia torna a experiência muito melhor, garantindo uma boa relação do usuário com a unidade de saúde e os profissionais responsáveis. Aliás, um atendimento diferenciado faz toda a diferença, e é exatamente o que as soluções da CTC oferecem.

Reduz o tempo entre as etapas da jornada do paciente

A morosidade na jornada do paciente impacta diretamente na percepção do usuário dos serviços de saúde. Sem dúvidas, esse é um ponto determinante e crítico, pois pode agravar um quadro de doença e até desencadear óbitos.

Portanto, é essencial entender e investir em modos de diminuir o tempo de agendamento, de procedimentos e de resultados de exames.

A CTC conta com ferramentas que marcam uma consulta de forma online e oferece métodos digitais de suporte à telemedicina – tudo para simplificar e otimizar a jornada do paciente.

Torna a jornada do paciente prática e dinâmica

Devemos sempre entender que o paciente está passando por um momento delicado em sua vida. Por esse motivo, a instituição deve proporcionar uma jornada prática e dinâmica. A falta de orientação pode deixar o paciente confuso e assustado.

Assim, é necessário que todos os envolvidos sejam gentis e busquem facilitar a todo momento os processos. As soluções da CTC prezam por isso, tornando a jornada fácil e fluida.

Na prática, garantimos que ele resolva seus problemas de forma proativa e sem contratempos.

Melhora a qualidade do atendimento

Todo paciente quer ter uma experiência de qualidade no atendimento. Para isso, é interessante analisar toda a experiência do ponto de vista do usuário da unidade de saúde.

Manter um ambiente agradável e confortável, por exemplo, torna o atendimento presencial muito melhor. Nesse ponto, a tecnologia também ajuda os profissionais de saúde, por meio da automatização de tarefas operacionais. 

Com ela, você pode enviar mensagens de confirmação de exames, consultas e tratamentos de maneira intuitiva e simples, por exemplo.

A CTC te ajuda a melhorar a jornada do seu paciente!

A CTC acredita no potencial da tecnologia e atua há mais de 27 anos para desenvolver soluções que transformam a vida das pessoas. Nossos sistemas são modernos, eficientes e atuam em todas as fases da jornada do paciente, garantindo que ela seja otimizada e prazerosa.

Sendo assim, para que você otimize a jornada do paciente em sua instituição de saúde, entre em contato com nossa equipe e saiba como podemos ajudá-lo!