Cultura da inovação: Mudança de mindset ágil

A estratégia digital eficiente, dentro do modelo Agile, executa tarefas em menos tempo e é inovador ao administrar equipes. Dessa forma, ele oferece mais flexibilidade e reduz o prazo para execução de tarefas. Além disso, aumenta a capacidade de atender a demandas do mercado.
Alguns modelos como DevOps, Design Thinking, Design Sprint, Scrum, Canvas tem como objetivo entender os clientes e suas necessidades. Assim, há menos produtos “encaixotados” e maior foco na resolução do problema do usuário.
Mais engajamento de colaboradores
A principal premissa da metodologia ágil é unir os times na utilização de ferramentas corretas. O direcionamento de tarefas é otimizado por uma série de estratégias, reduzindo custos e tempo.
Isso resulta em maior engajamento a médio e longo prazo. Assim, cada profissional tem objetivos definidos em cada etapa do projeto. Além disso, são consideradas métricas de desempenho e normas definidas pela gestão.
Data Driven Business: Decisões baseadas em dados
O conceito de Data Driven é uma metodologia orientada a dados de parceiros, fornecedores e até concorrentes. Dessa forma, as soluções vem de algoritmos que transformam grandes volumes de dados em respostas.
Esse conceito permite que empresas errem menos em suas estratégias. Assim, a ferramenta é capaz de oferecer relatórios baseados em dados, com o tempo, direcionando esforços reais para resultados.
Entenda seu cliente: Fidelização para evitar o Churn Rate
Hoje não basta vender o seu produto/serviço: dados recentes apontam o número de empresas brasileiras que perdem clientes por atendimento ou operações ruins. Atualmente, elas representam uma receita de R$217 bilhões!
Entender os motivadores para evitar a saída dos clientes da sua base (churn) deve ser sua primeira estratégia. Assim, a empresa deve ter em mente o que pode entregar e em que prazos, para evitar reclamações.
BYOD: Esteja conectado aonde estiver
Diversos conceitos como a experiência Ommnichannel e User Experience invadem nossas vidas por todos os lados. Logo, isso é apenas o começo os avanços tecnológicos dos próximos anos.
BYOD (Bring Your Own Device) é traduzido ao pé da letra como: “traga seu próprio dispositivo. Ou seja, todos conectados aonde quer que estejam, oferecendo ao colaborador liberdade para usar seus dispositivos para acessar a empresa.
O home-office, por exemplo, permite que os colaboradores tenham uma dinâmica maior para desenvolver em um ambiente mais leve e tranquilo. Contudo, questões de segurança e compliance devem ser seguidas com certo rigor.