Dynatrace: Tudo sobre a plataforma líder em inteligência de APM

Quando pensamos em APM, nos vem aquela pergunta: “Qual será a melhor ferramenta no monitoramento de performance aplicações?”. Nesse artigo falaremos da plataforma Dynatrace e entenderemos os principais pontos dessa ferramenta poderosa. Assim, você poderá descobrir se ela é ou não adequada para a sua operação.

Dynatrace nasceu na Áustria em 2005 e, com o tempo, foi ganhando mais robustez até ser adquirido pela Thoma Bravo em 2014. Dessa forma, sua forma definitiva foi lançada apenas em agosto de 2019.

 

Clientes

Quando focamos em como os clientes interagem com uma plataforma de software inteligente como essa, podemos levar em consideração o valor oferecido e o fórum:

Valor oferecido aos usuários: oferece aos usuários mais dados sobre experiências e indicações de como solucioná-las, ou seja, uma solução mais robusta.

Fórum: possui seu próprio site de comunidade, que inclui fóruns, documentação do produto e contato para suporte quando necessário. Dessa forma, é possível ter acesso a informações mais confiáveis.

 

Monitoramento de Usuários

– Monitoramento de Usuários Reais (RUM) e Sintéticos: possui um melhor monitoramento de transações sintéticas e de usuários reais no geral. Possibilitando um monitoramento mais uniforme.

– Monitoramento de Impacto nos Negócios: para os negócios, o monitoramento de experiências e acontecimentos extensivo da Dynatrace permite uma melhor visibilidade em todos os pontos. Além disso, ele também fornece insights para ajudar na tomada de decisões, caso um evento mereça mais atenção.

 

IA no controle

Diferente da maioria das soluções dessa natureza, Dynatrace é nativamente empoderada pela Inteligência Artificial:

Baselines autoadaptáveis- levam vantagens maiores sobre as simples definições manuais de um threshold, pois com elas, o valor de referência se adapta dinamicamente ao longo do tempo e você não precisa conhecer o limite antecipadamente e nem adaptar manualmente vários thresholds estáticos para métricas cujo comportamento muda ao longo do tempo.

Quando a configuração de um evento de métrica inclui várias entidades, cada entidade recebe sua própria baseline autoadaptável e cada uma é avaliada de forma independente.

 

OneAgent- único agente por host para implantação permitindo a autodescoberta para entendimento, mapeamento de dependências de todo o ecossistema das aplicações. 

É necessário apenas um único OneAgent por host para coletar todos os dados de monitoramento relevantes. Uma única instância do OneAgent pode lidar com o monitoramento de todos os tipos de entidades, incluindo servidores, aplicativos, serviços, bancos de dados e muito mais. 

O OneAgent oferece todas as métricas de desempenho operacional e de negócios de que você precisa, do front-end ao back-end e tudo mais: instâncias de nuvem, hosts, integridade da rede, processos, serviços etc. 

 

Recursos

– Alertas: permite a personalização de alertas, a partir de um determinado valor que necessita de atenção. Além disso, incluem informações para chegar à causa-raiz. Possibilitam alertas com maior assertividade com relação à solução.

– APIs: O acesso pode ser feito de maneira paga, pelos usuários do Dynatrace, com 50 pedidos/minuto. Além disso, ele pode ser feito de forma gratuita com API em ambiente SaaS, com 100 métricas personalizadas/mês.

– Plugins: apesar de existirem empresas que criam plugins, o melhor recurso é a criação de plugins baseados na empresa, por meio da linguagem Phyton e o arquivo JSON. Dessa forma, o usuário define como a métrica aparecerá ao lado das métricas OneAgent.

 

CTC como parceira oficial da Dynatrace

A CTC é parceira oficial da Dynatrace, uma plataforma all in one capaz de simplificar a complexidade da nuvem com inteligência de software — observabilidade, automação, IA e segurança de aplicativos nativos da nuvem.

Por meio de um processo de imersão, o time CTC avalia as melhores oportunidades de evolução em tecnologias e frameworks para o seu negócio. A partir daí, usando  uma das ferramentas mais modernas do mercado, elaboramos juntos e construímos um plano estratégico para que sua empresa implante ou evolua ainda mais suas aplicações.

Entre em contato conosco e descubra como a CTC pode ser exatamente o que a sua empresa está precisando no momento.

Leia também: APM: como ir além pela combinação de monitoramentos?