Como o outsourcing de TI e o IaaS ajudam na pandemia?

Em um momento onde as empresas olham para o pós COVID-1, os CIOs assumem um papel estratégico crucial. Com orçamentos controlados e precisando de novos métodos de trabalho, eles terão que inovar e contornar os obstáculos criados na pandemia. Uma das principais soluções é o outsourcing de TI, uma estratégia antiga, que ganha novos contornos esse cenário, principalmente para empresas de menor porte. Por outro lado, temos também o IaaS, que combinada com o outsourcing, cria possibilidades interessantes. Vamos ver como:

O IaaS como recurso

Os investimentos na infraestrutura as a service devem chegar à 27,6% em 2021, o dobro do observado no ano anterior. Essa tendência vai na contramão da retração de gastos mundiais com TI. Essa tecnologia, ao mesmo tempo que permite evitar os custos e complexidade de servidores físicos, cria uma escalabilidade diretamente relacionada à demanda. Desta forma, esse investimento cria um maior controle sobre o orçamento e maior foco no business core. Ao pagar pelo que é alocado ou usado, ainda mais quando atrelado ao acompanhamento de estabilidade das aplicações, permite mudanças estratégicas mais cautelosas e efetivas. A mesma adaptabilidade torna as implementações mais simples, permitindo uma transição mais eficiente gerida pelos CIOs.

Como o outsourcing de TI entra nesse cenário?

Ao agregar essa estratégia ao outsourcing de TI é eficiente, ao considerar o foco do negócio e a demanda em tecnologia da informação. Esses são dois pontos fundamentais para que a combinação da estratégia surta efeito. É uma forma de controlar a estrutura de TI como um todo: tanto nos recursos tecnológicos como na força de trabalho. É uma maneira inovadora de ver os diversos setores e gerir com mais assertividade seus custos e produtividade. Ao implementar o outsourcing de TI, é eliminado um dos maiores desafios: a captação desses talentos no mercado. Apesar de serem abundantes, ela ainda é uma tarefa extenuante para gestores e departamentos. Isso ocorre ao requerer a avaliação de qualificações técnicas com o perfil da empresa, num espaço curto de tempo, em meio a falhas de comunicação ou atribuição de tarefas que requerem qualificações específicas.

Considerando o volume de trabalho nessa equação.

A alocação de talentos relacionados ao outsourcing de TI dependerá da demanda nos projetos. Quando internalizados como recursos da empresa, ocorrem conflitos quando a demanda muda. Há empresas que correm o risco de contratar times que se tornaram quase ociosos ou sobrecarregar talentos já presentes na empresa com outras demandas. O outsourcing de TI já prevê esse cenário e proporciona um ambiente de estabilidade para todos os colaboradores. Ao combinar contratos, você preserva o perfil e a estabilidade dos colaboradores fixos, permite realocar demandas ou encerrar funções, quando necessário, com o menor dano possível para a empresa.

A combinação do Iaas com o outsourcing de TI

Ao atrelarmos o IaaS com o outsourcing de TI, ocorre o desenvolvimento dos ativos da empresa em um tempo menor, preservando, de forma inteligente, os recursos disponíveis. É uma nova ótica de opções de outsourcing em geral, que previne gastos desnecessários, tem como principal guia sua demanda de trabalho e converte em serviços prestados aspectos que antes eram automaticamente atrelados à empresa. Esse maior controle sobre os efeitos e resultados esperados de cada ação, possibilita uma melhor avaliação e maior precisão para o orçamento provisionado. Dessa forma, o diálogo para ampliação de orçamentos e criação de novos projetos ganha um novo aliado. Tudo isso, sem nem sequer mencionar o apoio proporcionado pela infraestrutura externa dessas empresas fornecedoras especializadas, antecipando e minimizando problemas típicos desse fluxo, por um custo/benefício muito atrativo. 2021 será um ano diferente dos demais, onde novos processos serão mandatórios e óticas inovadoras serão aplicadas em todos os negócios. Assim, Para prosperar, os responsáveis pelos setores de TI precisarão estar prontos para ideias audaciosas e eficazes, que poupem gastos e tragam retornos. Essa é apenas uma das diversas combinações que permitem isso. Se você ainda tem alguma dúvida sobre a eficiência desses recursos, tente nosso teste para saber a saúde do TI da sua empresa nesse momento de crise. Clique aqui!