Como o mercado está investindo para conquistar mais clientes em 2019

Para conquistar mais clientes em 2019, diversos mercados adotaram metodologias que identificam fraquezas e oportunidades de investimento. Contudo, o grande segredo por trás dos investimentos do mercado está na integração das informações. Atualmente, o foco de qualquer operação precisa ser o cliente. É a partir dele que surgem os principais insights para aumentar a sua fatia no mercado de atuação. Contudo, isso feito de maneira desorganizada gera informações enganosas e até prejudiciais a sua operação. Assim, uma das principais tendências dos últimos anos foi o estudo da experiência do consumidor, o CX. É por meio de suas metodologias que as principais informações são obtidas e daí nasce o conceito de integração. Apenas com uma disseminação clara é que essas informações podem ser usadas em prol do negócio.

Conheça também o Monitoramento de Performance Digital, o DPM

Essa integração ocorre não apenas da empresa com o mercado, mas dentro dela em seus setores. Dessa forma, eles passariam a ter acesso aos mesmos dados para um único objetivo: o aumento da renda. É importante ressaltar os principais obstáculos para chegar nesse objetivo:
  • Acreditar que o crescimento da renda provém de prejuízos. Não apenas envolvendo valores, como investimentos à longo prazo, mas aos clientes, como redução de benefícios ou aumento de preço. Na verdade, ajustes e mudanças de cultura são tão impactantes na renda como a readequação de ofertas.
  • Uma integração que não fala a mesma língua. Mesmo notando o valor de dados integrados aos negócios vindos de setores antes periféricos, como o TI, muitas informações não dialogam. É necessário que falar uma mesma língua entre os times e apresentar valor à realidade dessas áreas até um objetivo comum.
  • Não colocar o cliente sempre como foco da sua estratégia. Algumas empresas acreditam que colocar o cliente como foco significa causar uma experiência positiva irrealista. Contudo, tem mais a ver com compreendê-lo. entender quem é seu cliente ideal e o que você pode fazer para melhorar sua experiência.

E o que o mercado fez para conquistar mais clientes em 2019?

Para resolver essas problemas, o conceito de monitoramento de performance digital ou DPM (digital performance monitoring) que ganhou força. Ela parte de uma ferramenta que integra dados de áreas. como TI e negócios, avaliando os impactos de alterações para o cliente. Dessa forma, é aberto  um canal de diálogo entre esses setores, permitindo-os avaliar demandas ,num âmbito mais amplo. Assim, as empresas avaliam incidências antes de se tornem problemas, economizam dinheiro e previnem problemas que podem levar ao churn .

Customer Experience passo a passo

Conquistar mais clientes em 2019: o que alguns mercados estão fazendo?

Financeiro – A integração de informações possibilita a identificação de diversos padrões de comportamento de clientes. Isso permite, além do oferecimento de produtos específicos, prevenir procedimentos suspeitos. Dessa forma, entre os procedimentos possíveis estão a pré-autorização de ampliação de crédito e empréstimos. Além disso, pode ser feita  a avaliação de diversos medidores relacionados à produtos específicos e a identificação e alerta para movimentações duvidosas. Telecomunicações – Ao agregar as informações em um local, o nível de processos ganha um novo potencial. Agora é possível uma nova visão e potencializar melhorias para os usuários. Entre essas melhorias estão a implantação de metas de help e service desk e o monitoramento de links. Varejo – A comunicação dos dados permite que a interação entre o cliente e a empresa se torne muito mais rápida e confiável. Dessa forma, mais transações e mais lucro são possíveis. Alguns processos acelerados são a disponibilidade de sistemas, interfaces de usuário e identificação de procedimentos suspeitos. A emissão de notas e outros processos relacionados à compra e a avaliação de KPIs durante todo o processo também é permitida. Marketing – A combinação de dados torna o comportamento do cliente mais claro com relação à certas campanhas. Dessa forma, a reformulação e adaptação de estratégias é realizada de uma maneira mais acelerada. Além disso, a integração de dados permite que pontos obscuros sejam facilmente interpretados na estratégia. Recursos Humanos – Da mesma forma, a combinação de dados permite um processo de gestão de funcionários de uma maneira muito mais rápida e a prova de erros. Isso torna a rotina da área muito mais lucrativa e oferece uma série de novas opções. Como é possível perceber, o futuro de vários setores dependerá da integração de dados de uma forma que seja compreensível e aproveitável para um único objetivo: gerar mais lucros para a empresas.

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