A realidade aumentada no atendimento ao cliente

A realidade aumentada no atendimento ao cliente é um dos recursos de realidade virtual que tem mais ganhado espaço nas empresas, principalmente, pelo apelo ao consumidor. A realidade aumentada é uma tecnologia aplicada em ferramentas, como o celular, que permite combinar elementos virtuais ao mundo real. Isso ocorre combinando capturas de imagens de paisagens ou produtos e reproduções em 3D desenvolvidas pela empresa .Dessa forma, é possível gerar um maior contato do usuário, abrindo novas dimensões de interação da empresa com o cliente.   Realidade aumentada no mundo   No atendimento ao cliente, existe um benefício duplo. A empresa passa a ter um relacionamento mais engajado com seu cliente e adapta suas estratégias de acordo. Além disso, ela se beneficia da consolidação dos dados provindos de diversas fontes no ambiente do data center, permitindo seu uso melhor. Já para o cliente, ele passa a interagir em um ambiente imersivo. Assim, ele utiliza o produto ou serviço de uma maneira nova e envolvente, aprofundando seu relacionamento.   UX - Experiência do Usuário - Você Sabe o Que É

Como funciona a realidade aumentada no atendimento ao cliente?

Existem duas formas principais da realidade aumentada agir dentro do atendimento. Em ambas, ela apenas requer o uso do smartphone pelo usuário. – Self Service – Os usuários acessam materiais e manuais diferenciados da própria base de conhecimento do produto. – Suporte técnico – O usuário fornece informações de maneira diferenciada ao suporte, potencializando o tempo e a qualidade do atendimento. A segunda forma é mais observada atualmente. Por exemplo, com produtos, onde uma foto da parte defeituosa permite o atendimento. Assim, em tempo real, as peças defeituosas são identificadas por nome e número de série e repassadas ao atendente. Dessa forma, são evitadas comunicações ineficazes que geram demora e reduzem a satisfação do consumidor. O uso interno dessa tecnologia da empresa também é possível. A equipe deslocada a usa permitindo que experts remotos, em tempo real, avaliem e resolvam problemas que precisam de intervenção. Dessa forma, dentro do ambiente de RA, é possível resolver qualquer problema com exatidão, rapidez e eficiência. O resultado é observado em pouco tempo: menos problemas de primeiro nível passam para segundo nível por falta de comunicação. Além disso, o uso de experts é otimizado e se torna mais versátil e eficiente. Dessa forma, menos técnicos de campo e de primeiro nível são necessários e a experiência do usuário cresce favoravelmente, aumentando sua retenção na empresa.

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